Registro de Atividades Complementares |
Top Previous Next |
O processo de registro de atividades complementares serve para controlar as horas de atividades complementares dos alunos dentro e fora da instituição.
Este processo é dividido em três estágios:
O tipo de atividade é o que possibilita diferenciar e identificar as atividades registradas para um aluno, além de controlar a carga horária aproveitada para cada tipo.
Exemplos de tipos de atividade:
Para cada tipo de atividade cadastrado, deverão ser informados os seguintes dados:
Descrição: nome do tipo de atividade Tipo de aproveitamento: indicação de como o sistema deverá controlar o total de aproveitamento já realizado pelo aluno, por carga horária ou por créditos. Tipo no MEC: indicação de qual tipo de cadastro no MEC esse tipo de atividade se refere (Extensão, Pesquisa, Monitoria ou Estágio não obrigatório). Esta informação é utilizada apenas na exportação de dados para o MEC. Código no INEP: nº do tipo de atividade conforme registro do INEP. Observação: Informações extras sobre o tipo de atividade.
A informação de tipo de aproveitamento não poderá ser alterada caso já tenha sido registrada atividades para este tipo.
Neste cadastro, para cada tipo de atividade cadastrado, deverão ser lançados os seguintes dados para cada curso: Meses ret.: quantidade de meses retroativos para o aproveitamento da atividade. % CH: indicação do percentual (%) de carga horária que o aluno pode ter de aproveitamento para o tipo atividade. Máx. de CH: máximo de carga horária que o aluno poderá atingir para o tipo de atividade.
Com base nestas informações, o sistema irá fazer o cálculo de aproveitamento das atividades no momento do registro da mesma.
O registro das atividades é sempre feito por aluno e por curso. Ao selecionar o aluno através da tela de pesquisa, será exibida a tela abaixo, onde será possível alternar entre os cursos do aluno, através do campo curso:
Essa tela é dividida em duas partes:
Para cada tipo de atividade em que o aluno tenha registro, aparecerão as seguintes colunas, cujos valores são calculados automaticamente pelo sistema, baseado nos valores informados no cadastro da atividade e no cadastro de aproveitamento das atividades.
Carga horária
Créditos
O sistema sempre calculará apenas um dos itens, carga horária ou créditos, conforme definido no tipo de atividade.
Para cadastrar uma nova atividade, é necessário clicar no botão de “Novo” e informar os seguintes dados:
Nome da atividade: descrição da atividade que está sendo registrada. Tipo de atividade: indicação do tipo de atividade que se refere à atividade e que servirá para o cálculo do aproveitamento. Data de início: data do início da atividade. Data de término: data do término da atividade. Carga horária: carga horária realizada na atividade. Local de realização: instituição/empresa em que foi realizada a atividade, que deverá ser previamente cadastrada como pessoa jurídica. Período letivo: período/semestre em que a atividade foi realizada.
A cada nova atividade registrada, o sistema calculará as horas/créditos realizadas e aproveitadas conforme o tipo de atividade a aproveitamento.
Exemplo de cálculo de aproveitamento de horas:
Se o tipo de atividade tem os seguintes dados:
Ao cadastrar uma atividade de 20 horas, o sistema irá calcular:
Como é aproveitado somente 50% da atividade, a CH aproveitada será de 10 horas e como o máximo de CH para o tipo de atividade é de 100 horas, ao atingir esse valor não será aproveitado mais nenhuma atividade para este tipo.
Lembrando que os valores de CH Realizada e CH Aproveitada são cumulativos, ou seja, a cada atividade registrada estes valores vão sendo alterados. |