Release notes Mentor Web | Versão 09.01.01.00
A versão 09.01 do Mentor Web já está disponível. Confira abaixo as principais novidades, melhorias desta versão.
![](/lib/exe/fetch.php?w=20&tok=257e06&media=youtube.png)
Importante para quem usa registro online Banco do Brasil e Fintech da Edusoft
- Para banco do Brasil e Fintech da Edusoft, no momento do registro de título não era enviado a quantidade de dias de validade do boleto, e neste caso, a data de validade do boleto era atribuída automaticamente pelo banco de acordo com a configuração de convênio junto a instituição financeira. A partir desta versão, o campo “Dias de validade após vencimento” da configuração de boleto passa a ser enviado para o registro online do Banco do Brasil e Fintech da Edusoft.
Neste caso, o valor informado neste campo será a quantidade de dias em que o boleto estará válido após o vencimento do mesmo. Orientamos que clientes que utilizam Banco do Brasil e/ou Fintech da Edusoft revisem este campo na configuração de boleto.
Atualização do Urânia
- Nesta versão, houve uma atualização do Urânia para utilizar as api's disponibilizadas pelo Urânia (plataforma web). Porém, para quem utiliza a versão desktop do urânia, momentaneamente deixará de funcionar o recurso. O mesmo estará disponível novamente a partir da versão 09.01.03 do MentorWeb.
Novidades
Acadêmico
Solicitação de disciplinas em regime de dependência para colégios
- Criado um modelo padrão de requerimentos chamado “Solicitação de disciplina em regime de dependência” no qual o aluno que possui reprovação por média em uma disciplina, consegue efetuar a solicitação via requerimento no portal do aluno para efetuar a matrícula na disciplina em dependência. Para saber mais sobre esse modelo padrão de requerimento, clique aqui.
- O requerimento utiliza uma nova interface disponibilizada PAD139 - Solicitação de disciplinas reprovadas por nota, onde é executada através do processo de requerimento via central do aluno para solicitação de matrícula em disciplina reprovada por nota.
- Também disponibilizado o serviço externo padrão “recuperaDisciplinasReprovadasPorNota”. A partir desse serviço padrão o aluno consegue efetuar a solicitação de matrícula de disciplinas em dependência por nota através de requerimento via central do aluno. Para saber mais sobre esse serviço externo, clique aqui.
Chamado: 226156
Integração com Urânia+
- Disponibilizamos uma nova integração com o software Urânia+, que realiza a construção de horários de aula. A partir desta versão as configurações de integração com Urânia serão exibidas no subnivel de ensino aba Urânia. Para saber como utilizar a integração acesse Integração com Urânia.
Chamado: 226918
Atalho F2
- Disponibilizamos o atalho F2 para a nova tecnologia flutter.
Chamado: 230492
Notificações automatizadas
- Liberamos o envio de notificações para o aluno, responsável(quando configurado), referente aos seguintes processos:
- Agendamento/Alteração/Exclusão de avaliação parcial;
- Registro de faltas;
- Inclusão/Alteração/Exclusão de notas no diário;
- Inclusão/Alteração/Exclusão de conteúdo ministrado;
- Inclusão/Alteração/Exclusão de material de apoio;
- Encerramento de diário;
- Inclusão/Alteração/Exclusão Ocorrências;
- Pagamento de parcelas.
Para saber mais sobre o processo e realizar as devidas configurações acesse Notificações do diário e Parcelas para o WhatsApp e Aplicativo
Alteração no cálculo de frequência por carga horária (hora relógio)
- Alteramos o cálculo de frequência no encerramento individual ou em lote de diários, para que quando a base para frequência seja por carga horária, e a opção “Frequência calculada com base em hora relógio” esteja marcada, é feita a conversão da carga horária da disciplina para minutos e assim como são considerados os minutos das aulas que o aluno faltou, para que então seja feito o cálculo da frequência.
