Registro de Diplomas e Certificados

Top  Previous  Next

 

 

O processo de Geração de Diplomas e Certificados exige alguns cadastramentos e configurações  prévios:

 

Livro de Certificação

 

O livro de certificação é o livro onde os certificados são registrados. Ele é necessário para controle de numeração dos mesmos e, para certos cursos, é uma exigência do MEC.

O cadastramento livros de certificação está disponível no menu Acadêmico, através dos itens “Cadastros\Livros de Certificação”, conforme mostra a tela abaixo:

 

 

livro certificacao

 

       No cadastro de cada curso Curso é feita a vinculação ao Livro de Certificação :

 

 

Curso livro certificacao

 

       Para Cursos Modulares, em cujo projeto está prevista a emissão de certificados para cada módulo concluído, há necessidade de se vincular cada módulo a um determinado Livro de Certificação, de modo que o controle da numeração dos certificados seja feito módulo a módulo.

       

       Os módulos são definidos quando do cadastramento da Grade Curricular. A primeira informação de que o curso é modular está na tela principal da grade conforme mostrado abaixo:

Grade modulos

 

       Quando a conclusão do módulo der direito à certificação, é necessário que o referido módulo tenha vínculo com o seu respectivo Livro de Certificação:

 

Modulo livro certificaco

 

 

Registro e Emissão dos Certificados

 

O processo de registro e emissão dos certificados está disponível no menu Acadêmico, no item    “Consultas/Relatórios > Geração de certificação”.   Antes da emissão é necessário fazer o registro (ou geração) dos certificados, em cujo procedimento eles são devidamente numerados e vinculados ao seu Livro de Registro pré-cadastrado.

A rotina de registro e emissão dos certificados possui 3 opções:

 

Gerar certificado: Utilizado para gerar certificados para alunos que ainda não tem o certificado gerado para o curso ou para o módulo;

 

Emitir certificado: Utilizado para reimpressão de um certificado já gerado;

 

Gerar 2ª via de certificado: Utilizado para situações em que se deseja gerar um novo certificado para alunos com certificados já gerados. O certificado já existente é cancelado e gerado um novo certificado, com outra númeração.

 

O processo está dividido em 5 etapas, conforme mostram os procedimentos a seguir:

 

Etapa 1/5 Definição do Processo

Registro certificados passo 1

 

Definindo os alunos: Na tela mostrada acima é definido se a certificação será por curso ou por módulo.

 

Etapa 2/5 Seleção de Alunos

 

Nesta etapa é feita a seleção dos alunos que serão envolvidos no processo:

 

Caso a geração seja por curso, opcionalmente poderá ser  informada a turma. Se a geração for por módulo, é necessário ainda  informar a grade e o módulo. Ao clicar em “Carregar alunos” são carregados os alunos que atenderem os requisitos conforme o processo:

 

oGerar certificado: são carregados  apenas alunos que ainda não possuem certificados gerados. Na geração por curso, alunos que não têm certificado ativo no curso. Na geração por módulo, alunos que não têm certificado ativo para o módulo em questão. Além disso, são  verificadas as pendências acadêmicas listadas a seguir:

 

Pendência de número mínimo de disciplinas ou carga horária por tipo de componente curricular;
Pendência de mínimo de créditos ou carga horária de atividades complementares;
TCC aprovado;
Mínimo de carga horária de estágio;
Pendência do Enade;
Pendência mínima de carga horária independente de tipo de componente curricular (definido no cadastro da grade);
Pendência mínima de créditos independente de tipo de componente curricular (definido no cadastro da grade);
Pendência de parcelas em aberto;
Pendência de biblioteca (campo do cadastro habilitado, alimentado por integração);
Pendência de documentos entregues obrigatórios para conclusão de curso.

 

 

Pendências acadêmicas que são verificadas na geração por módulo:

 

Conclusão de  todas as disciplinas do módulo

 

 

oEmitir certificado: são carregados  apenas alunos que já possuem certificados gerados ativos no curso ou módulo

 

oGerar 2ª via de certificado: carrega apenas alunos que já possuem certificados gerados ativos no curso ou módulo.

 

               Na lista de alunos retornados, devem ser marcados  os alunos selecionados para o processo, conforme mostrado na figura abaixo:

 

Registro certificados passo 2

 

Etapa 3/5 Definição de datas

 

Nesta etapa, são definidas obrigatoriamente 4 datas: Data de conclusão do curso, data de expedição do diploma, data de colação de grau e data de registro do certificado.

 

Registro certificados passo 3

 

Etapa 4/5 Definição dos relatórios a Imprimir

 

Nesta etapa, são definidos os relatórios que serão impressos para cada aluno. Os relatórios disponibilizados serão todos os relatórios pertencentes ao grupo de “Relatórios de certificados” definido nas configurações de subnível de ensino conforme mostrado abaixo:

 

Subnivel relatorios certificados

 

       A tela a seguir mostra onde são os relatórios para impressão:

 

Registro certificados passo 4

 

Etapa 5/5 - Finalização

 

       Ao clicar em “Finalizar”, o sistema inicia o processo de geração de certificados.

 

 

 

 

Os dados gerados, além de serem vistos pelos relatórios, podem ser vistos pela tela de manutenção de ingresso (Módulo Acadêmico > Operações > Ingresso do Aluno) conforme abaixo:

 

Consulta ingresso certificado