Release notes Mentor Web | Versão 08.10


A versão 08.10 do Mentor Web já está disponível. Confira abaixo as principais novidades, melhorias desta versão.





EXECUTAR ANTES DA ATUALIZAÇÃO

Scripts ou procedimentos a serem executados na versão


220115 - Arquitetura API
  • Foram realizadas melhorarias na arquitetura da API. Para o devido funcionamento do mentor favor revisar as configurações. As mesmas encontram-se no Configurando Edusoft API



178800 - Sistema > Opção de módulo > Relatório

  • A partir desta versão, os campos de configuração de relatórios e interfaces para a execução em processos, apresentam apenas relatórios que o usuário possui permissão configurada em seus perfis de usuário. Durante a atualização, todos os níveis de acesso terão bloqueio nos relatórios e interfaces, sendo disponibilizados para o desbloqueio, os procedimentos de banco de dados abaixo. Caso seja necessário adicionar novos relatórios ou interfaces, acesse o Security para efetuar o desbloqueio correspondente. Para saber mais como efetuar a liberação, acesse a documentação correspondente.
  • Microsoft Sql Server: Scripts
  • Oracle: Scripts




Acadêmico



211178 - Processo de rematrícula

  • Realizamos uma melhoria no envio do e-mail no processo de rematrícula que tem como objetivo facilitar a comunicação e envolver os pais ou responsáveis no processo educacional. É importante ressaltar que é necessário que o responsável possua um email cadastrado para receber as informações. Para saber mais, acesse Regras de matrícula


219626 - Entrega de documentos de inscrição

  • Identificamos que os documentos anexados durante a inscrição estavam sendo considerados automaticamente como entregues, sem passar por uma análise manual. Para melhorar este processo, implementamos uma melhoria no cadastro de configuração da inscrição, na definição do passo de documentos, adicionamos um link “+info” que permite definir se os documentos devem aguardar aprovação ou serem considerados automaticamente como entregues. Ao marcar o “+info - Utiliza aprovação de documento”, os documentos anexados durante o processo seletivo ficarão aguardando aprovação. Por outro lado, se o “+info - Utiliza aprovação de documento” não estiver marcado, os documentos serão considerados automaticamente como entregues, sem a necessidade de análise manual.


197294 - Matrículas/Ingressos do aluno > Histórico do aluno > Visualização da carga horária

  • Adicionamos um novo recurso ao sistema que certamente irá aprimorar a experiência dos usuários. Agora, no histórico do aluno, você encontrará o campo “Carga horária (prevista/realizada)”, proporcionando uma visualização mais clara e conveniente das cargas horárias planejadas e efetivamente cumpridas pelo aluno. Essa adição facilitará o acompanhamento do progresso do aluno e permitirá uma melhor gestão das atividades educacionais.


217140- Geração de Currículo Digital

  • Implementamos a funcionalidade de emissão do currículo digital, para os casos em que a grade tiver alterações nas disciplinas equivalentes. Por se tratar da única mudança que é permitida pelo MEC em uma grade que já tenha xml gerado, ao usuário modificar uma disciplina equivalente na grade e acessar o menu de gerar currículo digital, a grade ficará disponível para a geração desse novo xml. Ao realizar este procedimento o xml anterior será automaticamente reprovado no mentor, e o novo será enviado para a assinatura. Para saber mais sobre acesse Currículo Digital


217615 - Representação visual do histórico escolar (RVHE) parcial

  • Liberamos no RVHE padrão (E1177), a exibição de todas as disciplinas e seu status referente ao histórico do aluno. Em versões anteriores eram exibidas apenas as disciplinas aprovadas. A partir desta release caso o ingresso do aluno não esteja como concluído o sistema trará todas as disciplinas do histórico do aluno e seus respectivos status. O sistema trará sempre o último status da disciplina, exemplo: Uma disciplina reprovada que o aluno não cursou ela novamente, constará como reprovada. Agora uma disciplina reprovada que o aluno já tenha refeito ela e sido aprovado, trará como aprovado e não mais como reprovado.
    • Reprovada: quando o aluno reprovou na disciplina e ainda não concluiu ela novamente.
    • Aprovada: quando o aluno concluiu a mesma com aprovação
    • Pendente: quando ainda falta ser cursada a disciplina.

Se na grade estiver marcado para considerar fase então para as disciplinas pendentes, serão enviados os docentes do último período letivo. Se não encontrar irá enviar o último coordenador informado na turma (filtrando a turma por grade). Se na grade considerar a fase então irá filtra a fase também. Para as disciplinas pendentes, o período letivo da disciplina será enviado fixo “–”.