- No cadastro de horários, o campo “Duração de aula (minutos” passa a apresentar na tela inicial do cadastro e não mais no +info.
Chamado: 225160
Aplicativo
Manter conectado no aplicativo
- O aplicativo agora mantém o login da pessoa física conectado.
Chamado: 230684
Comum
Implementações na integração com a plataforma de biblioteca Multi Acervo
- Quando a configuração da biblioteca é da Multi Acervo, dois novos campos serão apresentados em tela: e-mail e e-mail alternativo. Onde o campo e-mail é um campo de preenchimento obrigatório com as seguintes opções de seleção: e-mail, e-mail alternativo, e-mail institucional e e-mail responsável financeiro (contrato). E o campo e-mail alternativo sendo um campo de preenchimento opcional com as seguintes opções: e-mail, e-mail alternativo, e-mail institucional e e-mail responsável financeiro.
- Ao efetuar a integração com a plataforma de biblioteca Multi Acervo, novos campos serão integrados com a plataforma, sendo eles: código da pessoa física no mentor, e-mail alternativo , complemento do endereço, nome do pai, nome da mãe e observações do aluno.
Chamado: 227629
Mentor Agendador
Variáveis de data para processos agendados
- Disponibilizamos variáveis de data que podem ser utilizadas em processos agendados. Sua utilização pode ser aplicada em processos de envio de e-mail, assim como processos batch de execução de urls, como por exemplo, a geração de títulos ou o processo de contabilização. Para verificar as variáveis criadas, acesse variáveis processo agendado.
Chamado: 215863
Processo para registro de faltas baseado em entradas e saídas da catraca
- Disponibilizamos um processo para executar no mentor agendador em que irá registrar faltas a partir de batidas de entrada e saída de catraca. Para saber mais sobre o processo, acesse processo para registro de faltas baseado em entradas e saídas da catraca.
Chamado: 226105
Processo seletivo
Assinatura digital para inscritos em concurso
- Disponibilizamos um campo no cadastro de inscrição do processo seletivo onde é possível vincular documentos para assinatura ao final da inscrição do candidato. Para verificar como vincular o documento, acesse a documentação de documentos para assinatura.
Chamado: 228380
Requerimentos
Assinatura de documentos gerados por requerimentos em plataforma
- Disponibilizamos nos requerimentos, a possibilidade de configurar a geração de documentos, atrelando a estes o processo de assinaturas do mesmo via plataforma de assinaturas. Para saber mais sobre como configurarclique aqui e caso queira verificar a documentação com imagem do requerimento deferido e com o relatório disponível clique aqui.
Chamado: 202873
Melhorias
Acadêmico
Conteúdo ministrado
- Alteramos para que o valor total do conteúdo ministrado seja baseado na quantidade total de aulas, quando o critério utiliza a frequência/aulas dadas calculadas com base em hora relógio.
Chamado: 227730
Lançamento de notas com três casas decimais
- Disponibilizada no critério de avaliação por disciplina, a opção “3” no campo de “casas decimais”. Ao selecionar essa opção, as notas dos alunos poderão ser registradas com três casas decimais, assim como as médias apresentadas em três casas decimais.
Chamado: 228416
Cadastro de pessoa jurídica - Atos regulatórios
- Nos atos regulatórios da IE um ato regulatório sem número, passa a permitir o preenchimento como S/N.
Chamado: 227448
Grades Curriculares
- Para as grades que utilizam módulos, foi aumentado o valor aceito de caracteres na descrição do módulo, de 60 para 250 caracteres.
Chamado: 227256
Atos regulatórios em tramitação
- Para atos regulatórios da IE e do Curso, que estejam em tramitação, foi alterada a quantidade de caracteres permitidos no campo “Tipo de processo”, de 20 para 60 caracteres.
Chamado: 227556
Permissões de acesso do usuário
- Alteramos a tela de publicação de usuários no sistema, para que quando for desmarcada a opção “Ativo”, o acesso do usuário no sistema seja desabilitado. Para saber mais acesse a documentação.
