Cadastro de Cursos

Top  Previous  Next

 

Cursos

 

Funcionalidade disponível para cadastrar os cursos da instituição de ensino.  Esse cadastro é diferenciado para cada subnível de ensino, ou seja, cursos da graduação não são visualizados no subnível de ensino do colégio e vice-versa. No cadastro do curso deve-se definir se o mesmo utilizará ou não grades curriculares para controle das disciplinas oferecidas e concluídas pelos alunos, além de definir as regras para os processos de matrícula.

Cadastro de cursos - Visão geral da aba básico
 

curso

Na aba básico da tela de cadastro de curso serão realizadas as principais configurações do curso que será cadastrado.

Na caixa de pesquisa Área de conhecimento, o usuário vincula uma área de conhecimento ao curso. As áreas de conhecimento podem ser cadastradas no modulo comum, menu Áreas de Conhecimento.

Na caixa de texto Formato do curso, o usuário poderá escolher entre duas formas diferentes de oferecer as disciplinas que serão lecionadas no curso:

Disciplinas por grade curricular: Quando esta opção estiver selecionada, o curso oferecerá as disciplinas de acordo com a grade curricular, exigindo a conclusão de todas as disciplinas da grade para a conclusão do curso;
Disciplinas por turma: Quando esta opção estiver selecionada, o curso não terá grade curricular. As disciplinas serão oferecidas dentro de uma turma e será exigida apenas a conclusão das disciplinas da turma para a conclusão do curso

Se a opção selecionada for Disciplinas por turma, o sistema habilitará a caixa de texto Número de fases. Nesta caixa de texto deve ser preenchido o numero de fase que o curso terá, quando o curso não possui grade curricular

Na opção Plano de Ensino Padrão, é possível configurar um plano de ensino específico para cada curso, quando essa opção não estiver informada o sistema buscará a configuração de plano de ensino cadastrada no subnível de ensino. Importante ressaltar que essa configuração é válida somente para a digitação do plano de ensino por turma/disciplina e disciplina/grade, quando a digitação do plano de ensino for por disciplina sempre buscará a informação cadastrada no subnível de ensino.

Na caixa de texto Habilitação, o usuário poderá preencher qual a habilitação do curso. A Habilitação de um curso é uma especificação de conteúdo associada a uma determinada modalidade de um curso de graduação, composta de um conjunto de disciplinas que podem ser obrigatórios e optativos. Exemplo usando-se a caixa de texto curso preenchido com Administração e caixa de texto preenchida com Finanças ou preenchida com Comercio exterior. Em um histórico a informação poderia ser exibida da seguinte forma: Bacharel em Administração - Habilitação em finanças ou  Bacharel em Administração com habilitação em comercio exterior.

As caixas de texto Titulação - gênero masculino e Titulação - gênero feminino  tem por finalidade atender a lei nº 12.605/12 que determina o emprego obrigatório da flexão de gênero para nomear profissão ou grau em diplomas.

No caixa de pesquisa, o usuário deverá selecionar em qual livro de registro de certificados ficarão registrados os certificados dos aluno que se formarão no curso que será cadastrado.

Na caixa de seleção Tipo de curso, o usuário poderá escolher um entre dois tipos de cursos diferentes que poderão ser ofertados pela instituição, sendo eles

Cursos sequenciais que cursos superiores de curta duração (média de dois anos) que oferecem o ensino de habilidades específicas em determinadas áreas de conhecimento. Por exemplo, na área de computação, pode-se ter um curso seqüencial em redes de computadores. Ou, em vez de fazer uma graduação de quatro anos em administração de empresas, o aluno pode entrar em um curso seqüencial de Recursos Humanos. Cursos sequenciais pode ser ofertados como formação específica ou complementação de estudos. Ao final, o aluno poderá receber um diploma de nível superior e estará habilitado a fazer cursos de especialização Pós-graduação, porém não poderá fazer cursos de especialização Mestrado ou Doutorado.
Cursos de graduação são cursos superiores que oferecem formação superior completa e que garante ao aluno formado a possibilidade de exercer a profissão para a qual se graduou ou de continuar seus estudos em nível de pós-graduação - como o Mestrado e Doutorado. Tem duração de dois e cinco anos em média e estão subdivididos entre bacharelado, licenciatura e tecnologia, por exemplo: Bacharel em Administração, Licenciado em Pedagogia, Tecnólogo em alimentos.

