Release notes Mentor Web | Versão 09.05.00.00


A versão 09.05.00.00 do Mentor Web já está disponível. Confira abaixo as principais novidades, melhorias desta versão.







Acadêmico


Totalizadores de horas nas grades curriculares

  • Adicionamos campos totalizadores de carga horária, renomeamos campos de consulta e realinhamos algumas colunas para melhorar a visualização nas abas “Componente Curricular” e “Carga Horária Curricular”. Para saber mais clique aqui.

Chamado: 230958


Novo prazo de digitação do plano de aula

  • Agora é possível definir prazos diferentes para a digitação do Plano de Ensino e para o Plano de Aula. Para definir novos prazos para o plano de aula, acesse:
    • Períodos do Diário: na aba “Plano de Aula”, você pode configurar o prazo ideal para a digitação do Plano de Aula.
    • Períodos específicos do diário: foi inserida a nova opção “Digitação do plano de aula” em “Tipo de digitação”.
  • Para facilitar a transição, o prazo do Plano de Ensino foi replicado inicialmente para o Plano de Aula.
  • A digitação do plano de aula passa a respeitar o prazo de digitação definido no plano de aula. Para saber mais clique aqui.

Chamado: 226825

Geração dos dados do RVDD/RVHE por código SQL

  • Disponibilizamos nas configurações de subnível de ensino, aba acadêmico, nas configurações do diploma e do histórico escolar, uma nova opção chamada “Fonte de dados para geração do RVDD” e “Fonte de dados para geração do RVHE”, neste campo será definido se as informações que serão apresentadas no relatório serão puxadas do xml ou do sistema (por meio de SQL). Para utilizar a opção sql, que seriam informações vinda do sistema é necessário informar um relatório especifico que utilize o parâmetro INGRESSO_ID. Os relatórios padrões do mentor para RVDD e RVHE (E1120, E1121 e E1177), não atendem a este requisito. Por padrão esse parâmetro virá com o valor: “XML”. Para saber mais acesse Configurações do subnível de ensino - Aba Acadêmico

Chamado: 231086

Colégio


Digitação das Cargas Horárias na Validação por Fase

  • Formatamos os campos de carga horária (teórica/prática) das disciplinas e da fase para aceitarem valores no formato de horas e minutos (HH:MM);
  • Inserimos um novo campo para registro do Total de Faltas, presente na fase e em cada disciplina. Para saber mais, clique aqui.

Chamado: 233425


Comum


Ocupação com limite de pessoas

  • Adicionamos o campo limite de pessoas, quando preenchido será realizada uma limitação de pessoas para esta ocupação, não sendo possível associar novas pessoas ao atingir o limite. Para saber mais clique aqui.

Chamado: 233987


Novo campo na ocupação

  • Adicionamos o campo código do colaborador, trata-se de um campo informativo, pode ser preenchido com o código deste colaborador em outro sistema. Para saber mais clique aqui.

Chamado: 233987


Financeiro


Pagamento recorrente

  • Adicionamos novos campos no contrato financeiro e nos detalhes da parcela para contratos com pagamento recorrente. Para saber mais, clique aqui.

Chamado: 232957

Conceito de alçada para aplicação de descontos

  • Criamos nas configurações financeiras, a aba “Alçada de desconto”. Com esta nova configuração, é possível criar alçadas com tipos e faixas percentuais de descontos permitidos para a concessão de desconto financeiro para determinada unidade, perfil de usuário e tipo de aplicação. Para saber mais, acesse alçada de desconto.

Chamado: 222223


Processo seletivo


Temas de redação

  • Disponibilizamos um cadastro de temas de redação, para serem aplicados aos candidatos que fazem redação no processo seletivo. Para saber mais acesse Temas de redação
  • Na etapa do processo seletivo, quando utiliza prova online agora pode-se vincular a tabela de temas da prova, bem como definir o tempo máximo para da redação. Para saber mais acesse Etapa

Chamados: 236781 e 233438


Requerimentos


Requerimentos com prioridade

  • Agora, nos requerimentos solicitados e pendentes, usuários do setor responsável podem definir a prioridade do requerimento por meio de um novo campo de seleção obrigatório. As opções são: Urgente, Atenção, Normal e Sem classificação (padrão). A edição está disponível apenas no Módulo de Requerimentos e no Portal do Coordenador; para outros setores, a prioridade será apenas exibida. Para saber mais, acesse Requerimentos Pendentes e Requerimentos Solicitados.

Chamado: 233511



Controles nos Requerimentos

  • Adicionamos controles aos requerimentos através da opção 'Requerimento deve ser assumido no setor' na tela de criação de requerimentos. Assim, os botões 'Assumir' e 'Desassumir' são exibidos quando o requerimento precisa ser assumido por alguém do setor.