Chamado: 226082
Filtro nos relatórios acadêmicos
- Realizamos a inclusão do campo “Quem Assina o Doc.?” que vem com o valor por padrão “Secretaria”. Neste campo é possível alterar a descrição. Os relatórios acadêmicos que tiveram a inclusão desse campo foram:
- E63 Atestado de frequência
- E62 Atestado de vaga
Chamado: 217452
Unidade dos relatórios acadêmicos
- Realizamos uma melhoria nos filtros de unidade e subnível dos relatórios padrões acadêmicos. Agora ao acessar os relatórios acadêmicos somente serão exibidos nos filtros de unidade e subnível as unidades e subníveis liberados para o usuário logado. Deve-se atualizar os relatórios abaixo:
- Relatórios:
- E111 - Alunos com documentos pendentes
- E992 - Alunos com documentos pendentes
- E113 - Alunos por forma de ingresso
- E73 - Alunos por situação de matrícula
- E88 - Certidão de Curso
- E197 - Controle de vagas por curso
- E89 - Cronograma de Aula - por data
- E198 - Estatística de alunos por resultado
- E618 - Estatística de alunos por situação de matrícula
- E581 - Estatística de matrículas
- E30 - Lista de alunos
- E31 - Lista de Alunos por Idade
- E176 - Lista de apresentação de TCC
- E26 - Livro de matrícula
- E39 - Número de acadêmicos por curso
- E112 - Número de acadêmicos por curso e fase
- E38 - Ocorrências do Aluno - sem dados pra emitir
- E177 - Participações em bancas de trabalho final de curso
- E152 - Quadro de horários semanal - turmas
- E863 - Ranking de rendimento escolar
- E6 - Relação de acadêmicos para prova do ENADE
- E11 - Relação de alunos com foto
- E29 - Relação de aniversariantes
- E25 - Relação de pessoas com dados de contato
- E13 - Relação de professores
- E613 - Relatório de atividades do mês
- E47 - Vagas e Matrículas por Turma e Disciplina
- E1 - Respostas Subjetivas
- E161 - Matrículas Diárias
- E179 - Avaliações não-realizadas
- E188 - Controle de Reservas de Recursos
- E190 - Inscrições em lista de espera
- E2 - Resultado da avaliação
- E3 - Verificação de participação na avaliação
- E54 - Mapa de Disponibilidade de Recursos
- E580 - Lista de presença
- E587 - Classificação geral do concurso
- E690 - Resultado da avaliação
- E8 - Avaliação de Docente
- E82 - Número de inscritos por turma e meio de divulgação
- E894 - Participação na Avaliação
- E9 - Baixo Desempenho
Chamado: 228403
Entrega de documentos de alunos com processo de remanejamento
- Ao realizar o processo de remanejamento de turma, caso o aluno tenha algum ou todos os documentos entregues onde a periodicidade está configurado “a cada matrícula em um período letivo em um curso” na matrícula anterior, serão replicados os documentos para a nova matricula. Será criado um novo registro de entrega, e não será criado um novo registro de anexo, mantendo sempre o anexo anterior associado ao aluno.
Chamado: 228085
Controle de vagas de turmas em inscrição
- Criamos um campo para controlar a quantidade de vagas disponíveis da turma para inscrição em concurso. O campo “Vagas para inscrição” foi criado no cadastro de turmas, e o mesmo será visível em tela, somente quando a turma está em inscrição. Para saber mais, acesse o cadastro de turmas.
- Criamos a caixa de marcação “Apresenta turmas para a seleção” no cadastro do concurso que não utiliza processo de seleção. Para saber mais, acesse inscrições em turmas por interface responsiva.
- Renomeamos o nome “Processo seletivo” para “Inscrições/chamadas em concursos” no campo “Origem dos alunos” em cadastro do processo de matrícula.