Na caixa de seleção Tipo de prazo para conclusão do curso, o usuário deverá selecionar uma entre duas maneiras diferentes que o sistema oferece para a contabilização do tempo que o aluno possui para concluir o seu curso sem ser jubilado, sendo elas:

Período Letivo, onde  a contagem será feita de acordo com o regime acadêmico adotado pela instituição. Se a instituição adota o regime acadêmico semestral, a cada semestre tem-se um novo período letivo, se a instituição adota o regime acadêmico anual, a cada ano tem-se um novo período letivo. O cadastro de períodos letivos pode ser realizado no modulo acadêmico -> Períodos Letivos -> Botão F7 - Novo.
Meses, onde a contagem é feita pelos meses que o aluno levará para concluir o curso. Este tipo de contagem de prazo normalmente é utilizado para cursos de pós-graduação.

Se a opção selecionada na caixa de seleção Tipo de prazo para conclusão do curso for Período Letivo, o sistema exibirá as caixas de texto Períodos para conclusão do curso (Max), Períodos de prorrogação (Max) e Períodos por solicitação (Max).

Na caixa de texto Períodos para conclusão do curso (Max), o usuário deverá preencher o numero de períodos letivos que o aluno terá para concluir toda a grade do curso. Por exemplo, se esta caixa de texto estiver preenchido o numero 20 (vinte) e cada período letivo da instituição representar um semestre, o aluno terá 20 (vinte) semestres para a conclusão do curso.

Na caixa de texto Períodos de prorrogação (Max) , o usuário deverá preencher o numero máximo de perdidos letivos adicionais que o aluno poderá solicitar à instituição caso o aluno não seja capaz de concluir o seu curso no tempo programado (Períodos para conclusão do curso (Max)). Usando o exemplo anterior onde cada período letivo representa um semestre, se esta caixa de texto for preenchida pelo usuário com o numero 4 (quatro), o aluno poderá solicitar até quatro semestres extras para concluir o seu curso sem ser jubilado.

Já na caixa de texto Períodos por solicitação (Max), o usuário deverá preencher o numero de períodos letivos que o aluno poderá solicitar prorrogação, de uma única vez. Ainda conforme o exemplo, se o usuário preencher esta caixa de texto com o numero dois, o aluno poderá fazer duas solicitações de dois períodos letivos, ou poderá fazer quatro solicitações de um período letivo cada, ou uma solicitação de três períodos letivos e uma solicitação de um período letivo, deste que a soma de todos os períodos letivos prorrogados não ultrapasse o valor preenchido na caixa de texto Períodos de prorrogação (Max).

Se a opção selecionada na caixa de seleção Tipo de prazo para conclusão do curso for Meses, no lugar das caixas de texto Períodos para conclusão do curso (Max), Períodos de prorrogação (Max) e Períodos por solicitação (Max) o sistema exibirá as caixas de texto Meses para conclusão do curso (Max), Dias de prorrogação (Max) e Dias por solicitação (Max).

Na caixa de texto meses Meses para conclusão do curso (Max) deve ser informado o numero de meses que o aluno levará para concluir o seu curso da mesma forma que a opção Períodos para conclusão do curso (Max). Por exemplo, se esta caixa de texto estiver preenchido o numero 18 (dezoito) o aluno terá dezoito meses para concluir o seu curso.

Na caixa de texto Dias de prorrogação (Max)  o usuário deverá preencher o numero máximo de dias adicionais que o aluno poderá solicitar à instituição, caso o aluno não seja capaz de concluir o seu curso no tempo programado (Meses para conclusão do curso (Max)). Usando o exemplo onde o aluno tem dezoito meses para concluir o seu curso, se a caixa de texto  Dias de prorrogação (Max) for preenchida pelo usuário com o numero 40 (quarenta), o aluno poderá solicitar até quarenta dias extras para concluir o seu curso sem ser jubilado.

