Release notes Mentor Web | Versão 08.13.00.00


A versão 08.13 do Mentor Web já está disponível. Confira abaixo as principais novidades, melhorias desta versão.




Scripts ou procedimentos a serem executados na versão


226226 - Serviço externo de aplicação de desconto
  • Nesta versão foi necessário criar um novo campo na tabela de parcela, na qual precisa possuir um valor padrão. Por ser uma tabela com grande volume de dados, não inserimos o script de forma automática na atualização da versão. Por este motivo, deve-se executar os scripts abaixo ANTES da atualização da versão. Este script vai criar a coluna, em seguida, vai atribuir o valor padrão, e posteriormente, definir esta coluna para não permitir valores nulos.
  • Atenção: O script para definir o valor padrão pode ser extremamente demorado, dependendo do volume de dados da tabela. Os scripts devem ser rodados na base “ICO”.




Acadêmico


Novas opções financeiras para o trancamento de matrícula

  • Disponibilizamos novas opções no Cadastro de regras de matrícula, para as opções de Trancamento. Tal melhoria servirá para agilizar o processo da secretaria com relação ao financeiro. Quando ocorre um Trancamento, os valores rescisórios podem variar de acordo com a data e situação de pagamento, isso faz com que a secretaria precise encaminhar o aluno para o financeiro, que por sua vez precisa analisar a situação do aluno e calcular os valores, sendo este um processo muito moroso e podendo gerar eventuais erros. A partir desta nova versão esse processo poderá ser configurado na regra de matrícula, agilizando assim o processo. As novas opções liberadas, para que se possam ser configuradas é necessário que o campo de seleção: “Ação a ser tomada no financeiro em caso de realizar o cancelamento de curso” esteja configurada com alguma opção que altere o financeiro. Lembramos que o sistema sempre olhará primeiro a opção selecionada neste campo e aplicará as configurações das combos selecionadas. Com essa opção selecionada serão liberados um agrupamento de campos (Ações complementares) com as seguintes opções:
  • Caixa de seleção: Isentar a primeira parcela para desligamento até (data desejada), Após a data, cobrar: (percentual desejado) da primeira parcela, Tipo de baixa (selecionar o tipo desejado.)
    • Caixa de seleção: Realiza a cobrança proporcional aos dias do mês na parcela do mês de desligamento. Tipo de baixa (selecionar o tipo desejado).
    • Caixa de seleção: Considera somente dias úteis na cobrança proporcional.
    • Caixa de seleção: Gera conta a pagar de devolução com vencimento (Selecionar a opção desejada), No dia (Informar o dia desejado), Conta financeira: (selecionar a conta desejada).
  • Quando a opção no campo: “Ação a ser tomada no financeiro em caso de realizar o cancelamento de curso” estiver selecionado como: “Inativa parcelas e boletos em aberto do(s) contrato(s)”, Nas: “Ações Complementares”, será apresentada apenas a opção:“Gera conta a pagar de devolução com vencimento(Selecionar a opção), No dia(informar o dia), Conta financeira(selecionar a conta).

Para maiores informações acessar Regra de matrícula - Aba Trancamento;

Chamados: 218895

Processo de correção de provas com leitora de cartão

  • Disponibilizamos a funcionalidade de cadastro de provas, leitura de gabaritos e lançamento de notas para provas e simulados de modo padronizado. Para saber mais sobre as funcionalidades acesse os links abaixo:

Cadastro de provas
Cadastro de Layout de importação
Processo de importação de provas
Consulta de respostas do aluno

Chamado 222817


Geração do diploma digital para aluno com Decisão Judicial

  • Implementamos a geração do diploma digital para aluno concedido por decisão judicial. Para o lançamento dos dados da decisão judicial, foi criado um link inteligente para cadastro da Decisão Judicial no ingresso do aluno. Essa implementação alterou o XML do documento do diplomado e XML do documento.


Chamados: 219418


Atividade Complementar


Atividade Complementar - Quantidade de disciplinas e disciplinas obrigatórias

  • Para turmas de atividades complementares é possível controlar a quantidade máxima de disciplinas que podem ser selecionadas e definir as obrigatórias. Este procedimento será refletido diretamente no processo de inscrição em turmas de atividades complementares. Para saber mais sobre esse processo e as devidas configurações acessar Controle de quantidade de disciplinas e disciplinas obrigatórias para a inscrição.


Chamados: 223408


Comum


Login com conta Microsoft

  • É possível realizar o acesso ao mentor através do login com a conta Microsoft. Para obter instruções sobre como configurar essa opção, consulte as configurações OAUTH. Além disso, é importante destacar que, nas configurações do security, as abas Facebook e Twitter foram descontinuadas, enquanto a aba do Google foi migrada para a aba OAUTH.


