Configurações de subnível de ensino para diploma digital
Na rotina de diploma digital, é necessário realizar algumas configurações para que o processo funcione corretamente.
Para realizar estas configurações, deve-se acessar a opção de menu Subnível de Ensino:. Na Aba Acadêmico, existem alguns campos que devem ser configurados:
- Grupo de relatórios de certificados: Informar o grupo dos relatórios a serem utilizados na etapa final do processo de expedição.
- Expedição/registro de diplomas: Selecionar na opção “Expedição/registro de diplomas” a opção “Apenas Expede”.
- Utiliza livro de expedição: O parâmetro “Utiliza livro de expedição” deve estar marcado.
- Exportar XML do diploma: Como a instituição não trabalhará com a geração do XML com os dados de emissão, apenas importará o XML final enviado pela registradora, o parâmetro “Exporta XML do diploma” deve estar desmarcado.
- Relatório de diploma frente: Este relatório será a representação visual dos dados enviados pelo XML da registradora e importado no Mentor.
- Relatório de diploma verso: Este relatório será a representação visual dos dados enviados pelo XML da registradora e importado no Mentor.
- Relatório termo de responsabilidade emissão: Este relatório deverá ser assinado digitalmente pelo responsável configurado com o certificado A1.
- Responsável pelo registro/emissão do diploma: Informe aqui a pessoa que assinará com o certificado A1 o termo informando anteriormente.
- Caminho do site do Diploma Digital: Este caminho será disponibilizado à todos que possuírem os dados de validação do diploma via código de validação ou QRCode impresso no Relatório de diploma Verso. Com este código de validação, é possível visualizar o RVVD (Representação Visual do Diploma Digital) através de uma URL que a instituição poderá disponibilizar em seu site. Para configurar o link do site basta copiar o link da sua aplicação G5: “/jsf/diplomadigital/visualizadiplomadigital.jsf”.
- + Notificações para o aluno e para a instituição ao concluir a emissão do diploma digital: É possível configurar uma notificação tanto para os alunos, quanto para a IES, para que os mesmos sejam notificados por e-mail a respeito da conclusão da emissão do diploma digital.
Após definir o relatório de termo de responsabilidade, e responsável pela assinatura na instituição é necessário:
- Configurar o relatório para assinatura com certificado digital na aplicação de relatórios, veja em: Como inserir certificado Digital A1 em Relatório.
- Inserir o arquivo do certificado no cadastro da pessoa física, na aba “Dados complementares”, no link inteligente “Anexar certificado digital para autenticação de documentos”, confira mais detalhes neste link.
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