Plano de Ensino (por disciplina e grade)

Top  Previous  Next

Funcionalidade disponível para registrar os tópicos do plano de ensino que são digitados para cada disciplina da grade curricular.  Esse processo geralmente é realizado pela secretaria acadêmica.

Ao acessar essa funcionalidade é exibida uma tela para consulta das disciplinas por grade curricular.    

ScreenShot051

Após selecionar a disciplina escolhida, será aberta uma nova tela para o registro dos tópicos do plano de ensino que foram configurados para digitação por disciplina e grade.  Haverá uma caixa de texto para digitação em cada tópico do plano de ensino, sendo que alguns tópicos poderão ter um botão "Novo" para adicionar subtópicos, quando configurado que o campo possui unidades. Para cada tópico será possível anexar arquivos e, também, alterar a ordem dos subtópicos quando já estiverem cadastrados.

ScreenShot052

A secretaria acadêmica poderá indicar no plano de ensino que o mesmo é institucionalizado, quando esse plano não puder sofrer alterações pelo professor.  Nesse caso, apenas a secretaria terá acesso para alteração.

Quando for utilizada integração entre o sistema acadêmico e o sistema de biblioteca, é possível consultar o acervo para buscar as referências bibliográficas que serão utilizadas no plano de ensino.  Para maiores detalhes, acesse o link  Consulta do acervo ao digitar plano de ensino.

Quando for utilizado no plano de ensino o tópico "Recursos", é necessário cadastrar previamente quais tipos de equipamentos/recursos estarão disponíveis para utilização nas aulas.  Dessa forma, quando o professor registrar o plano de ensino ele poderá buscar os recursos através de um botão disponível nesse tópico e selecionar um recurso para cada subtópico conforme interface abaixo:

Buscar_recursos

A partir da interface de digitação do plano de ensino é possível navegar para o plano de aula, através de um link na parte superior da tela, quando for utilizado esse tipo de planejamento de aulas.  Veja o link "Configurações do plano de ensino" para se certificar de que há tópicos configurados para utilização do plano de aula.

 

Observações Técnicas:

 

a)Os tópicos são exibidos na ordem que pode ser ajustada conforme configuração feita pela Instituição de Ensino. Quando necessário, o usuário da secretaria habilitado poderá efetuar esse ajuste em Configurações/Plano de Ensino.