Chamados: 216815


Financeiro


Contas a pagar

  • Incorporamos dois novos campos à tela de cadastro e manutenção de contas a pagar: 'Descrição do Documento' e 'Anexo'. Adicionalmente, implementamos a opção de clonar contas a pagar. Para maiores informações acessar o Cadastro de conta a pagar.

Chamados: 222789


Portal do professor


Diário Eletrônico - Integração da assinatura do diário com portal de assinaturas e GED

  • Liberamos a integração do diário eletrônico com a plataforma de assinatura digital. Com isso, ao professor encerrar um diário, o mesmo será enviando para a assinatura do professor, caso a IE tenha configurado a integração com a plataforma. As opções de assinantes disponibilizadas são: professor, coordenador, diretor e secretária. No entanto o documento terá vinculo específico com o professor, portanto o documento ficará pendente apenas para o professor. Também será possível realizar o processo de envio para a assinatura manualmente. Caso ocorra algum erro relacionado ao envio para a assinatura, isso não impedirá de encerrar o diário, apenas o documento que não terá sido enviado para a plataforma, tendo que realizar esse processo manualmente através da tela de entrega de documentos do professor. Aconselhamos a acessarem a documentação através do link Assinatura digital do Diário eletrônico, para realizarem as devidas configurações e obterem conhecimento do novo processo.


Chamados: 219712

Diário Eletrônico - lançamento de notas

  • Implementamos a funcionalidade de salvamento automático das notas na tela de Provas e Trabalhos. O sistema realizará o salvamento automaticamente sob os seguintes critérios: Digita e imprimi notas de zero a dez, Digita notas de zero a dez e imprime conceitos, Digita e imprime conceitos e Digita e imprimi notas de zero a cem. É possível acionar essa funcionalidade usando a tecla TAB ou ENTER, e o botão de gravar foi removido. Funcionalidade foi implementada na secretaria, central do professor e central do coordenador.


Chamados: 222617


Processo seletivo


Processo seletivo para concessão de bolsas

  • Disponibilizamos um conjunto de funcionalidades para configurar, acompanhar e controlar processos seletivo para a concessão de bolsas de estudos. Além dos recursos já existentes no módulo processo seletivo, pode-se agora configurar e realizar inscrições pelo responsável do candidato, definir as bolsas de estudos disponibilizadas, com o percentual e faixa de renda familiar, consultar os dados do formulário do candidato, configurar processos apenas para renovação de bolsas com bloqueio para novos bolsistas, registrar pareceres e definir a bolsa concedida e percentual por candidato, consultar o histórico de bolsas do candidato, assim como a situação da inscrição dos candidatos, solicitar a assinatura de documento de aceite da bolsa com integração com a plataforma de assinaturas e criar contratos financeiros em lote com a bolsa concedida aos candidatos. Foram disponibilizados também os formulários para preenchimento dos dados cadastrais do responsável e do candidato no processo.
  • Para maiores informações acessar a Processo Seletivo de Bolsa Social;

Chamados: 200067


Controle de frequência


Integração com o sistema de Catraca Henry 8x

  • Disponibilizamos uma integração com o sistema de Catracas Henry, possibilitando maior controle de acesso de Alunos, Professores e Funcionários, ainda com possibilidade de estar notificando o responsável pelo aluno.
  • Para maiores informações acessar a Catraca henry 8x ;

Chamados: 223686




Acadêmico



Pessoa Física > Colaborado/Professor > Ocupação > Ocupação Profissional

  • Realizamos algumas alterações no cadastro de profissões. O campo “Cargo no MEC” foi definido como obrigatório para a geração do xml do diploma digital do aluno, caso este campo não seja informado, e o colaborador seja assinante do xml do diploma digital, uma mensagem informando ao usuário é exibida na tela de gerar xml e enviar para a assinatura.
  • Lembramos que esse campo de cargo é utilizado em muitos RVDD e RVHE, portanto caso a ocupação do assinante não exista no MEC, deve-se cadastrar o mesmo como “Outros” pois assim será enviado para o xml a descrição da ocupação, exibindo essa descrição no RVDD e RVHE. Um exemplo é o cargo/ocupação secretária, este cargo não existe como um cargo no MEC e muitas IES, utilizam a secretária como assinante, portanto no campo de cargo no MEC deve-se informar o tipo “Outros”, pois assim será enviado para o xml e relatórios a descrição da ocupação (secretária). Aconselhamos a todas as IES a revisarem seu cadastro de ocupações do colaborador, e realizarem os devidos ajustes.


