Cadastro de pessoa física |
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Pessoa Física
No sistema podemos ter os seguintes tipos de pessoas física cadastradas: aluno, professor, colaborador, coordenador, orientador e candidato. Também podemor ter pessoas cadastradas com mais de um tipo, exemplo: um professor que pode ser aluno e também coordenador da mesma instituição. Embora existam vários tipos, todos eles possuem informações genéricas e específicas para cada atribuição da pessoa na instituição (aluno, professor, colaborador, etc.).
O cadastro da pessoa física pode ser encontrado em diversos módulos (colégio, graduação, pós-graduação, entre outros), no menu Pessoas\Pessoa Física.
Pesquisa de pessoas físicas: Nessa tela é permitido efetuar uma pesquisa por código ou nome da pessoa. Também é possível efetuar a pesquisa inserindo apenas as iniciais do nome ou partes dele. Para este último, é necessário colocar os caracteres % antes ou depois da palavra inserida, veja o exemplo:
Exemplos: Para filtrar todos que possuem a palavra maria: %maria% Para filtrar todos que iniciam com a palavra maria: maria% Para filtrar todos que terminam com a palavra maria: %maria Para filtrar todos que contenham as palavras joão e maria: %joão%maria
Obs.: Este recurso de filtro é permitido somente para campos alfanuméricos, como nome e descrição. Campos de id, código, números e data, o recurso não é válido.
Para tornar a busca mais rápida, pode-se especificar o tipo de pessoa que está procurando. Para isso, basta assinalar a caixa abaixo do campo nome, conforme imagem abaixo:
Cadastro de pessoa física: Para criar um novo cadastro, é necessário clicar no botão F7-Novo. O código é sugerido pelo sistema, portanto basta digitar o nome da pessoa e gravar a informação. Código e nome são as informações mínimas para o cadastro da pessoa física.
Também pode-se definir se determinados campos do cadastro serão obrigatórios ou preenchidos com valores padrões. Essa configuração encontra-se nas configurações do módulo, link 'Definição de campos obrigatórios'.
Após efetuar a gravação do cadastro, abaixo da foto da pessoa aparecerá um botão chamado "capturar".
Conforme imagem abaixo:
Ao clicar no botão abrirá uma janela solicitando a WebCam do usuário, com isso basta bater a foto, recortar e efetuar a gravação.
Conforme imagem abaixo:
No cadastro, há várias abas separando as informações:
Aba Endereço: Nela são inseridas informações de endereço e contatos da pessoa.
Quando os campos endereço, número, bairro, município, e uf são informados no cadastrado e foi configurado a chave do Google Maps, é habilitado um botão que leva o usuario para o Google Maps aberto com o enderenço da pessoa.
Aba Documentos: Nessa aba são inseridas informações referente a documentos pessoais, como CPF, RG, título de eleitor, entre outros.
Aba Dados complementares: Nessa tela são inseridas informações adicionais, como data e município de nascimento, nomes dos pais e responsável, entre outros. Nessa aba também é possível anexar uma imagem com a assinatura, e que pode ser usada em alguns relatórios.
Nessa tela também é possível efetuar o cadastro Nome do pai, Nome da mãe, Cônjuge, Responsável, Responsável financeiro, familiar e pedagógico, conforme imagem abaixo:
Aba Aluno: Nesta aba contemplam as informações pertinentes ao tipo de pessoa aluno, quando o mesmo possui matrícula em algum curso. Na parte superior, há links inteligentes para acesso rápido de informações do aluno:
Aba Colaborador/professor: Nesta aba podem ser visualizadas as informações pertinentes aos funcionários da instituição, como conta bancária, departamento, entre outros. Da mesma forma que a aba de Aluno, também existem links inteligentes para acesso direto:
Dentro do link ocupação, onde são cadastrados os dados referentes a ocupação profissional da pessoa, há um outro link Atividades onde é possível cadastrar a lista de atividades da ocupação e quantidade de horas mensais.
