Registro de Ocorrências

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O processo de registro de ocorrências serve para a instituição controlar qualquer tipo de ocorrência dentro da vida acadêmica do aluno e de qualquer outra pessoa relacionada à instituição.

Este processo é dividido em três estágios:

1.Cadastro do tipo da ocorrência
2.Cadastro de ocorrências fixas (opcional)
3.Registro da ocorrência

 

1.Cadastro do tipo de ocorrência

O tipo de ocorrência é o que possibilita diferenciar e identificar as ocorrências registradas para um aluno ou pessoa. Sempre que for registrada uma ocorrência para uma pessoa, é obrigatório informar o tipo de ocorrência.

Exemplos de tipos de ocorrência:

Advertência
Suspensão
Ausência no Conselho de Classe
Falta não Justificada
Cobrança Financeira

 

Para cada tipo de ocorrência cadastrado, poderão ser incluídos os perfis de usuário que poderão ter acesso a ocorrência. Se não for informado nenhum perfil, todos os usuários que tiverem acesso a funcionalidade de registro de ocorrências poderão estar cadastrando ocorrências deste tipo, caso contrário, somente os perfis indicados poderão fazer a inclusão da ocorrência. Esse tipo de recurso pode ser utilizado, por exemplo, para separar os tipos de ocorrência que a secretaria e que o financeiro poderão registrar.

Também é possível indicar se o aluno poderá visualizar as ocorrências deste tipo na central do aluno, através do campo “Disponível na central do aluno”.

tipo ocorrencia

2.Cadastro de ocorrências fixas

O cadastro de ocorrências fixas serve para facilitar o registro das ocorrências mais comuns. Seu cadastro não é obrigatório para o registro das ocorrências.

Exemplo de uma ocorrência fixa:

Descrição: Sem uniforme

Ocorrência Fixa: O aluno veio sem o uniforme escolar.

 

Neste caso, ao registrar a ocorrência para o aluno e informar a ocorrência fixa “Sem uniforme”, o sistema automaticamente preencherá a ocorrência com a informação “O aluno veio sem o uniforme escolar”, evitando que o usuário precise digitar e mantendo uma padronização dos registros.

Ao cadastrar a ocorrência fixa, é obrigatório informar um tipo de ocorrência, que deverá estar previamente cadastrado.

É possível marcar a opção “Ocorrência negativa”, onde esta informação poderá ser utilizada em relatórios para identificar as ocorrências negativamente.

ocorrencia fixa

3.Registro da ocorrência

O registro das ocorrências pode ser realizado pela secretaria, pelo coordenador e pelo professor de uma turma. O processo de registro de ocorrências pode ser realizado em lote, ou seja, pode ser cadastrada a mesma ocorrência para mais de um aluno ao mesmo tempo.

Para registrar ocorrências, deve-se abrir a tela de consulta de ocorrências e clicar no botão novo, que direcionará o usuário para a tela de registro da ocorrências.

nova_consulta ocorrenciat

Tela de consulta de ocorrência

A tela de registro de ocorrências é dividida em três partes, os filtros, a ocorrência e a seleção de pessoas.

novo_cadastro ocorrencia

Tela de registro de ocorrência na central do professor

Filtros:

Os filtros da tela de ocorrência variam de acordo com as permissões do usuário. Se o usuário tiver permissões de professor, são apresentados os filtros de período letivo, curso, turma e disciplina.

A caixa de seleção de período letivo somente apresenta os períodos letivos em que o professor lecionou, leciona ou selecionará alguma disciplina, desde que haja cronograma de aula para esta disciplina e que o professor esteja vinculado a ele.

As caixas de seleção de curso, turma e disciplina apresentam os cursos em que o professor lecionou, leciona ou lecionará alguma disciplina dentro do período letivo informado no filtro de período letivo.

novo_cadastro ocorrencia_filtro_professor

Filtros usados para pesquisa de pessoas. Estes filtros estão disponíveis na central do professor

Ocorrências:

Na caixa de seleção ocorrência fixa são exibidos os modelos de ocorrência pré-definidos pela instituição. Quando o usuário seleciona uma ocorrência fixa, o sistema automaticamente preenche a caixa de seleção tipo de ocorrência com o tipo correspondente à ocorrência fixa selecionada.

O usuário poderá aplicar um destes modelos para a(s) pessoa(s) selecionada(s), bastando que, para isso o usuário clique no botão adicionar ocorrência que fica ao a direita da caixa de seleção ocorrência fixa.

Se o usuário optar por não usar uma ocorrência fixa, ele deve selecionar um tipo de ocorrência na caixa de seleção tipo de ocorrência e  digitar a ocorrência de próprio punho, no campo de texto ocorrência.

O campo de data de ocorrência deve ser preenchido com a data atual ou uma data menor do que a data atual, já o campo de texto período é apenas informativo, onde o usuário pode preencher o número do bimestre, trimestre, etc em que a ocorrência ocorreu ou ocorrerá.

Após preencher a ocorrência o usuário deve selecionar as pessoas na qual serão aplicadas as ocorrências e clicar no botão gravar.

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Filtros de ocorrência e marcação de pessoas.

O sistema permite ainda controlar as ocorrências de forma que somente quem cadastrou a ocorrência, possa editar ou excluir a mesma. Para o usuário poder alterar ou excluir ocorrências cadastradas por outras pessoas, o mesmo deverá ter a permissão Permite o usuário alterar todas as ocorrências (ALTER_TODAS_PESSOA_OCORRENCIAS) nos processos do perfil de usuário no módulo Security.

 

       Caso o usuário tenha permissão, ao acessar a tela de ocorrências da pessoa, na coluna de Editar aparecerá o desenho do “Lápis”, onde ao clicar será aberta a mesma tela do registro de ocorrência, onde será possível efetuar alterações e gravar novamente ou então excluir a informação.

consulta ocorrencia

 

 

       Se o usuário não tiver permissão, ao invés de aparecer o “Lápis”, aparecerá um “Cadeado”, onde ao clicar será aberta a tela de registro de ocorrências, porém não será possível alterar nenhuma informação e nem excluir o registro.