Plano de ensino

Top  Previous  Next

 

Esse tópico vai apresentar um roteiro que permitirá configurar, cadastrar e disponibilizar os planos de ensino para os professores e alunos da instituição de ensino.

Conceitualmente o plano de ensino é a sistematização da proposta geral de trabalho do professor naquela determinada disciplina ou área de estudo de um determinado período letivo. O plano de ensino tem o objetivo de apresentar os objetivos, os conteúdos, a metodologia e o sistema de avaliação, além das bibliografias utilizadas para o ensino da disciplina.

Além de utilizar o plano de ensino como planejamento para as disciplinas, é possível utilizar o sistema para fazer o planejamento do plano de aula.  Plano de aula é a proposta de trabalho do professor para uma determinada aula ou conjunto de aulas.  Corresponde ao nível de maior detalhamento e objetividade do processo de planejamento.  É uma previsão de atividades vinculadas a um plano de ensino mais amplo desenvolvidas em etapas seqüenciais, em consonância com objetivos e conteúdos previstos.

 

Segue abaixo o fluxo dos processos para utilização do plano de ensino:

 

1. Configurar os tópicos do plano de ensino e a forma de digitação e aprovação: Interface que permite configurar quais serão os tópicos ou campos que serão utilizados no plano de ensino e plano de aula, como esses tópícos serão registrados e se o plano de ensino depende ou não de aprovação para que o mesmo esteja disponível para consulta.

 

2. Definir o período de digitação do plano de ensino: Configuração disponível para definição dos prazos que o professor terá para digitar o plano de ensino e plano de aula das disciplinas que lecionar.

 

3. Digitar o plano de ensino (por disciplina): Interface utilizada para a secretária acadêmica fazer o registro dos tópicos do plano de ensino por disciplina.  Exemplo: ementa

 

4. Digitar o plano de ensino (por disciplina e grade): Interface utilizada para a secretária acadêmica fazer o registro dos tópicos do plano de ensino para cada disciplina da grade curricular.  Exemplo: bibliografia básica.

 

5. Digitar o plano de ensino (por turma e disciplina): Interface utilizada para o professor, coordenador e secretária acadêmica fazerem o registro dos tópicos do plano de ensino para cada turma e disciplina.  Exemplo: conteúdos programáticos da disciplina.

 

6. Registrar o plano de aula: Interface disponível para registro do plano de aula que contém o planejamento do conteúdo e os meios utilizados para realização da aula.

 

7. Enviar o plano de ensino para aprovação: Recurso disponível para o professor enviar o plano de ensino para aprovação.

 

8. Aprovar o plano de ensino: Recurso utilizado pelo coordenador para consultar e aprovar o plano de ensino/plano de aula dos professores.