Chamado: 228380
Visualização do currículo digital
- Novas opções para visualização do currículo digital, através do Portal do aluno, Site do histórico digital e site do diploma digital( através de autenticação), para saber mais sobre essas funcionalidades acesse Currículo Digital, opção: “Opções de acesso ao currículo”.
- Agora serão exportadas as subáreas de conhecimento do cadastro das disciplinas no bloco “InfAreas”. O campo subárea da disciplina torna-se obrigatório para ao menos uma disciplina, para a geração do currículo digital. A área de conhecimento do curso foi removida desse bloco. No bloco “UnidadeCurricular” também será enviada a subárea de conhecimento das disciplinas. Com isso torna-se obrigatório que ao menos uma disciplina da grade tenha a Subárea de conhecimento informada. Caso não for encontrado disciplinas com essa informação preenchida, será exibido ocorrência na geração do currículo digital, impossibilitando a geração do mesmo.
Chamado: 229192, 227946
Diário eletrônico
- Melhoramos a visualização do status da gravação das notas. Os status são: aguardando confirmação, nota gravada e falha na gravação.
Chamado: 230689
Central do aluno
Entrega de documentos no processo de matrícula
- Quando o aluno estiver com a matrícula em situação de pré-matrícula, o sistema apresentará na tela de entrega de documentos, apenas os documentos pendentes que foram reprovados pela secretaria, sendo que a entrega dos demais documentos pendentes será feita durante o processo de matrícula.
Chamado: 225823
Comum
Média para avaliações descritivas
- Realizamos uma melhoria no sistema para não exigir uma nota do tipo Média quando o Critério de Avaliação for definido com o tipo de digitação para Avaliação Descritiva.
Chamado: 229388
Campo de código para subnivel de ensino
- Disponibilizado um novo campo no cadastro de subnível de ensino: “Código”. Este campo não é obrigatório, por padrão o seu valor é vazio e o mesmo é apenas informativo para a emissão de relatórios e outras situações que necessitem esta informação. Caso desejar saber mais sobre o cadastro de subnível acessar Subnível de Ensino
Chamado: 226176
Documentos pessoais com assinatura eletrônica
- Criamos um campo para informar a pasta de destino dos documentos na plataforma de assinaturas. Com isso, é possível organizar os documentos em pastas de forma automática. Para saber mais, acesse documentos pessoais.
Chamado: 225112
Seleção de responsáveis na caixa de mensagens
- Disponibilizamos um novo botão com o nome “+ Responsáveis”, para a seleção em lote de pais, mães e responsáveis do aluno, ao selecionar a opção de destinatário “Outros”.
Chamado: 229519
Financeiro
Consulta de parcelas
- Disponibilizamos na tela de consulta de parcelas um novo filtro com o nome ID da parcela facilitando as buscas, o mesmo se encontra posicionado na parte interna “+filtros”.
Chamado: 217416
Filtro de grupo de unidade e unidade para relatórios do financeiro
- Realizamos uma melhoria nos filtros de grupo de unidade e unidade dos relatórios padrões financeiros e contábeis. Agora ao acessar os relatórios financeiros e contábeis somente serão exibidos nos filtros de grupo de unidade e unidade os grupos e unidades liberados para o usuário logado. Deve-se atualizar os relatórios abaixo no cliente:
- Relatórios:
- E594 - Alunos matriculados sem parcelas
- E978 - Alunos que acessaram o portal
- E1216 - Cadastros sem vínculo com regras de integração
- E178 - Carta de cobrança
- E1217 - Clientes e Sacados com problemas de cadastro
- E865 - Consulta de parcelas/notas fiscais
- E138 - Declaração de Quitação Anual de Débitos
- E137 - Demonstrativo de Receita
- E91 - Desconto do Cadastro
- E630 - Diferenças de contabilização
- E616 - Etiqueta - Cobrança (Pimaco 6180)
- E691 - Exportação de lançamentos em arq TXT p/ Mentor ERP
- E20 - Faturamento
- E141 - Inadimplência
- E66 - Informe de pagamentos - Despesas com instrução
- E866 - Movimentação bancária
- E856 - Orçamentos financeiros
- E657 - Parcelas com ocorrências
- E1220 - Parcelas com rateio incompleto nos lançamentos
- E1218 - Parcelas datas incorretas para o Sapiens
- E1219 - Parcelas não contabilizadas no período
- E132 - Parcelas sem Títulos
- E131 - Razão Contas a Receber
- E181 - Recebimento
- E1150 - Recebimentos fintech
- E1035 - Regras Contábeis
- E84 - Relação de descontos
- E4 - Relação de parcelas
- E19 - Renegociações
- E793 - Resumo de Receitas e Despesas
- E104 - Títulos emitidos
Chamado: 229152
Envio de NFSe
- Adicionamos dois novos parâmetros no envio de NFSe, sendo eles: envia NFSe somente para alunos ativos e somente parcelas liquidadas. Para saber mais, acesse enviar NFSe.
