Plano de Ensino

Top  Previous  Next

 

Plano de Ensino

 

A definição do plano de ensino consiste em um planejamento no qual o professor define os conteúdos e objetivos, definindo as metas que pretende atingir com os alunos em determinada disciplina. O processo irá definir os tópicos do plano.

 

O primeiro passo é definir as regras de aprovação dos planos e dos tópicos que deverão compôr o plano de ensino, através do menu 'Configurações > Plano de Ensino'.

É possível cadastrar vários planos de ensino, caso precise utilizar um plano de ensino diferente para o curso por exemplo.

Nesse caso a configuração padrão do plano de ensino que será uitilizada para todos os cursos deverá ser cadastrada no cadastro de Subnível de Ensino, clique aqui para verificar onde a mesma deverá ser cadastrada.Essa configuração é obrigatória, ou seja, não tem a opção de deixar o campo em branco.

Caso queira cadastrar um plano de Ensino diferente para um deteminado curso, basta acessar a tela de cadastro de curso e configurar o plano ensino criado para aquele curso específico.

Para verificar onde cadastrar o plano de ensino no curso, clique aqui.

IMPORTANTE: A configuração do plano de ensino cadastrada no curso é válida somente para a digitação do plano de ensino por turma/disciplina e disciplina/grade, quando a digitação do plano de ensino for por disciplina sempre buscará a informação cadastrada no subnível de ensino.

 

Segue abaixo a explicação de cada funcionalide do cadastro do Plano de Ensino:

 

Na parte superior da tela são configurados os parâmetros gerais para digitação e aprovação do plano de ensino:

 

Clonar plano de ensino de outra disciplina: permite que seja selecionada uma disciplina de destino diferente da disciplina de origem para receber o plano de ensino clonado.
Depende da aprovação: Esse parâmetro define que, sempre que um plano de ensino for digitado, este deverá ser aprovado pelo coordenador. Somente com a aprovação, o plano ficará disponível para os alunos.  Quando esse parâmetro estiver habilitado serão apresentados mais 2 parâmetros para definição dos requerimentos de aprovação;
Permite copiar plano de ensino de outro professor: permite que o professor possa copiar o plano de ensino de um outro professor. Essa configuração é válida para a cópia do plano de ensino por turma/disciplina.
Permite copiar plano de ensino de outra unidade: Permite copiar o plano de ensino de outra unidade(essa configuração aplica-se apenas para os campos configurados por turma/disciplina).
Requerimento para aprovação do plano: será gerado automaticamente quando professor enviar um plano de ensino para aprovação;
Requerimento para alteração do plano aprovado: poderá ser solicitado pelo professor para liberar o plano de ensino para alteração, quando deferido.  A utilização desses requerimentos é opcional, sendo que se não estiverem configurados, o coordenador poderá aprovar o plano de ensino na própria interface usada para consultar os planos cadastrados.  Quando forem configurados os requerimentos, o coordenador deverá aprovar o plano de ensino através do deferimento do requerimento.
% mínimo de aulas no plano: Informe o percentual mínimo de aulas que o plano de aula deverá possuir (será calculado com base na carga horária da turma/disciplina).
Quant. mínima de aulas no plano: Informe a quantidade minima de aulas que o plano de aula deverá possuir.
Sugerir aulas do cronograma: Esse campo só será habilitado quando o Plano de Ensino estiver configurado para utilizar Plano de aula, dessa forma quando o professor acessar o plano de aula e não tiver nenhuma aula cadastrada, o sistema irá sugerir o quantidade de aulas que a turma/disciplina possui no cronograma, informando no nome da aula, o dia da aula cadastrada.

O professor somente poderá alterar o nome da aula, não será possível excluir e adicionar uma nova aula.

OBS. Essa implementação não tem vínculo com o cronograma de aula, apenas irá sugerir a data do cronograma já cadastrado, qualquer alteração no cronograma de aula, não será replicada para o Plano de aula, continuarão aparecendo as informações iniciais.

