Integração - Biblioteca

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Esse tópico vai apresentar as configurações necessárias para utilizar a integração com alguns softwares de biblioteca para compartilhamento de informações comuns entre o Mentor e esse tipo de sistema.

 

As funcionalidades de integração disponíveis são as seguintes:

o compartilhamento das informações cadastrais dos alunos, professores e colaboradores para o sistema de biblioteca;
a verificação de pendências dos alunos na biblioteca nos processos de matrícula;
a integração das multas de biblioteca para o módulo financeiro;
a consulta das referências bibliográficas do acervo a partir da tela de digitação do plano de ensino;
o acesso autenticado ao sistema de biblioteca a partir da Central do aluno e do professor.

A instituição de ensino poderá utilizar somente alguns dos recursos citados, dependendo do processo de configuração.

 

Segue abaixo um roteiro para utilização desses processos de integração:

 

1. Configurar os parâmetros gerais para integração com a biblioteca: Esse tópico orienta em como configurar qual será o software de biblioteca e quais serão as funcionalidades de integração utilizadas.

 

2. Definir as categorias de usuários para a biblioteca: Essa configuração é necessária para indicar qual é o código da categoria de cada tipo de usuário que será enviado para a biblioteca como, por exemplo, alunos e professores.  É através dessas categorias que o software de biblioteca consegue identificar e definir as regras de empréstimo e devolução dos materiais disponíveis na biblioteca.

 

3. Definir as unidades que serão integradas com o software de biblioteca: É necessário configurar as unidades de ensino do Mentor que terão seus dados integrados com o software de biblioteca.

 

4. Configurar regra de matrícula para verificar pendência na biblioteca: É possível definir se o sistema deverá ou não checar pendências do aluno na biblioteca (multa ou material emprestado) para bloquear a matrícula.

 

5. Integrar dados cadastrais dos alunos com a biblioteca: Essa funcionalidade é utilizada principalmente para uma sincronização inicial entre os sistemas no início do processo de integração.

 

6. Integrar dados cadastrais dos professores com a biblioteca: Essa funcionalidade é utilizada principalmente para uma sincronização inicial entre os sistemas no início do processo de integração.

 

7. Integrar dados cadastrais dos funcionários com a biblioteca: Essa funcionalidade é utilizada principalmente para uma sincronização inicial entre os sistemas no início do processo de integração.

 

8. Integração financeira das multa das biblioteca: Recurso disponível para geração de débitos financeiros e parcelas referentes às multas da biblioteca.

 

9. Integração periódica com a biblioteca: Funcionalidade disponível para sincronização de todas as informações comuns entre o Mentor e o software de biblioteca que pode ser utilizada manualmente ou executada através de processo agendado.

 

10. Agendamento da integração com a biblioteca: Definição do processo de integração que poderá ser configurado para ser executado periodicamente em horário de menor utilização do sistema.

 

11. Consulta do acervo ao digitar plano de ensino: Recurso disponível para o usuário que for digitar o plano de ensino poder consultar o acervo da biblioteca e selecionar as referências bibliográficas que serão utilizadas na disciplina como bibliografia básica ou complementar do plano.

 

12. Acesso ao portal da biblioteca: Recurso disponível para acesso ao portal da biblioteca através do nosso sistema  sem a necessidade de fazer nova autenticação.

 

13. Informações técnicas específicas por software de biblioteca:

 

Pergamum;

 

Multiacervo;

 

Sabio.