Esse processo possibilita realizar e desfazer abandonos em lote.
Importante: O processo de abandono em lote deverá ser executado após o término das matrículas do período letivo informado.
Para registrar o abandono, na pesquisa são carregados apenas alunos que atendam as seguintes condições:
- possuir ingresso ativo;
- não possuir matrícula no período letivo informado;
- não possuir registro de período não cursado no período informado;
- possuir alguma pendência de disciplina no curso.
Esta rotina não verifica os parâmetros definidos na aba 'Desistência' nas 'Regras de matrícula'.
Realizar abandono

Para realizar o abandono, o único filtro obrigatório para pesquisa é o de período letivo. O período informado servirá posteriormente para realizar o processo, portanto deve-se informar o período letivo de destino. Ex: Ao informar o período 2013/1, a pesquisa retornará os alunos que nesse período entram nas condições informadas anteriormente. Há também a possibilidade de filtrar por curso e aluno.
Após informar os filtros, é necessário clicar no botão pesquisar.
O processo de pesquisa demora alguns minutos, portanto o usuário é informado logo após que clicar no botão de pesquisar.
Depois do término da pesquisa, são retornados todos os alunos que se encaixam nas condições. Na tela retornam o curso, código, nome do
aluno e último período letivo.
Além disso, dois novos campos são habilitados na tela: data de abandono e motivo. Essas duas informações são necessárias para a realização do abandono. A data de abandono é obrigatória e retorna a data atual.
O usuário poderá selecionar apenas os alunos que desejar ou selecionar todos ao mesmo tempo. Após selecionados os alunos, é necessário clicar no botão 'Processar' para realizar o abandono.

Após o término do processo, o sistema retorna a mensagem que o mesmo foi realizado com sucesso.
Quando for executado um abandono, o mesmo é registrado na matrícula do aluno no período letivo e data de saída informada. Se o aluno ainda não possuir uma matrícula no período, o sistema cria e registra o abandono com a data de saída. Para o registro da nova matrícula, o sistema busca qualquer turma que seja do período letivo informado na tela, do curso do ingresso e da fase do aluno. Se não encontrar, é realizada nova consulta para buscar qualquer turma que seja do período letivo informado na tela e do curso do ingresso.
Na opção de menu Regra de Matrícula, quando o regime de matrícula for por "disciplina" e estiver configurado na Regra para definição da turma principal como "Conforme sequência de turma", o sistema irá verificar qual a sequência cadastrada para o aluno no cadastro de sequência de turma e irá realizar o abandono do aluno para essa turma. Caso não tenha turma informada na sequência de turma, o sistema vai buscar outra turma que seja do mesmo curso, mesma unidade, ou seja, vai buscando por eliminação.
Desfazer abandono:

O processo de pesquisa dos alunos abandonados é o mesmo passado para realizar o abandono.
Após a pesquisa, são retornados apenas os alunos em que o registro de abandono foi realizado em lote. Os abandonos realizados individualmente não aparecerão nessa pesquisa. No retorno dos registros, aparecerá o nome do curso, código, nome do aluno e data do abandono.
Para realizar o cancelamento do abandono, é necessário selecionar os alunos e clicar em processar.
Quando for executado o processo para desfazer o abandono, a matrícula com o registro será excluída.
Todos os processos realizados, tanto de abandono como cancelamento do abandono, são registrados nas ocorrências do ingresso (matrícula individual > aba Ingresso > Ocorrências do ingresso).

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