Cálculo de Média |
Top Previous Next |
O processo de cálculo de médias tem como objetivo determinar a situação de resultado dos alunos após a conclusão de determinadas etapas do período letivo. É através dele que o sistema determina se o aluno está aprovado, reprovado, em exame, em dependência ou outra situação de acordo com a parametrização definida pela Instituição.
É possível também estabelecer regras específicas para o cálculo das médias, customizadas de acordo com as normas da Instituição, além de configurar percentuais de Frequência, notas mínimas e máximas e demais parâmetros utilizados pelo cálculo de médias, conforme discriminação a seguir:
Conceito
Um dos critérios para avaliação do aluno é a avaliação por “Conceito”. O sistema utiliza faixas de notas para o estabelecimento do conceito a ser atribuído, conforme mostra a tela abaixo, disponível no tópico “Conceitos” do item “Configurações do Dário Eletrônico”. Nos diários e históricos, mesmo que lançadas notas, a representação se dá conforme o conceito estabelecido.
Legenda de notas
Algumas Instituições têm como critério publicar as notas do aluno através de uma legenda. É possível, ainda, que uma nota não seja utilizada no cálculo da média e, se for, poderá ser utilizada no cálculo (nota digitada deve ser igual a nota da legenda) com um valor diferente da nota propriamente dita. As condições para utilização de notas com legendas são mostradas na tela abaixo que pode ser acessada através do tópico “Legendas para Notas” do menu “Configurações do Diário Eletrônico”
Avaliação Descritiva
Quando uma turma ou disciplina utilizar como critério de notas a “Avaliação Descritiva”, é possível cadastrar previamente os objetivos do curso e, a cada lançamento de avaliação, selecionar um desses objetivos ao invés de digitá-los a cada aluno/disciplina. O cadastramento dos “Objetivos do Curso” está disponível no item “Diário Eletrônico” do menu do módulo acadêmico, conforme mostrado na tela abaixo:
Regras de Cálculo
Fórmulas para calcular a média, configuradas de acordo com o número de notas estabelecidas pelos critérios de avaliação previamente cadastrados, onde para cada média utilizada haverá uma fórmula de cálculo específica. Estas fórmulas serão associadas a turmas ou disciplinas quando for disparado o processo de “cálculo de média”.
Observação: Cumpre notar, ainda, que os campos de notas mencionados no cálculo (N1, N2, N3 e N4) são campos definidos no cadastramento dos “Critérios de Avaliação”.
Situação de resultado
O processo de cálculo de médias também utiliza o cadastro de “Situações de resultado”. Este cadastro define que situações o sistema irá atribuir aos alunos após as médias calcudas, conforme mostrado na tela abaixo:
Critérios de avaliação
O processo de “Cálculo de Média” está todo baseado nos critérios de avaliação definidos pela Instituição de Ensino para os seus diversos níveis de curso. Basicamente são parâmetros que serão utilizados pelo rotina de cálculo e que, uma vez estabelecidos, serão vinculados a Turmas ou Disciplinas conforme mostrado a seguir:
Critério de Avaliação por Turma – São as regras definidas para aplicação a todas as disciplinas de uma turma, conforme tela abaixo:
* Reprovado por Frequência -> seu resultado na fase será reprovado por Frequência. * Reprovado por nota -> seu resultado na fase será reprovado por nota. * Exame -> seu resultado na fase será reprovado por exame. * Cursando -> seu resultado na fase será cursando. * Aprovado -> se não teve nenhum dos resultados anteriores então seu resultado será aprovado.
Obs: Caso a instituição não utiliza resultado fase ou Frequência global, recomenda-se não marcar os itens para melhor performance do cálculo de média.
Na aba “Exames” será informada ao sistema a quantidade máxima de disciplinas com determinada “Situação de Resultado” que permitem que o aluno realize o seu exame: Por exemplo: Se o aluno ultrapassar o número máximo de disciplina com a situação de resultado "Exame", será reprovado com a situação de resultado "Reprovação por máximo de disciplinas", neste exemplo "Repr p/Nota".