Chamado: 233511




Acadêmico


Atualização da situação acadêmica desconsiderando atividades de extensão

  • Ajustamos o processo de atualização de prováveis formandos, quando utilizada a opção “desconsiderando atividades complementares” para desconsiderar também componentes curriculares do tipo “Extensão”. O ajuste se aplica para a execução em background, também via tela de “Atualiza situações acadêmicas” e a executada manualmente no botão “Atualizar situação acadêmica” no ingresso do aluno. Quer saber mais sobre clique aqui.

Chamado: 234261

Aprimoramento na consulta de CEPs

  • Aprimoramos as consultas de CEPs no sistema, para que ao digitar um CEP não existente no sistema, seja feita a busca em APIs públicas, disponíveis. Para CEPS já cadastrados no mentor, o processo continua o mesmo.

Chamado: 233995

Campo “Polo de ensino” do diário eletrônico

  • Melhoramos as rotinas de notas e faltas e frequência diária para listar apenas os polos cadastrados na turma, e não mais conforme permissão de unidade do usuário logado.

Chamado: 236606

Campo de anexo no cadastro de curso

  • Adicionamos o campo ”+ Anexo“ na aba Projetos da tela de Cursos. Esse campo permite anexar um arquivo no formato PDF. Para saber mais sobre cadastros de curso e aba projetos clique aqui.

Chamado: 235072

Entrega de documentos

  • Melhoramos a entrega de documentos, para que ao inserir um anexo e clicar no botão “Iniciar o envio” da caixa de escolha de arquivos, o sistema já realize a gravação e entrega do documento, sem mais a necessidade de clicar no botão “gravar” da tela de entrega de documentos.

Chamado: 233998

Regras para definição de prazos

  • Ajustamos o sistema para permitir a configuração dos filtros, mesmo que o valor do curso não seja informado. Para saber mais, acesse regras para definição de prazos.

Chamado: 237884

Ingressos do aluno

  • Realizamos algumas melhorias no layout da tela de ingressos do aluno, aba certificados. Atualizamos os hints dos campos “Número do processo, Número de registro, Número sequência de registro, Número do livro de registro, Data da colação de grau, Data de registro” para exibir exatamente no nome da tag no xml, ficando assim mais fácil a identificação do campo no xml. Além disso renomeamos o campo “Número de registro” para “Número sequência de registro”, e disponibilizamos um campo para o “Número de registro”. Atendendo assim a regra do MEC(desde a versão 1.05 do diploma digital) na qual se enviar o número do livro de registro e o número de registro, não há necessidade de enviar o número da folha e número da sequência.

Chamado: 233099

Processos de matrícula com origem processo seletivo

  • Melhoramos o processo de matrícula em lote com origem no processo seletivo que não utiliza processo de seleção. Nesse caso, se o candidato não escolheu uma turma no processo de inscrição, será exibida uma mensagem em vermelho: “Aluno não selecionou a turma na inscrição” ao lado do nome do aluno que não escolheu uma turma durante o processo de inscrição, e o campo de seleção ficará desabilitado.

Chamado: 235500


Avaliação


Calculo de resultados em segundo plano

  • Melhoramos o sistema para permitir o cálculo de vários resultados em paralelo, desde que não haja outro com o mesmo filtro já em processamento. Clique aqui para saber mais.
  • Adicionamos o campo “E-mail para notificação em caso de falha no cálculo do resultado da avaliação”, que enviará um aviso para o e-mail informado, caso ocorra um erro no cálculo do resultado. Clique aqui para saber mais.

Chamado: 220921


Ingresso


Data limite para matrícula com pendência financeira

  • Adicionamos o campo “Data limite para matrícula com pendência financeira”, ao ser informado, o aluno poderá realizar a matrícula com pendência financeira até a data definida. Clique aqui para saber mais.

Chamado: 233111


Financeiro

Configurações do relatórios distintos para simulação e efetivação de renegociação

  • Liberamos o campo “Relatório para efetivação de renegociação”, nas configurações do financeiro, aba Renegociação. Com isso será possível a IE configurar um relatório apenas de emissão para as simulações da renegociação e outro para a efetivação da renegociação, que será exibido na central do aluno, quando a renegociação for efetivada. Para saber mais sobre acesse Configurações do financeiro - Aba Renegociação

Chamado: 233258

Código externo da parcela nos detalhes da parcela

Chamado: 232914


Processo seletivo

Notificações de prova online para o inscrito

  • Disponibilizamos duas novas opções de notificações: WhatsApp e Aplicativo. O WhatsApp utilizará a instância padrão, caso não possua, apenas não será enviada a notificação de WhatsApp.
  • Disponibilizamos o campo curinga ${DATA_HORA_REDACAO}, que mostrará a data e hora que o candidato respondeu a redação online.