216833 - Alterações: Critérios de Avaliação, Cadastro de Turma e Filtros do requerimento

  • Na tela de critério de avaliação por disciplina, alteramos uma opção do campo “Situação de resultado para disciplinas agregadas”. Modificamos a descrição de “Ao reprovar em uma, reprova em todas da agregadora” para “Ao reprovar na quantidade informada, reprova em todas da agregadora”. Ao selecionar essa opção, o campo “quantidade” é exibido. Para obter mais informações sobre o critério de avaliação por disciplina, clique aqui.
  • Na tela de turmas - aba disciplinas, adicionamos a caixa de marcação “Ao reprovar, toda agregadora é reprovada”. Para saber mais sobre turmas que possuem disciplinas agregadoras e agregadas, clique aqui.
  • Criamos um novo requerimento denominado “Aproveitamento de disciplinas agregadas da matrícula, disciplinas aprovadas na matrícula anterior” com base no requerimento existente. A principal diferença é que o novo requerimento oferece a funcionalidade de filtrar exclusivamente as disciplinas que foram aprovadas na última vez que foram cursadas para aproveitamento. Essa possibilidade de filtro não estava disponível no requerimento anterior. Agora, o requerimento com os filtros de “Aproveitamento de disciplinas agregadas da matrícula, disciplinas aprovadas na matrícula anterior” estará disponível para uso.


217915 - Critério de avaliação por disciplina

  • Implementamos uma melhoria nas disciplinas que possuem avaliação descritiva. Adicionamos o campo “nota para exibição no histórico” no critério de avaliação por disciplina. Esse campo é ativado quando o tipo de avaliação for “Avaliação descritiva”, “Conceito por objetivo”, “Conceito e informação sobre objetivos atingidos”, “Conceito e parecer avaliativo” ou “Somente faltas”. O valor inserido nesse campo é exibido no histórico escolar do aluno somente quando ele é aprovado na disciplina. Para saber mais sobre o critério de avaliação por disciplina, clique aqui


219531 - Tela de Geração de Certificação e Geração de Histórico Digital

  • Realizamos melhorias na tela de geração de certificados e histórico digital. Agora, ao enviar o arquivo XML para assinatura, ocorrerá uma validação do endereço de e-mail dos assinantes. Caso o assinante não possua um e-mail informado, será exibida uma mensagem informando que o assinante não possui e-mail cadastrado. Essa melhoria foi implementada com o objetivo de evitar o envio de documentos XML para assinatura quando o assinante não tem um endereço de e-mail registrado em seu cadastro.


219498 - Processo de matrícula

  • Realizamos uma melhoria no processo de matrícula com passo de relatório. Agora, quando o aluno ou responsável finalizarem a matrícula, um pop-up será aberto automaticamente, exibindo uma lista de todos os documentos que requerem assinatura digital. Além da listagem dos documentos, haverá um botão associado a cada um deles. Ao clicar no botão correspondente, o usuário será redirecionado para a plataforma de assinatura do documento em questão. Para saber mais sobre a assinatura digital, acesse Assinatura eletrônica no processo de matricula


Financeiro


219063 - Financeiro

  • Implementamos uma nova funcionalidade na tela de consulta de RPS/NFSE, que permite a alteração manual do status da nota fiscal. Essa funcionalidade foi alcançada através da criação da configuração “Permite alterar manualmente a situação de uma RPS/nota fiscal” no módulo financeiro > configurações financeiras > aba NFSE. Esse parâmetro é o responsável por controlar a possibilidade de alteração manual do status da nota fiscal. Para saber mais sobre, acesse Nota Fiscal de Serviços Eletrônica.


219130 - Cadastros > Contas bancárias > Títulos

  • Para quando a carteira da conta bancária é Edusoft bank, adicionamos o campo “Beneficiário final”. Esse campo será exibido no aplicativo bancário do usuário ao efetuar o pagamento do boleto, permitindo que ele especifique o beneficiário. É importante observar que nem todos os aplicativos bancários apresentam o campo “Beneficiário final”.


216457 - Cadastros > Cheques > Pesquisa de cheques

  • Implementamos a adição da coluna “Editar” na pesquisa de cheques, acompanhada do ícone de um “lápis”. Ao clicar nesse ícone, uma janela pop-up será aberta, permitindo a edição das informações do cheque. Nessa janela, será possível realizar as alterações necessárias nos dados do cheque.


213777 - Configurações > Financeiro > Renegociação

  • Adicionamos o novo campo “Permite selecionar apenas as parcelas vencidas de contratos diferente de renegociação”. Caso marcada, será permitido selecionar parcelas vencidas sem a possibilidade de renegociar parcelas não vencidas.Para saber mais, acesse a documentação sobre as configurações de renegociação no módulo financeiro.


Requerimento


217667 - Consultas > Requerimentos pendentes

  • Realizamos uma melhoria na tela de consulta de requerimentos pendentes, onde ajustamos para exibir somente os tipos de requerimentos com status ativo. Essa modificação tem como objetivo otimizar o processo e facilitar a localização dos requerimentos em andamento pelos usuários.


Security


218919 - Cadastro identidade visual para flutter

  • Identificamos a necessidade de realizar algumas customizações na aplicação de segurança > Identidade visual. Renomeada a aba Cores para Cores(JSF), Criada uma nova aba com o nome 'Cores (Flutter)' e criada uma nova opção na aba 'imagens' > Login > Imagens (Flutter) - Caminho ou URL. Essas customizações visam oferecer uma melhor organização e separação das configurações entre os ambientes JSF e Flutter. Com isso, é possível realizar ajustes específicos para cada ambiente, garantindo uma identidade visual adequada e consistente em ambas as plataformas.


