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Plano de Ensino
A definição do plano de ensino consiste em um planejamento no qual o professor define os conteúdos e objetivos, definindo as metas que pretende atingir com os alunos em determinada disciplina. O processo irá definir os tópicos do plano.
O primeiro passo é definir as regras de aprovação dos planos e dos tópicos que deverão compôr o plano de ensino, através do menu 'Configurações > Plano de Ensino'. É possível cadastrar vários planos de ensino, caso precise utilizar um plano de ensino diferente para o curso por exemplo. Nesse caso a configuração padrão do plano de ensino que será uitilizada para todos os cursos deverá ser cadastrada no cadastro de Subnível de Ensino, clique aqui para verificar onde a mesma deverá ser cadastrada.Essa configuração é obrigatória, ou seja, não tem a opção de deixar o campo em branco. Caso queira cadastrar um plano de Ensino diferente para um deteminado curso, basta acessar a tela de cadastro de curso e configurar o plano ensino criado para aquele curso específico. Para verificar onde cadastrar o plano de ensino no curso, clique aqui. IMPORTANTE: A configuração do plano de ensino cadastrada no curso é válida somente para a digitação do plano de ensino por turma/disciplina e disciplina/grade, quando a digitação do plano de ensino for por disciplina sempre buscará a informação cadastrada no subnível de ensino.
Segue abaixo a explicação de cada funcionalide do cadastro do Plano de Ensino:
Na parte superior da tela são configurados os parâmetros gerais para digitação e aprovação do plano de ensino:
O professor somente poderá alterar o nome da aula, não será possível excluir e adicionar uma nova aula. OBS. Essa implementação não tem vínculo com o cronograma de aula, apenas irá sugerir a data do cronograma já cadastrado, qualquer alteração no cronograma de aula, não será replicada para o Plano de aula, continuarão aparecendo as informações iniciais.
O sistema possui 19 tópicos disponíveis para preenchimento do plano de ensino conforme imagem abaixo:
Para cada um destes campos, é necessário definir as seguintes informações:
> Disciplina: se selecionada esta opção, este campo será cadastrado uma única vez para cada disciplina. Independente do curso ou turma, essa informação será sempre a mesma. > Turma/Disciplina: se selecionada esta opção, este campo será cadastrado para cada turma que a disciplina for oferecida.
Configurações específicas para utilização do plano de aula:
Após a definição da configuração do plano de ensino, é necessário definir um período de digitação para os professores. Esse processo é realizado através da tela 'Prazos do Professor', na aba 'Plano de Ensino'. Este procedimento deverá ocorrer para cada período letivo, sendo possível definir o período de digitação de duas formas:
O período informado nesta opção é genérico para o período letivo, ou seja, será o mesmo para todas as turmas e professores.
O período de digitação para os professores também pode ser definido para cada unidade ou um mesmo período para todas as unidades ou para um grupo de unidade. Esta configuração deve ser definida no sistema de segurança na rotina de 'Informações compartilhadas' e definir o filtro "ParametrosDigitacaoCentralPlanoEnsino". Há também a possibilidade de definir períodos específicos de digitação para cada disciplina. Para cadastrar ou visualizar os períodos específicos, basta clicar no link 'Períodos específicos de digitação'.
Para definir um período específico de digitação, é necessário selecionar o período letivo e a turma e/ou disciplina, informar o tipo de digitação 'Digitação do plano de ensino' e clicar em Pesquisar. O sistema irá carregar todas as disciplinas conforme os parâmetros selecionados, permitindo informar um período específico para cada disciplina. O período informado nesta tela irá prevalecer sobre o período informado em 'Prazos do professor'.
Após estas parametrizações, já será possível fazer o registro dos planos de ensino das disciplinas. |