Chamado: 227379
Gerador de interfaces
Exportação de uma interface com duas ou mais visões
- Realizamos uma melhoria para que ao exportar interfaces, todas as visões compartilhadas cadastradas para a interface sejam disponibilizadas no arquivo de exportação.
Chamado: 222532
Requerimentos
Alterado nome do campo
- Na criação de requerimentos, consulta e solicitação, foi alterado o nome do campo de “Dias” para “Dias úteis”.
Chamado: 193958
Ajustes de inconsistências
Acadêmico
Inconsistência ao excluir avaliação parcial
- Ao tentar excluir uma prova parcial cadastrada no diário, caso houvessem respostas na avaliação parcial, apresentar uma mensagem de: “Erro na exclusão! Existe(m) resposta(s) de prova relacionada(s) com ao registro de nota parcial” e não era possível excluir as notas das provas parciais. Agora, é possível efetuar a exclusão das respostas das provas parciais.
Chamado: 229620
Cadastro de objetivos - PAD113
- Ao salvar um cadastro de objetivos, estava sendo apresentado inconsistência em tela. A inconsistência ocorria porque nos campos “Sigla” e “Descrição” era possível inserir mais caracteres do que o aceito no banco de dados.
Chamado: 230169
Tela inicial com dashboard
- Não estava carregando dashboard, quando nas configurações do módulo, o campo “Opção inicial do módulo (caminho)” começava com o valor /.
Chamado: 230305
Oferta de cursos
- Estavam sendo listadas modalidades que não pertenciam à unidade logada.
Chamado: 228875
Chat
- Não listava todas as disciplinas em que o aluno estava matriculado, quando o professor lecionava mais de uma disciplina para o aluno.
- Nas configurações do chat quando os campos: “Permite a abertura de chats com coordenadores, secretaria e financeiro” para o aluno e para o responsável estava desmarcada, o usuário ainda consegui abrir chat com coordenador, secretaria e financeiro. Alterado para respeitar a flag corretamente.
Chamado: 230147 e 230743
Exclusão de notas
- Realizamos um ajuste no sistema que ao excluir uma prova no “Cadastro de provas e trabalhos” exclui consequentemente as notas dessa prova corretamente.
Chamado: 230192
Inconsistência ao digitar notas
- O sistema apresentava um erro inesperado ao digitar notas. O erro ocorria devido a uma nota criada a partir da importação de provas, que tinha respostas vinculadas a ela.
Chamado: 230624
Integração com o Google for Education
- A integração de notas do google for education não ocorria quando o campo “Criar um e-mail para o aluno com o domínio da instituição” estava desmarcado.Sendo assim, o e-mail convite não chegava para o e-mail gmail do aluno. Ajustado para o e-mail convite ser enviado corretamente e a integração ocorrer normalmente.
Chamado: 230914
Agendador
Mentor Agendador
- Em alguns casos em específico, quando o sistema possuía processos agendados cadastrados, o sistema ficava fora do ar.
