Desistência/Abandono individual |
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Este processo consiste no registro de desistência da matrícula de um aluno e também do registro de abandono de curso.
Algumas configurações são necessárias dentro desse processo:
Nas configurações de “Regra de Matrícula”, há uma aba chamada “Desistência”, mostrada na figura abaixo, que contém os seguintes parâmetros a serem definidos:
Bloquear desistência de matrícula por pendência financeira: Essa opção permite bloquear o processo de desistência de curso caso o aluno tenha parcelas em aberto e vencidas. Com essa opção marcada, ao efetuar o registro de desistência o sistema irá exibir um alerta avisando que não será possível efetuar a desistência, pois o aluno tem pendência financeira.
Considerar parcelas de renegociação em desistência de matrícula: Nesse caso, serão consideradas as parcelas de renegociação para checagem de pendência financeira.
Ao desfazer processo de desistência retornar a posição financeira antes do mesmo: Quando é feita a desistência da matrícula é possível configurar uma ação que o sistema irá tomar com relação às parcelas vinculadas à respectiva matrícula. Como o sistema permite desfazer o processo de desistência é possível definir também se a ação que foi tomada no momento da desistência deverá ser desfeita.
Ação a ser tomada no financeiro em caso de realizar a desistência de matrícula: Este recurso permite configurar uma ação que o sistema deverá executar automaticamente ao ser efetuada a desistência da matrícula. As ações que o sistema pode executar nesse caso são:
Após definidas as configurações acima, é possível efetuar o registro de desistência da matrícula do aluno através de 2 maneiras:
Para efetuar o registro de desistência da matrícula, acessar no menu Acadêmico a opção “Desistência de Curso” e seguir os seguintes procedimentos.
Através da tela de matrícula do aluno, também é possível efetuar o registro da desistência conforme mostrado a seguir:
Para efetuar o processo, basta clicar na opção “Desistência” localizada na tela de Matrícula Individual, aba Ingresso. Ao clicar sobre a opção, o sistema irá redirecionar para a tela de desistência de curso, conforme visto acima anteriormente.
Além dos processos de registro de desistência manuais, há também o registro de Abandono do Curso automático, que é disparado quando o aluno não efetua a rematrícula e também não efetua a desistência da matrícula.
Para executar o processo, acessar a tela de “Atualiza Situações Acadêmicas”, selecionar o período letivo, curso (opcional), marcar a opção “Atualiza abandonos de curso” e clicar em Gravar.
Nesse momento o sistema irá verificar todos os alunos que possuem matrícula ativa no período letivo anterior e que não efetuaram a rematrícula no período letivo atual e irá matricular o aluno no período letivo atual com a situação de abandono de curso.
Basicamente, a diferença entre o registro manual da desistência e o registro automático de abandono é que na desistência é quando o aluno informa à instituição que está desistindo do curso e no abandono é quando o aluno sai da instituição sem avisar.
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