Já na caixa de texto Dias por solicitação (Max) , o usuário deverá preencher a quantidade de dias de  prorrogação que o aluno poderá solicitar de uma única vez. Ainda conforme o exemplo, se o usuário preencher esta caixa de texto com o numero 20 (vinte), o aluno poderá fazer duas solicitações de vinte dias cada, ou poderá fazer quatro solicitações de dez dias cada, ou uma solicitação de trinta dias e uma solicitação de dez dias, deste que a soma de todos os dias prorrogados não ultrapasse o valor preenchido na caixa de texto Dias de prorrogação (Max).

A caixa de marcação Paga horas/aula para professores deverá ser marcada quando a instituição fizer uso do modulo docente, para que o modulo docente calcule os valores a pagar dos professor que possuem vinculo com este curso.

A caixa de marcação Paga coordenação do professor deverá ser marcada quando a instituição remunerar o professor por este esta exercendo a coordenação do curso.

A caixa de marcação Possui estágio? deverá ser marcada quando para a conclusão do curso for necessário horas de estagio.

A caixa de marcação Utiliza disciplina de estágio deverá ser marcada quando no cadastro de disciplinas do curso for necessário ter uma disciplina do tipo estágio. A configuração de disciplinas para estagio esta descrita no item Registro de estágio desta manual.

A caixa de marcação Possui trabalho final? deverá ser marcada quando para a conclusão do curso for necessária a elaboração/apresentação de um trabalho final.

Quando Na caixa de seleção Tipo do trabalho final o usuário deverá selecionar qual tipo de trabalho final será exigido do aluno sendo que as opções disponíveis são Monografia, TCC, Artigo, Dissertação e Tese.

A caixa de seleção Utiliza disciplinas para trabalho final deverá ser marcada quando no cadastro de disciplinas do curso for necessário ter uma disciplina do tipo Trabalho Final vinculada ao curso. A configuração de disciplinas de Trabalho Final pode ser vista no item Registro de TCC deste manual.

Na caixa de texto Cód. do agrupador o usuário poderá preencher um código que o sistema usará na montagem de parte do código de matricula do aluno, de acordo com a regra cadastrada na tela de Regra de Matricula (Caixa de texto Expressão de registro acadêmico (código do aluno no curso) ). A configuração das regras de matricula pode ser vista no item Regra de matrícula deste manual.

A caixa de seleção Número de lista define se o sistema criará uma lista de chamada para cada disciplina ou se o sistema criará uma lista de chamada para a turma.

Disciplina. Se esta opção estiver selecionada, o sistema criará uma lista de chamada para cada disciplina, onde o aluno João pode ser o numero 14 (quatorze) da disciplina de fundamentos matemáticos e o numero 16 (dezesseis) da disciplina de engenharia de software. Este tipo de lista de chama é mais comum em cursos de nível superior.
Turma. Se esta opção estiver selecionada o sistema criará uma lista de chamada para a turma como um todo. Desta forma o aluno João será o numero 14 (quatorze) em todas as disciplinas da turma. Esta opção é mais comum em cursos de ensino fundamental e médio.

A caixa de seleção Aluno em dependência define se os alunos com dependência serão ordenados normalmente na lista de chamada ou se ficarão no final da lista de chamada.

Cadastro de cursos - Visão geral da aba projetovisaoGeralTelaCadastroCursoAbaProjeto

 

Na aba Projeto o usuário poderá cadastrar informações sobre o curso que serão exibidas na tela de inscrição deste curso.

Cadastro de cursos - Visão geral da aba regra de matrícula
visaoGeralTelaCadastroCursoAbaRegraMatricula

 

Na caixa de seleção Regra matrícula o usuário define qual regra de matricula será usada pelo sistema para a matricula dos alunos no curso. Conforme já dito anteriormente, a configuração das regras de matricula pode ser vista no item Regra de matrícula.

 

A combo para informar a unidade serve para armazenar à qual unidade pertence cada regra de matrícula informada. A combo só será disponibilizado quando o cadastro de curso for compartilhado.

 

As caixas Data de Inicio e data término definem a validade da regra de matricula para o curso cadastrado, podendo o curso ter mais de uma regra de matricula com períodos de validade diferentes.

Após fazer o preenchimento das informações do curso e gravar tais informações, pode-se acessar a interface para preenchimento das informações específicas do curso por unidade através do link "Informações do curso por unidade" disponível na parte superior da tela.