Transferências

Top  Previous  Next

 

 

O processo de transferência requer que as parametrizações necessárias para execução dos procedimentos estejam definidas na tela de “Regras de Matrícula”, conforme mostrado na tela abaixo:

 

Config_Transferencia

 

No bloco de “Transferência de curso” estão disponíveis as seguintes configurações:

 

Referentes ao curso de origem:
oInativa contrato financeiro antigo;
oManter parcelas no contrato antigo;
oTransferir parcelas para novo contrato;
oNovo contrato mantém responsável(is) e desconto(s)/acréscimo(s) do contrato antigo;
oSituação de resultado Indica qual  situação de resultado que será atribuída no novo ingresso às disciplinas com situação “Cursando” no ingresso antigo;
oForma de Ingresso no novo curso;
oSituação de resultado para validação: ao realizar o processo de transferência de curso o sistema sugere as disciplinas a serem validadas e, confirmadas essas validações, será utilizada situação de resultado informada nos registros de validações criados no novo ingresso.

 

Referentes ao curso de destino:

O processo de transferência de Cursos permite que dados do ingresso anterior sejam replicados para o Ingresso do aluno no novo Curso. A Instituição pode configurar, através do menu “Regras de Matrícula”,  quais dados serão transferidos para o novo ingresso, conforme apresentado abaixo:

oReplicar período letivo de inicio de curso.
oReplicar dados do processo seletivo.
oReplicar tabela de períodos não cursados.

 

 

No bloco de “Transferência externa - Egresso” devem ser configurados os seguintes procedimentos:

 

Bloquear transferência de matrícula por pendência financeira: se marcado, ao realizar o processo será verificada a existência de  parcelas em aberto com data de vencimento inferior à data que está sendo realizado o processo; existindo não será possível realizar o processo;

 

Considerar parcelas de renegociação em transferência de matrícula: indica que, ao verificar as pendências financeiras, serão verificadas também as parcelas referentes a negociações;

 

Ao desfazer processo de transferência externa egresso - retornar à posição financeira antes do mesmo: se marcado, ao ocorrer um eventual cancelamento do processo será retornada a posição do financeiro existente antes da sua execução;

 

Ação a ser tomada no financeiro em caso de realizar a transferência externa egresso
oInativa parcelas e boletos em aberto do(s) contrato(s):  serão canceladas as parcelas e títulos em aberto do contrato do aluno da última matrícula, inclusive as parcelas em atraso; esta situação somente ocorrerá se não houver bloqueio da transferência por pendências financeiras;
oInativa parcelas e boletos em aberto a vencer do(s) contrato(s): serão canceladas as parcelas e títulos em aberto do contrato do aluno referentes à última matrícula;
oNão altera financeiro;
oInativa parcelas e boletos em aberto do ingresso: serão canceladas as parcelas e títulos em aberto referentes ao ingresso  do aluno, inclusive as parcelas em atraso; esta situação somente ocorrerá se não houver bloqueio da transferência por pendências financeiras;
oInativa parcelas e boletos em aberto a vencer do ingresso: serão cancelados as parcelas e os títulos em aberto do contrato do aluno.

 

É permitido configurar relatórios a serem executados ao final do processo de transferência externa. Os relatórios devem possuir somente o parâmetro de id do ingresso.

 

No bloco de “Migração de grades curriculares” devem ser configurados os seguintes processos:

 

Referentes ao curso de origem:

 

Situação de resultado: as disciplinas com situação de resultado “Cursando” no ingresso de origem serão transferidas para o novo ingresso com a situação de resultado configurada.

 

Forma de Ingresso: será a forma de ingresso da matrícula no novo curso;
Situação de resultado para validação: ao realizar o processo de transferência de curso o sistema sugere as disciplinas a serem validadas;  ao confirmar esta validação as disciplinas terão a situação de resultado configurada.

 

Referentes ao  curso de destino

O processo de Migração de grade permite que dados do ingresso anterior sejam replicados para o Ingresso do aluno no novo Curso. A Instituição pode configurar, através do menu “Regras de Matrícula”,  quais dados serão transferidos para o novo ingresso, conforme apresentado abaixo:

Replicar período letivo de inicio de curso;
Replicar dados do processo seletivo;
Replicar tabela de períodos não cursados;
Replicar dados do Enade;
Replicar dados do MEC.

 

Transferência de curso e Migração de grade via requerimento

 

É possível disparar o processo de Transferência de Curso ou Migração de Grade com base em requerimentos dos alunos. Para permitir essa possibilidade é necessário que na “Configuração do Sub-nível de Ensino” esteja liberado este procedimento conforme mostra a tela abaixo:

 

Config_Transferencia_Requerimento

 

 

 

Transferência de curso

 

Ao efetivar o processo na Secretaria  com base em requerimentos, na consulta de aluno para realizar a transferência serão listados todos que possuem requerimento de “Transferência de curso” com situação = “deferido”, conforme mostrado na tela abaixo:

 

Transferencia_Curso

 

 

 

Quando o processo não é feito com base em requerimentos, na tela de consulta serão listados os alunos que possuem a última matrícula no período letivo informado conforme mostra a figura abaixo:

 

Transferencia_Curso_Sem_Requerimento

               

 

 

 

A realização do processo é o mesmo para com base em requerimento ou não. Deve-se informar a data, e motivo para realização do processo. Para nova matrícula ser informado o período letivo a unidade e para qual turma e grade será realizada a nova matrícula;  ao selecionar a turma, serão sugeridas as disciplinas da mesma para efetivação da matrícula.