Na tela acima é definido um máximo de disciplinas que podem ter determinada situação de resultado.
O critério de avaliação por turma é vinculado a turma, no momento do cálculo de média o critério a ser utilizado será o da turma principal do aluno.
Critério de avaliação por disciplina
O sistema permite que as disciplinas tenham critérios de avaliação diferentes dentro de uma mesma turma ou grade. Dentro de uma turma, por exemplo, é possível ter um critério de avaliação para toda a turma exceto para determinadas disciplinas que terão critérios próprios. Estas disciplinas deverão estar vinculadas cada uma ao seu respectivo critério.
O cadastramento dos “Critérios de Avaliação por Disciplina” é feito conforme mostrado na figura abaixo:
Tipo de Digitação: Essa configuração definirá como os alunos serão avaliados e será feita a digitação dessa avaliação. O possível configurar uma das opções a seguir:
Tipo de fórmula (provas e trabalhos): Define um padrão de fórmulas que os professores deverão utilizar para cálculo das avaliações parcias (fórmula por peso, soma, livre, ou definido pelo próprio professor). Mínimo de avaliações (provas e trabalhos): Define o mínimo de avaliações exigidas para o professor encerrar o diário eletrônico. Calcular média: Quando marcada esta opção é realizado o cálculo de média conforme as avaliações configuradas. Calcular frequência: Quando marcado este campo realiza o cálculo de frequência por disciplina. Se não marcado é solicitado frequência mínima, resultado por frequência, base para frequência e arredondar frequência.
Frequência mínima: Deve ser informada qual a frequência mínima para não ser reprovado por frequência.
Resultado por Frequência: Quando o aluno não atingir a frequência mínima será reprovado com esta situação de resultado.
Base para Frequência: Deve ser informado qual a base para frequência. * Aulas dadas - Total de aulas dadas da disciplina * Carga horária - Total da carga horária prática e teórica da disciplina (Informação recuperada disciplina da matrícula (tela matrícula individual), caso não tenha na matrícula recupera da turma/disciplina) * Maior valor - Entre aulas dadas e carga horário qual tiver o maior valor * Presenças - Percentual de entre o número de presenças e carga horária. Onde o número de presenças é o total de aulas dadas menos o total de faltas. Neste caso o percentual de frequência por ser maior que 100%, para isso pode ser marcado o campo que não permite que frequência seja maior que 100%.
Arredondar frequência: Quando marcado esta parâmetro a será utilizada apenas a parte inteira da frequência, com arredondamento aritmético.
Arredondamento das Médias: A configuração do arredondamento de notas é realizada na configuração geral do critério de avaliação e também para cada nota calculada. O processo de arredondamento disponibiliza quatro opções:
De 8,799999 com duas casas decimais - 8,79
De 8,4999 com duas casas – Arredonda para 8,50 De 8.5550 com duas casas – Arredonda para 8,55 De 8,5551 com duas casas – Arredonda para 8,56 De 8,5560 com duas casas – Arredonda para 8,56
De 0,01 a 0,24 arredonda para zero; De 0,25 a 0,74 arredonda para 0,5;
De 0,01 a 0,5 arredonda para 0,5 De 0,51 a 0,99 arredonda para 1.