 

O sistema possui 19 tópicos disponíveis para preenchimento do plano de ensino conforme imagem abaixo:

 

plano

Para cada um destes campos, é necessário definir as seguintes informações:

 

Ordem: define a ordem de apresentação dos campos para digitação e, também, para impressão do plano de ensino.
Frequência: determina com que frequência esta informação será cadastrada:

       > Disciplina: se selecionada esta opção, este campo será cadastrado uma única vez para cada disciplina. Independente do curso ou turma, essa informação será sempre a mesma.

       > Turma/Disciplina: se selecionada esta opção, este campo será cadastrado para cada turma que a disciplina for oferecida.

Professor digita: se marcada esta opção, o professor poderá alterar as informações do campo na central do professor.
Obrigatório para aprovação: exige o preenchimento desse campo para que o plano de ensino seja enviado para aprovação do coordenador.
Possui itens: indicação se este campo terá unidades. As unidades servem para separar as informações dentro de um campo do plano. É utilizado principalmente no conteúdo programático, onde é possível dividir o conteúdo em várias unidades.
Agrupa por unidade: quando essa opção estiver marcada os campos serão agrupados por unidade para a digitação. Essa nova coluna somente será apresentada para os campos configurados com "Frequência por turma/disciplina" e que "Possui itens".
Qtd. Mín.: quantidade mínima de unidades para o campo.
Qtd. Máx.: quantidade máxima de unidades para o campo.
Ativo: Esse campo deverá estar marcado apenas para os tópicos que deverão ficar disponíveis para digitação.

 

Configurações específicas para utilização do plano de aula:

Utiliza: marque essa opção para indicar se esse campo será utilizado no plano de aula.
Obriga todas as unidades: obriga a utilização de todas as unidades do plano de ensino no plano de aula.
Possui complemento: disponibiliza campo texto para preenchimento de um complemento para esse campo.

 

 

 

 

Após a definição da configuração do plano de ensino, é necessário definir um período de digitação para os professores. Esse processo é realizado através da tela 'Prazos do Professor', na aba 'Plano de Ensino'. Este procedimento deverá ocorrer para cada período letivo, sendo possível definir o período de digitação de duas formas:

 

Data fixa: é informada apenas uma data inicial e final, onde o professor somente poderá digitar dentro deste período.

 

Periodo digitacao data

 

 

 

Dias: é possível definir um número de dias que o professor terá para digitar, contando a partir do início ou término das aulas. Para isso, é necessário definir o número de dias em que se inicia a digitação, se é antes ou depois do início ou do término das aulas e a quantidade de dias que a digitação ficará disponível. É possível também marcar a opção 'Dias úteis', onde o sistema irá considerar na contagem apenas os dias úteis.

 

Periodo digitacao dias

 

 

O período informado nesta opção é genérico para o período letivo, ou seja, será o mesmo para todas as turmas e professores.

 

O período de digitação para os professores também pode ser definido para cada unidade ou um mesmo período para todas as unidades ou para um grupo de unidade. Esta configuração deve ser definida no sistema de segurança na rotina de 'Informações compartilhadas' e definir o filtro "ParametrosDigitacaoCentralPlanoEnsino".

Há também a possibilidade de definir períodos específicos de digitação para cada disciplina. Para cadastrar ou visualizar os períodos específicos, basta clicar no link 'Períodos específicos de digitação'.

 

Para definir um período específico de digitação, é necessário selecionar o período letivo e a turma e/ou disciplina, informar o tipo de digitação 'Digitação do plano de ensino' e clicar em Pesquisar. O sistema irá carregar todas as disciplinas conforme os parâmetros selecionados, permitindo informar um período específico para cada disciplina. O período informado nesta tela irá prevalecer sobre o período informado em 'Prazos do professor'.

 

Periodo especifico de digitacao

 

Após estas parametrizações, já será possível fazer o registro dos planos de ensino das disciplinas.