A tela abaixo mostra o processo final para execução da transferência.

 

Transferencia_Processo_Final

 

 

Ao selecionar a nova Turma/Grade será apresentada a tela para de sugestão de validações, onde podem ser definidas as disciplinas que serão validadas no novo ingresso. Já são sugeridas as disciplinas equivalentes ao novo curso e que foram concluídas na grade anterior.

O processo de validação das disciplinas acontece no mesmo momento da matrícula. Somente serão apresentadas as disciplinas para validação se houver alguma disciplina a ser validada.

Disciplinas validadas parcialmente também serão consideradas como validação. Neste caso, se o processo de transferência matricular o aluno na disciplina parcialmente validada, serão descontados a carga horária e os créditos já validados parcialmente da matrícula.

 

Sugestao_Validacao

 

 

Observações:

Ao realizar a transferência do curso será realizado o processo com as configurações definidas na regra de matricula. As informações do antigo ingresso do aluno serão replicadas para o novo ingresso conforme configuração da regra de matrícula do curso de destino da transferência.
O deferimento do requerimento de transferência de curso não realiza a transferência automática; deve ser realizado o processo de transferência pelo link

disponibilizado na tela de requerimento ou pelo Módulo acadêmico  na opção “Transferência de curso”, conforme mostrado na tela abaixo:

 

Requerimento_Transferencia

 

 

 

Migração de grade

 

A exemplo da transferência de Curso, a migração de grade pode ser executada com  base em requerimento. Neste caso, na consulta de aluno para realizar o processo serão listados todos que possuem requerimento de “Migração de grade” com situação “deferido”, conforme  mostra a tela abaixo:                         

 

Migracao_Grade

 

 

Quando a migração não é executada com base em requerimentos, na tela de consulta serão  listados os alunos que possuem sua última matrícula no período letivo informado.

 

Migracao_Grade_Sem_Requerimento

           

             

 

A realização do processo é o mesmo quer tenha origem  em requerimento ou não. Devem ser informados a data e o motivo para realização do processo. Para nova matrícula devem ser informados o período letivo, a nova Unidade e para qual turma será realizada a nova matrícula;  ao selecionar a turma serão sugeridas as disciplinas da mesma para realização da matrícula.

       A finalização do processo de Migração de Grade é mostrada na figura a seguir:

 

Migracao_Grade_Processo_Final

 

 

Ao mudar o valor do campo Turma destino será apresentada a tela para de sugestão de validações, onde podem ser definidas as disciplinas que serão validadas no novo ingresso.

Já são sugeridas as disciplinas equivalentes ao novo curso e que foram concluídas na grade anterior. O processo de validações das disciplinas acontece no mesmo momento da matrícula e somente será apresentada a tela com disciplinas para validação se houver alguma disciplina a ser validada.

 

Sugestao_Validacao

 

 

Observações:

 

Ao realizar a  migração de grade será realizado o processo com as configurações definidas na regra de matricula. As informações do antigo ingresso do aluno serão replicadas para o novo ingresso conforme configuração da regra de matrícula referente ao  curso de destino da migração.

 

O deferimento do requerimento de transferência de curso, não realiza a transferência automática deve ser realizado o processo de transferência pelo link disponibilizado na tela de requerimento ou pelo acadêmico “Transferência de curso”, conforme mostra a tela a seguir:

 

             Requerimento_Transferencia

 

 

Transferência externa egresso

 

Pode ser realizada pela Secretaria através do menu “Transferência Egresso” do menu Acadêmico ou pelo requerimento de “Transferência  para outra instituição”.

 

O processo de transferência de egresso através de requerimento é realizado ao ser deferido o requerimento;

 

Para o processo via Secretaria  devem ser informados:  data de saída, motivo, período letivo e situação das disciplinas não concluídas. Também devem ser informados a Instituição e o curso de destino conforme mostra a figura abaixo:

 

     transf egresso     

       

           Quando aluno se transferir para outra instituição de ensino, o usuário deverá informar ou selecionar o nome da instituição de ensino que o aluno irá estudar e, também, o curso de destino desse aluno.

 

 

       transfrede

           

       Quando aluno se transferir para outra unidade da mesma rede de ensino, deve-se selecionar a nova unidade que o aluno irá estudar e o curso de destino do mesmo.  Desta forma, esse aluno estará disponível para fazer sua matrícula na nova unidade quando a secretária da unidade de destino utilizar um processo de matrícula cuja origem seja "Transferência de unidade".

 

       Ao final do processo de transferência é mostrado em tela os relatórios que foram configurados na regra de matrícula do curso.

 

Transferencia_Egresso_Relatorios