Na opção “Dados” da tela de Critérios de Avaliação é feita a configuração geral para todos os tipos de notas do critério de avaliação a ser cadastrado, conforme mostrado a seguir:
Em cada avaliação cadastrada no critério, deve-se acessar o link "Detalhes" para definir mais algumas configurações. Abaixo segue tela de detalhes das avaliações do tipo "Média":
Regra: vínculo da regra de cálculo cadastrada com a média, assim quando for realizado o cálculo da média essa regra será chamada para chegar ao resultado dessa média. Arredondamento de notas: definição do tipo de arredondamento que deverá ser adotado para a média selecionada. Média altera situação de resultado: Quando marcado é solicitado as situações de aprovado, recuperação e reprovado por média, caso contrário não será solicitados estes campos. Aprovação: nota mínima para aprovação, se a nota for menor que a configurada, entra em exame(se possuir nota de exame) ou reprova, se a nota for maior que a mínima recebe o resultado descrito. Recuperação: se a nota for menor que a nota mínima é reprovado diretamente, caso fique entre a nota mínima de aprovação e recuperação, então gera situação de exame. Reprovação: define quais serão as situações de resultado assumidas quando ocorre reprovação por média e por frequência.
Abaixo segue tela de detalhes das avaliações do tipo "Exame":
Na nota de exame é necessário apenas definir qual a nota que será verificada para definir se o aluno ficou em exame, e qual a nota base para a verificação, conforme imagem abaixo o aluno irá ficar em exame somente se a 'média antes do exame' for menor que 7,00.
Abaixo segue tela de detalhes das avaliações simples:
Avaliações simples são aquelas que digita-se notas que serão posteriormente utilizadas no cálculo das médias. Normalmente possuem um período de ocorrência, como por exemplo bimestres, trimestres e semestres. Para estas notas pode-se permitir a digitação de faltas (caso não seja utilizada a opção digitação de frequência diária) e a entrega do documento de diário de classe.
Avaliações interdisciplinares
Pode-se definir também uma avaliação simples como interdisciplinar. Neste caso a avaliação não possui mais digitação de faltas, nem entrega de diário. Caso seja selecionada uma avaliação base, o sistema apresentará a nota da avaliação interdisciplinar quando esteja-se digitando notas de provas e trabalhos da avaliação base. Quando ocorre a digitação de notas das avaliações interdisciplinares, todas as disciplinas em que cada aluno está matriculado e que contenham o mesmo critério de avaliação por disciplina recebem a nota digitada. As avaliações interdisciplinares somente são encerradas pela opção de encerramento/reabertura em lote. O encerramento de avaliações continua considerando se todas as avaliações anteriores estão encerradas, exceto quando forem interdisciplinares, nestes casos desconsidera esta validação. A mesma validação ocorre para a reabertura de avaliações. Caso a instituição utilize provas e trabalhos, somente é possível digitar notas de avaliações interdisciplinares com permissão especial. Esta permissão especial é disponibilizada ao perfil de usuário na aplicação de segurança.
Realizando o encerramento/reabertura de diários em lote
Após todas as regras e critérios terem sido definidos e configurados, e as notas digitadas é possível encerrar os diários de diversas turmas/disciplinas de uma só vez.
Para disparar realizar o processo por esta tela deve-se informar ao menos o período letivo e a nota que deseja-se encerrar e clicar em pesquisar. O sistema então retorna as disciplinas e então deve-se escolher quais deseja-se encerrar o diário. * Somente são apresentados diários que não possuam prazo de digitação do professor ou que caso possuam, a data de encerramento esteja fora do prazo de digitação do professor. Ao encerrar um diário de uma avaliação que antecede uma nota calculada é disparado o cálculo de média. Diários de avaliação de exame também devem ser encerrados mesmo que não haja alunos com esta situação. O cálculo até é disparado para alunos que não pegaram exame mesmo sem encerrar a avaliação de exame, porém ficará uma pendência no sistema. A opção desconsiderar pendências do diário permite que diários sejam encerrados mesmo que não contenham todas a nota de todos os alunos digitadas, ou conteúdo ministrado. Os diários somente são encerrados caso todos os diários anteriores estejam encerrados. Esta regra exclui as avaliações interdisciplinares. Além do encerramento pode-se reabrir diários em lote, opção utilizada normalmente para corrigir um cálculo incorreto do critério de avaliação. Inverso ao encerramento, somente podem ser reabertos diários que não possuam avaliações posteriores encerradas, exceto interdisciplinares. |