Cancelamento de Matrícula

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Este processo consiste no registro do cancelamento da matrícula e disciplinas de um aluno.

 

Algumas configurações são necessárias dentro desse processo:

 

Nas configurações de Regra de Matrícula, há uma opção chamada Cancelamento que contém os seguintes parâmetros a serem definidos:

 

Bloquear cancelamento de curso por pendência financeira: Essa opção permite bloquear o processo de cancelamento de curso caso o aluno tenha parcelas em aberto e vencidas. Com essa opção marcada, ao efetuar o cancelamento, o sistema irá exibir um alerta avisando que não será possível efetuar o cancelamento, pois o aluno tem pendência financeira.

 

Considerar parcelas de renegociação em cancelamento de curso: Nesse caso, é possível considerar as parcelas de renegociação para checagem de pendência financeira.

 

Permite cancelar disciplina com nota e /ou situação de resultado diferente de cursando: Ao efetuar o cancelamento de matrícula, automaticamente todas as disciplinas são canceladas. Este controle permite habilitar ou bloquear o cancelamento da matrícula caso haja alguma disciplina com nota ou situação de resultado diferente de resultado diferente de cursando (aprovado, reprovado, exame). O mesmo controle é feito caso seja cancelada somente disciplinas individuais em vez de toda a matrícula.

 

Ao desfazer processo de cancelamento retornar a posição financeira antes do mesmo: Quando é feito o cancelamento da matrícula é possível configurar uma ação que o sistema irá tomar com relação às parcelas vinculadas à respectiva matrícula. Como o sistema permite desfazer o processo de cancelamento é possível definir também se a ação que foi tomada no momento do cancelamento deverá ser desfeita.

 

Ação a ser tomada no financeiro em caso de realizar o cancelamento do curso: Este recurso permite configurar uma ação que o sistema deverá executar automaticamente ao ser efetuado o cancelamento do curso. As ações que o sistema pode executar nesse caso são:

 

Inativa parcelas e boletos em aberto do(s) contrato(s): Todas as parcelas e boletos que estão em aberto e vinculadas à matrícula, independente do vencimento, serão canceladas.

 

Inativa parcelas e boletos em aberto a vencer do(s) contrato(s): Todas as parcelas e boletos que estão em aberto, não vencidas e vinculadas à matrícula, serão canceladas.

 

Não altera financeiro: Nenhuma alteração será feita nas parcelas.

 

Baixa parcelas e gera reembolso: As parcelas em aberto serão baixadas e será gerado um registro de reembolso para o aluno para as parcelas já pagas. Marcando esta opção, é necessário definir ainda alguns parâmetros:

 

 

 

 

oValor a ser creditado

 

Valor pago: O valor do reembolso gerado será a soma do valor total pago pelo aluno.

 

Valor pago descontando juros e multa: O valor do reembolso gerado será a soma do valor total pago descontando o que foi pago de juros e multa.

 

o        Tipo de baixa para quitar parcelas em aberto: Como as parcelas serão baixadas automaticamente no momento do cancelamento, é necessário definir um tipo de baixa que será utilizado para baixar essas parcelas.

 

Inativa parcelas e boletos em aberto do ingresso: Todas as parcelas e boletos que estão em aberto e vinculadas ao ingresso no curso, independente do vencimento, serão canceladas.

 

Inativa parcelas e boletos em aberto a vencer do ingresso: Todas as parcelas e boletos que estão em aberto, não vencidas e vinculadas ao ingresso no curso, serão canceladas.

 

Cancelamento Regra matricula

 

       Após definidas as configurações acima, é possível efetuar o cancelamento da matrícula do aluno ou apenas o cancelamento de disciplinas específicas. Ambos os cancelamentos podem ser efetuados de 3 maneiras:

 

Telas de cancelamento de curso e disciplina através do menu

 

Diretamente pela tela de matrícula do aluno

 

Requerimento com ação de cancelamento

 

Para efetuar o cancelamento de matrícula, acessar no menu a opção Cancelamento > Por Curso e seguir os seguintes procedimentos.

 

1)Pesquisar o aluno e selecionar o curso a ser cancelado

 

2)Na tela que será aberta, deverão ser informados:

 

a.Data de cancelamento: data que será registrada como data do cancelamento

 

b.Motivo: motivo do cancelamento, que deve estar previamente cadastrado através da opção Motivos para Operações

 

c.Período letivo: período letivo que será cancelado. Poderá ser informado o período letivo atual para cancelar a atual matrícula ou o próximo período letivo, onde é possível indicar uma turma do próximo período, onde o sistema irá matricular o aluno e cancelar sua matrícula.

 

d.Situação de disciplinas não concluídas: indicação de qual situação de resultado as disciplinas não concluídas deverão assumir após o cancelamento.

 

e.Observação: campo não obrigatório para registro de observações.

 

3)Clicar em Confirmar. Se houver alguma restrição que impeça o cancelamento da matrícula, conforme parâmetros definidos previamente, o sistema emitirá uma mensagem em vermelho, mostrando as ocorrências que impediram o cancelamento.

 

Processo cancelamento

 

Para efetuar o cancelamento de uma disciplina específica, acessar no menu a opção Cancelamento > Por Disciplina e seguir os seguintes procedimentos.

 

1)Pesquisar o aluno e selecionar o curso e a disciplina a ser cancelada.

 

2)Na tela que será aberta, deverão ser informados:

 

a.Data de cancelamento: data que será registrada como data do cancelamento

 

b.Motivo: motivo do cancelamento, que deve estar previamente cadastrado através da opção Motivos para Operações

 

c.Resultado para a disciplina: indicação de qual situação de resultado a disciplina deverá assumir após o cancelamento.

 

d.Observação: campo não obrigatório para registro de observações.

 

3)Clicar em Confirmar. Se houver alguma restrição que impeça o cancelamento da matrícula, conforme parâmetros definidos previamente, o sistema emitirá uma mensagem em vermelho, mostrando as ocorrências que impediram o cancelamento.

 

Cancelamento disciplina

 

       Através da tela de matrícula do aluno, também é possível efetuar o cancelamento da matrícula ou de disciplinas.

 

       Para efetuar o cancelamento da matrícula, basta clicar na opção Cancelamento> localizada na tela de Matrícula Individual, opção Ingresso. Ao clicar sobre a opção, o sistema irá redirecionar para a tela de cancelamento de curso, conforme visto acima anteriormente.

 

Link cancelamento

 

       Para efetuar o cancelamento de uma disciplina, basta clicar na opção Can> da disciplina desejada, localizada na tela de Matrícula Individual, opção  Disciplinas. Ao clicar sobre a opção, o sistema irá redirecionar para a tela de cancelamento de disciplina, conforme visto acima anteriormente.

 

 

Cancelamento disciplina matricula individual

       É possível ainda, realizar o processo de cancelamento através de um requerimento. Neste caso, é necessário que haja um requerimento com ação de execução de processo no sistema: Cancelamento de curso ou Cancelamento de disciplina.

 

Requerimento acao cancelamento

 

       Após definido o requerimento, quando houver um requerimento solicitado e deferido, o sistema efetuará o cancelamento automaticamente.

 

       Como o processo é automático e pode ser disponibilizado na central do aluno, é necessário definir os motivos que o aluno pode informar para solicitar o requerimento, localizado na aba de Motivo do cadastro do requerimento.

 

Motivos requerimento

 

       Também é necessário configurar a situação de resultado que as disciplinas deverão assumir após o cancelamento. Essa configuração é feita no menu de Configurações > Requerimentos.

 

Configuracoes requerimento disciplinas