Chamado: 233438

Portal do aluno

Tela de entrega de documentos

  • Melhoramos a funcionalidade para que cada documento seja gravado de forma individual. Com isso, o botão 'Gravar' foi removido da tela principal e agora está localizado na tela de importação do arquivo.
  • Também melhoramos esse fluxo na secretaria. Agora, ao anexar o documento e clicar em 'Iniciar o envio', o documento será gravado automaticamente.
  • Para saber mais, acesse consulta de entrega de documentos.


Chamado: 233438

Entrega de documentos

  • Ajustamos a forma de validação de entrega de documentos pelo portal do aluno para não aceitar documentos com mais de 10 páginas.

Chamado: 238237


Requerimentos

Cancelamento de requerimento

  • Adicionamos o campo 'Observação' no momento do cancelamento do requerimento.


Chamado: 233525



Acadêmico

Registro de atividade complementar por créditos e carga horária | Tipo de atividade/ aproveitamento

  • Realizamos um ajuste no cadastro de tipos de atividades complementares quando trabalham por crédito, tornando obrigatório o preenchimento da quantidade de horas por crédito. Desta forma, no lançamento de atividades complementares por crédito não é mais necessário informar a carga horária, que é calculada conforme os créditos realizados na atividade.
  • Para tipos de atividade complementar que trabalham por crédito, É necessário executar o script abaixo (na base de dados ICO) para preencher o campo “Horas p/ Crédito” na tela de tipo aproveitamento onde deve-se substituir “numeroDeHorasPorCreditos” pelo valor desejado de horas por credito e também substituir o “tipoAtividadeId” pelo id da atividade caso seja o mesmo valor para todas as atividades remover o filtro “AND AAC_TATVID = {tipoAtividadeId}”
BANCO ICO
 
UPDATE TB_APROVEITAMENTO_ATV_CMP SET
AAC_CHUMCRED = {numeroDeHorasPorCreditos}
WHERE AAC_CHUMCRED IS NULL
AND AAC_TATVID = {tipoAtividadeId}
AND EXISTS(SELECT 1 FROM TB_TIPO_ATIVIDADE_CMP WHERE ACP_ID = AAC_TATVID AND ACP_TIPAPROV = 2);


Chamado: 237694

Digitação de Frequência para Subturmas

  • Ajustamos o registro de frequência para subturmas que possuem aula no mesmo dia e horário. Agora, cada professor pode digitar a frequência de sua própria subturma sem que isso interfira na digitação da outra, garantindo que ambas permaneçam independentes.


Chamado: 232910

Validação de disciplinas da grade

  • Ajustamos para que a exclusão da validação de disciplinas da grade passe a considerar a fase da disciplina.


Chamado: 238025

Geração de certificação

  • Melhoramos algumas mensagens de inconsistências na rotina de geração de certificação, como, por exemplo, a mensagem que indica a necessidade de informar o município de nascimento do diplomado e as datas de início e término das atividades complementares.


Chamado: 235345

Matrícula com passe de aceite

  • Ajustamos a rotina para que os campos abaixo sejam inseridos nos dados da nova matrícula:
    • Data/hora aceite (tb_mestre_aluno, coluna MAL_DATACEIT)
    • Ip do aceite (tb_mestre_aluno, coluna MAL_IPACEIT)
    • Usuário do aceite (tb_mestre_aluno, coluna MAL_USUACEIT)

Chamado: 233330


Financeiro

Ordenação da combo “Pagador” em Contas a Pagar

  • Foi ajustada a ordenação alfabética da combo “Pagador” no registro de uma nova conta a pagar, garantindo maior facilidade na seleção do pagador desejado.


Chamado: 237879

Arquivos baixados - baixa automática

  • Ajustamos a rotina de arquivos baixados para mostrar o arquivo que não foi baixado, juntamente com o erro que impossibilitou a baixa automática.


Chamado: 238688


Eba! Chegamos ao final do release notes juntos, obrigado por ter lido até aqui! Saiba que estamos trabalhando incansavelmente para oferecer produtos e serviços cada vez melhores e mais eficientes para você. Continue acompanhando nossas novidades e atualizações, e não hesite em nos dar seu feedback e sugestões. Juntos, vamos transformar a educação!

Ficou com alguma dúvida? Nosso suporte pode ajudar! Clique aqui e abra um chamado para atendimento. :-)

  • (edição externa)