Chamado: 229254
Aplicativo
Login
- Ao tentar realizar o login no aplicativo antigo, em alguns casos estava ocorrendo erro 500.
Chamado: 229508
Visualização de notas e faltas com login de responsável
- No aplicativo, o botão flutuante ficava sobre as notas do aluno, impossibilitando que o usuário clicasse nelas e as visualizasse. Ajustado o tamanho da tela para a visualização correta.
Chamado: 229209
Central do aluno
Solicitação de requerimentos
- Ao efetuar a solicitação de um requerimento que possui custo e que na conta bancária o campo “Utiliza registro online” esteja marcado, o boleto não estava sendo aberto automaticamente no navegador.
Chamado: 227631
Lentidão ao acessar tela de notas e faltas
- O sistema estava apresentando indisponibilidade ao acessar a tela de notas e faltas. Foi feito um ajuste para reduzir o tempo de execução dessa tela, melhorando assim o desempenho.
Chamado: 231391
Comum
Caixa de mensagens
- Realizamos um ajuste no sistema para quando for selecionado o remetente da configuração da mensageria, seja substituído os campos coringas.
Chamado: 230024
Licença
- Não era possível fazer login no Flutter quando a licença possuía apenas um módulo cadastrado.
Chamado: 231338
Contábil
Contabilizações realizadas
- Realizamos um ajuste para concluir o download corretamente do conteúdo exportado quando utilizado os navegadores Firefox e Chrome.
Chamado: 230481
Controle de frequência
Controle de entrada e saída - catraca
- O sistema não estava reconhecendo CPFs que começavam com mais de dois zeros no endpoint validaEntradaSaidaPadrao.
Chamado: 231264
Financeiro
Inconsistência em tela ao alterar parcela
- Ao efetuar a alteração de desconto em parcela gerada e em aberto que possui desconto cadastrado, em alguns casos em específico, gerava erro em tela. Não sendo possível prosseguir com o processo de alteração.
Chamado: 229731
Cancelamento de parcelas
- O sistema estava permitindo cancelar uma parcela gerada a partir de uma renegociação. Parcelas desse tipo, não podem ser canceladas.
Chamado: 229187
Dias de validade do boleto - Banco do Brasil e Fintech da Edusoft
- Para banco do Brasil e Fintech da Edusoft, no momento do registro de título não era enviado a quantidade de dias de validade do boleto, e neste caso, a data de validade do boleto era atribuída automaticamente pelo banco de acordo com a configuração de convênio junto a instituição financeira. A partir desta versão, o campo “Dias de validade após vencimento” da configuração de boleto passa a ser enviado para o registro online do Banco do Brasil e Fintech da Edusoft.
Chamado: 230964
Portal do coordenador
Exclusão de ocorrências que dependem da aprovação do coordenador
- Não estava sendo possível excluir a ocorrência após a aprovação ou reprovação da mesma. Também ajustamos a rotina de exclusão de ocorrências em lote.
Chamado: 230621
Portal do professor
Inconsistência ao gravar ocorrência
- Ao efetuar o registro de ocorrência pelo portal do professor onde não era informado a turma, retornava um erro em tela.
Chamado: 230895
Security
Parâmetros via URL
- Alteramos para não permitir a inclusão de javascript via parâmetro URL.
Chamado: 230912
Log da mensageria
- A quantidade de e-mails pendentes no log da mensageria estava mostrando um valor incorreto.
Chamado: 230816
Eba! Chegamos ao final do release notes juntos, obrigado por ter lido até aqui! Saiba que estamos trabalhando incansavelmente para oferecer produtos e serviços cada vez melhores e mais eficientes para você. Continue acompanhando nossas novidades e atualizações, e não hesite em nos dar seu feedback e sugestões. Juntos, vamos transformar a educação!
Ficou com alguma dúvida? Nosso suporte pode ajudar! Clique aqui e abra um chamado para atendimento.