Aba Informações profissionais: Nesta tela é possível inserir informações referentes a ocupação profissional da pessoa cadastrada.
Aba Dados sócio-econômicos: Aqui serão inseridas informações pessoais do aluno, como renda, bens, se recebe algum auxílio, entre outros.
Após a gravação dessas informações, alguns links inteligentes serão habilitados na parte superior do cadastro.
Formação Acadêmica: Neste link é possível cadastrar as formações acadêmicas da pessoa. Para cadastrar mais de uma formação, basta clicar no botão Novo, que novas linhas serão criadas para inserir as informações. Nesse cadastro, é informado a formação (graduação, doutorado, entre outros), a situação (concluído, em andamento ou desistente) e no link 'Outras informações', dados como nome da instituição, nome do curso, entre outros. Caso a situação do curso esteja concluído, é necessário informar a data de conclusão do mesmo.
Documentos: Este link direciona para a página de 'Entrega de documentos', onde pode ser visualizado todos os documentos entregues ou pendentes na secretaria.
Ocorrências: Nessa tela é possível visualizar, cadastrar ou editar as ocorrências do aluno. A pesquisa pode retornar todas as ocorrências ou filtrar por período letivo. Para inserir uma nova ocorrência, basta clicar em Novo e inserir as informações. Para editar, clique na figura do lápis, altere o necessário e grave.
Campos da inscrição: Este link direciona para a tela de 'Candidato', onde serão visualizados os dados informados no momento da inscrição. Esses dados deverão ser atualizados para o cadastro de pessoa assim que o mesmo for aprovado no curso.
Parcelas: Nesse link é possível visualizar a situação financeira, mais precisamente o detalhamento das parcelas da pessoa.
Requerimentos: Este link direciona para a tela de 'Consulta de requerimentos', onde é possível visualizar todos os requerimentos gerados/solicitados pelo aluno.
Dossiê: Ao clicar nesse link, é emitido um histórico completo do aluno, contendo dados cadastrais, documentação, formação acadêmica, disciplinas matriculadas, cronograma de aula, entre outros.
Publicações: Nesse link é possível cadastrar as publicações da pessoa. Para adicionar mais de um registro, clique em Novo, conforme imagem abaixo:
Idiomas: Neste link é possível cadastrar e visualizar os idiomas da pessoa e seu nível de leitura, escrita e conversação.
Ficha de saúde: Esse link direciona para uma tela de cadastro para inserir informações referentes a saúde da pessoa. O cadastro é separado por abas:
Aba Contatos: Destinada ao cadastro de pessoas que podem ser contactadas em caso de necessidade, contendo os números para o contato.
Aba Medicamentos: Destinado ao cadastro do nome dos remédios que a pessoa usa e para que fim o uso desse medicamento.
Aba Alergias/Doenças: Cadastro de doença(s) e/ou alergia(s) que a pessoa possui e de que forma ela(s) se manifesta(m).
Aba Exames biométricos: Cadastro destinado ao registro das informações do exame biométrico.
Aba Enfermaria: Nesse campo é possível cadastrar as informações referente aos atendimentos realizados na enfermaria.
Aba Atendimentos especiais: No caso da pessoa precisar de atendimento especial, nessa aba é possível registrar todas as informações quando ao atendimento que ela necessita.
Aba Outros: Destinado ao cadastro de informações gerais sobre a saúde da pessoa, conforme imagem abaixo:
Publicar usuário do sistema: Nesse link é possível conceder permissões e níveis de acesso no sistema para as pessoas cadastradas. Ao gravar, as informações são publicadas no módulo de segurança do sistema.
Avaliações : Link de acesso ao resultado da avaliação aplicada, podendo trazer a média por disciplina, turma, curso, unidade ou geral.
Formação Profissional: Cadastro destinado a informações pertinentes da vida profissional da pessoa, onde trabalhou, em que período, função, entre outros.
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