Chamados: 223076

Processo de matricula > Pré-matrícula

  • Na execução de processos de matrícula, retiramos a trava que impedia o processo de ser realizado, quando a origem dos alunos é Pré-matrícula e o tipo de processo também é uma pré-matrícula. Agora será possível na secretaria que seja feito um processo de pré-matrícula gerando o financeiro para o aluno. E a a situação do aluno na turma continuará como pré-matrícula.

Chamado: 223708

Diário eletrônico

  • Implementamos melhorias no diário eletrônico, quando o mesmo possui agrupamento de turma/disciplina com diferentes unidades. Agora, o professor poderá encerrar e/ou abrir o diário, digitar notas, registrar conteúdo ministrado e muito mais, independentemente da unidade à qual está conectado. Para saber mais, acesse o agrupamento de turma/disciplina com unidades diferentes (EAD).

Chamado: 221524

Atos regulatórios do curso

  • No cadastro de atos regulatórios do curso, será possível informar se o ato de autorização/reconhecimento/renovação do reconhecimento, encontram-se ainda em tramitação. Ao selecionar a opção de tramitação, será necessário inserir os dados da tramitação, pois tais informações são enviadas para o xml do histórico e do diploma. Para saber mais sobre os atos regulatórios do curso acesse Atos regulatórios do curso


Chamado: 223008


Financeiro



Configurações do financeiro

  • Realizamos uma melhoria que impacta a visualização das parcelas no portal do responsável. Criamos o parâmetro “Apresenta somente as parcelas do responsável financeiro no portal” na aba “Parcelas”. Quando essa opção estiver marcada, o responsável verá apenas as parcelas das quais é financeiramente responsável. Se não estiver marcada, todas as parcelas do aluno serão visíveis. Para saber mais sobre, clique aqui.


Chamados: 219064


Portal Gerencial

Portal gerencial > BI Financeiro Recebimento

  • Adicionamos 2 filtros no Dashboard de recebimento, filtros: “Conta financeira” e “Tipo de baixa”, tais filtros são opcionas.

Para saber mais acesse Dashboard Recebimento

Chamado: 222896



Acadêmico


Geração de certificação > XML do Diploma Digital

  • Realizamos uma melhoria na geração do XML do diploma digital. Agora, quando o ato regulatório é “Credenciamento”, o sistema enviará o credenciamento sem verificar a data de validade. O recredenciamento e as renovações de recredenciamento continuarão sendo enviados de acordo com a data de validade. Para saber mais sobre, acesse configurações no cadastro de Pessoa Jurídica para diploma digital.


Chamados: 223354

Geração de certificação > XML do Diploma Digital & Geração de Histórico digital

  • Realizamos uma correção na validação do código IBGE referente ao município, quando o aluno era naturalizado no Brasil. Em tais casos não se faz necessário a informação do código do município, entretanto o sistema validava o código mesmo assim.

Chamados: 225689

URL de diplomas e histórico públicos

  • A rotina estava duplicando alguns históricos e diplomas, realizamos a correção.

Chamados: 214262


Financeiro


Baixa automática

  • Ao efetuar a baixa automática, o sistema estava apesentando um erro inesperado não tratado, em alguns casos específicos. Ajustado para efetuar a baixa automática sem apresentar erro.


Chamado: 225746


Inscrição


Realizar inscrição

  • Ao efetuar a inscrição e o inscrito possuir perfil de aluno e secretaria, ocorria um erro ao tentar enviar o documento para assinatura.


Chamado: 224981


Processo seletivo



Documentos anexados no processo seletivo de bolsas

  • Identificamos que ao editar uma inscrição que já foi matriculada, o sistema está removendo o marcador é candidato do cadastro do aluno, impossibilitando o acesso aos documentos de inscrição. Ajustamos o sistema para manter o aluno como candidato mesmo após a efetivação da matrícula, possibilitando o acesso aos documentos de inscrição.


Chamados: 225040-1


Portal do professor



Tela de carregamento na digitação de notas

  • Adicionamos uma tela de carregamento para não permitir o usuário realizar ações até a tela ser totalmente carregada.


Chamados: 225233



Eba! Chegamos ao final do release notes juntos, obrigado por ter lido até aqui! Saiba que estamos trabalhando incansavelmente para oferecer produtos e serviços cada vez melhores e mais eficientes para você. Continue acompanhando nossas novidades e atualizações, e não hesite em nos dar seu feedback e sugestões. Juntos, vamos transformar a educação!

Ficou com alguma dúvida? Nosso suporte pode ajudar! Clique aqui e abra um chamado para atendimento.
:-)

  • (edição externa)