Release notes 6.49

Essa versão está prevista para ser liberada em 23/11/2020


ATENÇÃO: EXECUTAR ESTAS AÇÕES ANTES DE EXECUTAR O ATUALIZADOR:

  • Atualização da versão 6.49 ou superior pela Edusoft
    • Devido a grande quantidade de alterações nos arquivos de conexão com banco de dados e arquivos de configuração do atualizador de versões, recomendamos que as Instituições que precisam atualizar o MentorWeb para a versão 6.49 ou superior, solicitem esta atualização para a Edusoft pela central de relacionamento com o cliente. Desta forma a Equipe de infraestrutura da Edusoft fará a atualização do sistema para a versão 6.49.
  • Atualizador.jar
    • Realizamos algumas alterações internas no atualizador devido inconsistências que estavam ocorrendo no download de arquivos. Consequentemente a nova versão 8.9 do atualizador.jar está disponível no FTP. Caso não tenha acesso, entre em contato com nossa central de relacionamento com o cliente. Vale ressaltar, que esta versão do atualizador é válido apenas para as versões 6.49 ou superior.
  • Alteração dos recursos no perfil do atualizador de versão
    • Devido as melhorias realizadas na nova versão 8.9 do atualizador, o arquivo perfil.xml do atualizador de versão também foi aperfeiçoado. Clique aqui para verificar as alterações no perfil do atualizador da versão.
  • Alteração dos Resources JDBC nos XML's da aplicação
    • Obrigatoriamente todas as Instituições que precisam atualizar o MentorWeb para versão 6.49 e superior, devem atualizar os resources do tipo JDBC, tornando padrão as suas nomenclaturas, drivers e URL. Clique aqui para verificar o novo padrão.
      Estas alterações devem ser realizadas com o serviço Apache Tomcat parado.
  • Script a serem executado nos bancos: Relatórios, Integrador e Agendador.
    • Obrigatoriamente todas as Instituições que precisam atualizar o MentorWeb para versão 6.49 e superior, devem executar os script nos bancos Relatórios, Integrador e Agendador com a finalidade de trocar o JDBC Driver e URL Conexão das aplicações em questão.
      Estas alterações devem ser realizadas com o serviço Apache Tomcat parado.

  • Critério de avaliação por disciplina
    • Adicionado uma nova forma de arredondamento de média no cadastro de critério de avaliação por disciplina. O novo arredondamento definido como Meio em meio ponto sem decimal, também pode ser utilizado para arredondamento de notas (provas e trabalhos). Clique aqui para saber mais.
  • Matrícula individual do aluno - Disciplinas
    • Para um melhor controle do total de carga horária que uma disciplina possui na turma, foi adicionado o campo Carga Horária na matrícula individual do aluno. Ou seja, na aba “Disciplinas”, a opção “Adicionar disciplina” passa a ter o campo CH informando o total da somatória de carga horária prática e teórica que a disciplina possui. Clique aqui para saber mais.
  • Plano de ensino
    • Aprimoramos a funcionalidade do parâmetro “Disponibiliza conteúdo de disciplinas agregadoras para disciplinas agregadas no conteúdo ministrado e plano de aula” disponível no cadastro do plano de ensino. Atualmente quando se marca este parâmetro no plano de ensino, no momento de lançar o conteúdo ministrado ou então de criar o plano de aula da disciplina agregada, o sistema apresenta tanto os tópicos da disciplina agregadora quanto da agregada. A partir de agora quando marcado esta opção, a mesma funcionalidade será aplicada ao conteúdo do plano de ensino. Clique neste link e veja a documentação sobre esta funcionalidade.
  • Material de Apoio
    • Visando a praticidade na utilização do aplicativo mentor Mobile, disponibilizamos uma nova funcionalidade que ao ser configurada alertará o aluno, via notificação em tela do celular e/ou e-mail, sobre recentes postagens de material de apoio. Clique aqui e veja a documentação sobre esta ferramenta.

ATENÇÃO:

  • A partir da versão 6.49 e superior, o sistema não envia mais e-mail ou notificação push referente à alteração de material de apoio de forma automática, devido a implementação do envio de mensagens na criação do material de apoio. Sendo obrigatório realizar a configuração conforme documentação descrita acima.
  • Configurações LGPD
    • LGPD é a sigla adotada para designar a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/2018. Seu principal objetivo é garantir transparência no uso dos dados das pessoas naturais (físicas ou jurídicas) em quaisquer meios. Clique no link da opção para acompanhar a lei na íntegra, ou clique aqui para ver as configurações e rotinas no nosso sistema que já estão adaptadas para atender a lei.
  • Política de Cookies
    • Nessa versão ao logar pela primeira vez no sistema, o usuário será informado de forma clara e objetiva com qual finalidade os dados dele serão coletados. Além disso, ele deve afirmar que aceita que seus dados sejam tratados. Vale ressaltar, não serão coletados dados pessoais. Clique aqui para saber mais.
  • Serviços
    • Com a intenção de melhorar o desempenho dos serviços da Edusoft, aperfeiçoamos o serviço Integrador de dados, realizando sua migração e o controle para o módulo “Novo - Security”. Clique para entender mais.
  • Solicitação de requerimento
    • Para melhorar a rotina de solicitação/deferimento de requerimentos, foi ajustado para que quando o requerimento possuir deferimento automático e executar alguma ação SQL e a mesma possuir algum tipo de erro ou falha na execução, o sistema não irá deferir automaticamente, mostrando uma mensagem informando que o mesmo não foi deferido. Porém o requerimento irá para o setor responsável pelo trâmite, que decidirá se irá deferir ou não. O erro que foi informado anteriormente, estará sendo mostrado em um campo especifico na visualização do requerimento solicitado. Clique aqui para saber mais.
  • Login utilizando conta do Google
    • Visto que o Google+ foi descontinuado, ajustamos o sistema para que seja possível realizar o login através de uma conta no Google. Para isto, o usuário deverá possuir o e-mail que utiliza no Google vinculado ao seu login no sistema (através do security). Caso não possua, será mostrada uma mensagem em tela informando a situação, para que o mesmo possa entrar em contato com os responsáveis para correção/cadastro do e-mail. Clique aqui para saber mais.
  • (edição externa)