Desistência/Abandono individual

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       Este processo consiste no registro de desistência da matrícula de um aluno e também do registro de abandono de curso.

 

       Algumas configurações são necessárias dentro desse processo:

 

       Nas configurações de “Regra de Matrícula”, há uma aba chamada “Desistência”, mostrada na figura abaixo,  que contém os seguintes parâmetros a serem definidos:

 

Bloquear desistência de matrícula por pendência financeira: Essa opção permite bloquear o processo de desistência de curso caso o aluno tenha parcelas em aberto e vencidas. Com essa opção marcada, ao efetuar o registro de desistência o sistema irá exibir um alerta avisando que não será possível efetuar a desistência, pois o aluno tem pendência financeira.

 

Considerar parcelas de renegociação em desistência de matrícula: Nesse caso, serão consideradas  as parcelas de renegociação para checagem de pendência financeira.

 

Ao desfazer processo de desistência retornar a posição financeira antes do mesmo: Quando é feita a desistência da matrícula é possível configurar uma ação que o sistema irá tomar com relação às parcelas vinculadas à respectiva matrícula. Como o sistema permite desfazer o processo de desistência é possível definir também se a ação que foi tomada no momento da desistência deverá ser desfeita.

 

Ação a ser tomada no financeiro em caso de realizar a desistência de matrícula: Este recurso permite configurar uma ação que o sistema deverá executar automaticamente ao ser efetuada a desistência da matrícula. As ações que o sistema pode executar nesse caso são:

 

Inativa parcelas e boletos em aberto do(s) contrato(s): Todas as parcelas e boletos que estão em aberto e vinculadas à matrícula, independente do vencimento, serão canceladas.

 

Inativa parcelas e boletos em aberto a vencer do(s) contrato(s): Todas as parcelas e boletos que estão em aberto, não vencidas e vinculadas à matrícula serão canceladas.

 

Não altera financeiro: Nenhuma alteração será feita nas parcelas.

 

Inativa parcelas e boletos em aberto do ingresso: Todas as parcelas e boletos que estão em aberto e vinculadas ao ingresso no curso, independente do vencimento, serão canceladas.

 

Inativa parcelas e boletos em aberto a vencer do ingresso: Todas as parcelas e boletos que estão em aberto, não vencidas e vinculadas ao ingresso no curso, serão canceladas.

Regra matricula

 

 

       Após definidas as configurações acima, é possível efetuar o registro de desistência da matrícula do aluno através de 2 maneiras:

 

Tela de desistência de curso através do item “Desistência de Curso” do menu Acadêmico;
Diretamente pela tela de matrícula do aluno;

 

Para efetuar o registro de desistência da matrícula, acessar no menu Acadêmico a opção “Desistência de Curso”  e seguir os seguintes procedimentos.

 

1)Pesquisar o aluno e selecionar o curso a ser efetuada a desistência.

 

2)Na tela que será aberta, deverão ser informados:

 

a.Data da desistência: data que será registrada como data de desistência.

 

b.Motivo: motivo da desistência, que deve estar previamente cadastrado através da opção ”Motivos para Operações”.

 

c.Período letivo: período letivo no qual será registrada a desistência. Poderá ser informado o período letivo atual para efetuar a desistência da atual matrícula ou o próximo período letivo. Neste caso será  possível indicar uma turma do próximo período, onde o sistema irá matricular o aluno e efetuar a desistência da matrícula.

 

d.Situação de disciplinas não concluídas: indicação de qual situação de resultado as disciplinas não concluídas deverão assumir após o processo.

 

e.Observação: campo não obrigatório para registro de observações.

 

3)Clicar em Desistência. Se houver alguma restrição que impeça o registro de desistência da matrícula, conforme parâmetros definidos previamente, o sistema emitirá uma mensagem em vermelho, mostrando as ocorrências que impediram o processo.

Registro abandono

 

 

       Através da tela de matrícula do aluno, também é possível efetuar o registro da desistência conforme mostrado a seguir:

 

       Para efetuar o processo, basta clicar na opção “Desistência” localizada na tela de Matrícula Individual, aba Ingresso. Ao clicar sobre a opção, o sistema irá redirecionar para a tela de desistência de curso, conforme visto acima anteriormente.

 

Link matricula

 

       Além dos processos de registro de desistência manuais, há também o registro de Abandono do Curso automático, que é disparado quando o aluno não efetua a rematrícula e também não efetua a desistência da matrícula.

 

       Para executar o processo, acessar a tela de “Atualiza Situações Acadêmicas”, selecionar o período letivo, curso (opcional), marcar a opção “Atualiza abandonos de curso” e clicar em Gravar.

       

       Nesse momento o sistema irá verificar todos os alunos que possuem matrícula ativa no período letivo anterior e que não efetuaram a rematrícula no período letivo atual e irá matricular o aluno no período letivo atual com a situação de abandono de curso.

 

       Basicamente, a diferença entre o registro manual da desistência e o registro automático de abandono é que na desistência é quando o aluno informa à instituição que está desistindo do curso e no abandono é quando o aluno sai da instituição sem avisar.

 

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