Validação de Disciplina

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O processo de validação de disciplinas é utilizado para registrar o aproveitamento de  disciplinas cursadas pelo aluno em outra instituição e disciplinas cursadas em outros cursos da mesma instituição sem equivalência automática.

 

Para as instituições que trabalham com disciplina de Atividades Complementares na grade curricular, o sistema pode controlar o registro dessas atividades e inserir automaticamente no registro de validação a disciplina de atividades complementares,  após a constatação de que o número de “Créditos” ou “Carga Horária” registrados para o aluno sejam iguais ou superiores aos da disciplina. Neste caso a disciplina é inserida com o tipo de validação “Atividade Complementar”.

 

       Para que o sistema faça esta aprovação automática, o “Tipo do Componente Curricular” da disciplina de atividades complementares precisa ter sido cadastrado como “Atividade Complementar” .

 

A validação pode correr por disciplina ou com Carga horária:

 

Por disciplina: Quando uma disciplina cursada pelo aluno em outro curso ou instituição tem ementa compatível com uma disciplina da sua grade curricular atual.

 

Por Carga Horária: Quando o aluno valida carga horária de uma atividade que não tem ementa ou carga horária compatível com alguma disciplina da grade curricular do aluno.

 

Por fase: Quando o aluno que foi ingressado na instituição através de transferência de outra instituição e possui a possibilidade de validar uma fase por completo.

 

Validação por Inclusão de Disciplina

       

               O procedimento para inclusão manual de disciplinas validadas poderá ser efetuado para disciplinas que fazem parte da grade do aluno através da opção “Adicionar Disciplinas”  conforme mostrado na tela abaixo. O sistema da à possibilidade de selecionar uma ou mais disciplinas da grade curricular do aluno que ainda não foram aprovadas e retornar para a tela de validação com as disciplinas marcadas.

 

Na mesma tela, a opção “Nova Disciplina” permite que sejam incluídas na validação disciplinas que pertençam ou não à grade do aluno.

 

Haverá ainda a necessidade de se informar o “Tipo da Validação”, onde é especificado se a origem da validação é uma Transferência Interna, Transferência Externa, Exame de Suficiência, Aproveitamento de Estudos ou outra forma de validação utilizada pela Instituição de ensino. Além dessa informação é necessário registrar também qual o tipo de disciplina que está sendo validada (disciplina curricular, disciplina isolada ou disciplina de atividades complementares).

 

       Validacao_disciplinas

 

       Após a seleção das disciplinas da grade a serem validadas precisa-se efetuar a gravação do processo, após o que  o sistema irá apresentar o link “+info>” para que sejam inseridas as ultimas informações necessárias à validação, como Estabelecimento de Ensino, Curso, nota, conceitos outras necessárias para a futura emissão do Histórico Escolar, conforme mostrado na tela a seguir:

 

historico_externo_disciplinas

 

O sistema possibilita, ainda, que uma ou mais disciplinas possam ser utilizadas para a validação de uma única disciplina da grade curricular. Neste caso o processo exige que após inserir os dados da primeira disciplina cursada  seja  selecionada a opção “Novo” para inserir os dados da próxima disciplina. No caso de existir mais de uma disciplina para validar uma terceira,  a nota e a Frequência final da disciplina que está sendo validada serão calculadas pela média aritmética das notas e faltas das disciplinas que estão sendo incluídas.

Por exemplo: a disciplina “Redação” com nota 8,0 e a disciplina “Princípios de Linguagem” com nota 7,0 estão sendo incluídas no sistema para validar a disciplina “Língua Portuguesa” da grade do aluno; a nota final da disciplina “Língua Portuguesa” será 7,5.

       Nesta tela também pode-se validar disciplinas parcialmente. Quando uma disciplina é validada parcialmente, a mesma ainda é considerada pendente, sendo considerada como concluída somente quando a parte restante da disciplina for cursada. Neste caso observa-se a carga horária e os créditos validados, sendo necessário que o aluno curse a carga horária e créditos restantes da disciplina.  A figura abaixo apresenta o campo que marca a disciplina como validada parcialmente.

 

       validaParc

       Os créditos e a carga horária cursados da disciplina parcialmente validada são informados no link +info>

 

Validação de Carga Horária

 

       O sistema permite a validação de carga horária cursada sem a necessidade de  vinculo com uma disciplina da grade curricular conforme mostrado na tela abaixo:

 

validacao_cargaHoraria

 

       Após a gravação do registro da carga horária o sistema habilita o link “+info”, a partir do qual  é possível inserir os dados da disciplina cursada.

 

historico_externo_cargaHoraria

 

Validação por fase

 

       O sistema permite a validação de fase cursada sem a necessidade de  vinculo com uma disciplina da grade curricular conforme mostrado na tela abaixo:

 

validacao_fase

 

       Após a gravação do registro da fase o sistema habilita o link “+info”, a partir do qual  é possível inserir os dados da disciplina cursada.

 

historico_externo_fase