Matrícula dos alunos |
Top Previous Next |
Um processo extremamente importante em qualquer instituição de ensino é a matrícula dos alunos. Esse processo é utilizado tanto para cadastrar e matricular novos alunos no sistema quanto para renovar a matrícula dos alunos que permanecerão na instituição de ensino em um novo período letivo . Para isso, o sistema possui um cadastro de processos de matrícula, onde o cliente poderá definir processos diferenciados para cada necessidade (matrícula de alunos novos, rematrícula na central do aluno,...). Nesse cadastro é possível configurar os passos ou etapas do processo de acordo com a necessidade da instituiçaõ de ensino como o cadastro do aluno, o aceite eletrônico do contrato, a escolha da nova turma, a escolha das disciplinas, a entrega de documentos exigidos, a geração dos débitos financeiros e emissão de relatórios como, por exemplo, o contrato de prestação de serviços. Além de configurar o processo de matrícula há outros cadastros necessários para a realização da matrícula, como a criação das turmas para o novo período letivo.
Segue abaixo um roteiro para a preparação do processo de matrícula:
1. Cadastro do período letivo: Cadastramento do novo período letivo que será iniciado e que será utilizado para vincular as turmas que serão oferecidas.
2. Cadastro das turmas: Cadastro das turmas que serão oferecidas no novo período letivo e que estarão disponíveis para matrícula.
3. Cadastro das sequências das turmas: Cadastro das próximas turmas que serão frequentadas pelos alunos de acordo com as turmas atuais, caso queira fixar as próximas turmas dos alunos. Exemplo: Turma 5A (2013) -> Seq. de turma: 6A (2014)
4. Cadastro do cronograma de aulas: Definição dos horários das aulas e professores de cada disciplina em cada turma. Obs.: Esse passo é obrigatório caso queira disponibilizar na matrícula a escolha de disciplinas e seja necessário controlar o choque de horários.
5. Configuração das regras de matrícula: Configuração das regras de matrícula (bloqueios, limitações,...) adotadas pela instituição de ensino e que podem ser diferenciadas para cada curso.
6. Definição das regras e prazos para o processo de matrícula: Configuração dos filtros de quais alunos poderão utilizar determinado processo de matrícula (curso, fase, tipo de aluno, idade, índice de rendimento,...)
7. Cadastro do processo de matrícula: Cadastro do processo de matrícula com a definição dos passos que serão utilizados (cadastro, aceite eletrônico do contrato, escolha de turma, escolha de disciplinas, geração de débitos financeiros, emissão de relatórios) e as regras que serão adotadas para o tipo de pessoa que realizar a matrícula.
8. Definição dos prazos para matrícula: Cadastro do período para realização de matrículas no calendário acadêmico.
9. Disponibilização e execução dos processos de matrícula: Após cadastrar os processos de matrícula deve-se disponibilizá-los nos módulos que os mesmos poderão ser executados e, também, definir as permissões para os perfis de usuário que tiverem acesso aos mesmos.
10. Permissão especial para realizar matrícula de aluno com pendências: Configuraçao disponível no perfil de usuário para indicar se usuário poderá matricula alunos com pendências, mesmo que as regras de matrícula estejam configuradas para bloquear o processo.
|