Registro de Diplomas e Certificados |
Top Previous Next |
O processo de Geração de Diplomas e Certificados exige alguns cadastramentos e configurações prévios:
Livro de Certificação
O livro de certificação é o livro onde os certificados são registrados. Ele é necessário para controle de numeração dos mesmos e, para certos cursos, é uma exigência do MEC. O cadastramento livros de certificação está disponível no menu Acadêmico, através dos itens “Cadastros\Livros de Certificação”, conforme mostra a tela abaixo:
No cadastro de cada curso Curso é feita a vinculação ao Livro de Certificação :
Para Cursos Modulares, em cujo projeto está prevista a emissão de certificados para cada módulo concluído, há necessidade de se vincular cada módulo a um determinado Livro de Certificação, de modo que o controle da numeração dos certificados seja feito módulo a módulo.
Os módulos são definidos quando do cadastramento da Grade Curricular. A primeira informação de que o curso é modular está na tela principal da grade conforme mostrado abaixo:
Quando a conclusão do módulo der direito à certificação, é necessário que o referido módulo tenha vínculo com o seu respectivo Livro de Certificação:
Registro e Emissão dos Certificados
O processo de registro e emissão dos certificados está disponível no menu Acadêmico, no item “Consultas/Relatórios > Geração de certificação”. Antes da emissão é necessário fazer o registro (ou geração) dos certificados, em cujo procedimento eles são devidamente numerados e vinculados ao seu Livro de Registro pré-cadastrado. A rotina de registro e emissão dos certificados possui 3 opções:
O processo está dividido em 5 etapas, conforme mostram os procedimentos a seguir:
Etapa 1/5 – Definição do Processo
Definindo os alunos: Na tela mostrada acima é definido se a certificação será por curso ou por módulo.
Etapa 2/5 – Seleção de Alunos
Nesta etapa é feita a seleção dos alunos que serão envolvidos no processo:
Pendências acadêmicas que são verificadas na geração por módulo:
Na lista de alunos retornados, devem ser marcados os alunos selecionados para o processo, conforme mostrado na figura abaixo:
Etapa 3/5 – Definição de datas
Nesta etapa, são definidas obrigatoriamente 4 datas: Data de conclusão do curso, data de expedição do diploma, data de colação de grau e data de registro do certificado.
Etapa 4/5 – Definição dos relatórios a Imprimir
Nesta etapa, são definidos os relatórios que serão impressos para cada aluno. Os relatórios disponibilizados serão todos os relatórios pertencentes ao grupo de “Relatórios de certificados” definido nas configurações de subnível de ensino conforme mostrado abaixo:
A tela a seguir mostra onde são os relatórios para impressão:
Etapa 5/5 - Finalização
Ao clicar em “Finalizar”, o sistema inicia o processo de geração de certificados.
Os dados gerados, além de serem vistos pelos relatórios, podem ser vistos pela tela de manutenção de ingresso (Módulo Acadêmico > Operações > Ingresso do Aluno) conforme abaixo:
|