Portal do Aluno


201922 - Portal do aluno - Renegociação

  • Realizamos uma melhoria para que na tela de renegociação do portal do aluno ao consultar as simulações existentes, sejam exibidos todos os status existentes. Status que serão exibidos:
    • INATIVA.
    • UTILIZADA.
    • AGUARDANDO.
    • CANCELADA.


Acadêmico


219305 - Operações > Exportação para o MEC

  • Corrigimos o processo de envio do polo EAD para a exportação do censo superior. Agora, o sistema realiza a verificação adequada para obter o código do polo EAD a partir do cadastro de pessoa jurídica. No entanto, caso esse campo não esteja preenchido, o sistema envia corretamente o código do convênio de turma.


218505 - Gerar certificação

  • Ao cadastrar disciplinas com espaços no campo 'Código', ocorriam inconsistências ao tentar gerar o XML do Histórico, uma vez que o layout do MEC não permite espaços na tag 'CodigoDisciplina'. Corrigimos para caso houverem espaços no código o mesmo seja retirado automaticamente.


219085 - Registro de atividades

  • Identificamos que carregar o registro de atividade complementar o sistema estava duplicando algumas atividades. Fizemos a devida correção, para que este caso não ocorra mais.


220540 - Manutenção do ingresso

  • Liberamos para edição os campos “Data de registro no DOU, Data da entrega do diploma, Data de impressão”, pois são campos que não temos controle de quando o usuário precisará preencher. E A normativa 1095 prevê que pode demorar até 30 dias para ter a informação:Art. 21.


220060 - Atos regulatórios do curso e da Emissora no xml

  • Fizemos uma alteração para validar os atos regulatórios do curso e da IE emissora. Se ao tentar emitir um diploma ou um histórico digital os atos regulatórios não estiverem dentro da regra será exibida uma mensagem para o usuário.

Regra para alunos concluídos:
Atos do curso: serão enviados os atos com data do documento menor ou igual à data de conclusão do aluno
Se não encontrar exibirá uma mensagem em tela para que o usuário verifique os atos do curso.
Para saber mais sobre atos regulatórios do curso acesse Atos regulatórios do curso

Atos da IE:
Somente Expedidora: Validado conforme layout do MEC.
Credenciamento: Obrigatório. Se a data do documento de credenciamento for menor ou igual à data de conclusão do aluno, envia o ato no xml.
Senão: Exibirá mensagem em tela para usuário corrigir Renovação do recredenciamento: Não tem obrigatoriedade.
Só será enviado no xml se a data do documento for menor ou igual à data de conclusão* do aluno.
Recredenciamento: Não tem obrigatoriedade.
Só será enviado no xml se a data for menor ou igual à data conclusão do aluno.
Para saber mais sobre atos regulatórios na IE acesse Configurações no cadastro de Pessoa Jurídica para diploma digital

Alunos não concluído:
Alunos não concluídos geram apenas o histórico escolar.
Atos curso: Há bloqueio de geração apenas se não existir ato cadastrado. Serão enviados os últimos atos vigentes verificando o campo “data do documento”, conforme o ano da emissão do histórico.
Atos da IE: Há bloqueio de geração apenas se não existir ato cadastrado. Serão enviados os últimos atos vigentes verificando o campo “data do documento”, conforme o ano da emissão do histórico.

220803 - Cadastros > Turmas

  • Identificamos que, ao cadastrar uma nova turma em que o curso fosse por grade e a grade curricular possuísse algum carácter especial na descrição, o sistema não encontrava a grade curricular para ser vinculada ao cadastro de turma. Aplicamos a devida correção e o erro não ocorre mais.


220668 - Diário eletrônico > Digitação de notas parciais

  • Identificamos uma inconsistência no diário eletrônico do acadêmico e no portal do professor. Verificamos que uma mensagem de JavaScript estava sendo exibida ao digitar notas parciais, quando a nota não possui casas decimais. Esclarecemos que o erro não afetava o processo de gravação das notas, apenas era exibido na tela ao inserir a nota no campo correspondente. Realizamos a correção necessária e, a partir de agora, a mensagem de JavaScript não será mais exibida ao digitar uma nota parcial.


220632 - Ingressos do aluno

  • Realizamos uma alteração para que o campo “Data de emissão do histórico escolar” seja atualizado sempre que o histórico escolar digital for gerado. Nos casos em que o aluno já possua certificado com xml gerado o mesmo deverá ser anulado/inativado para que ao gerar o histórico o campo seja atualizado.


220861 - RVHE

  • Nas versões 1.03 e 1.04.1 do diploma digital, era permitido a forma de ingresso “Histórico escolar” no xml do histórico escolar. Entretanto com a nova atualização do diploma para a versão 1.05, esta forma de ingresso não é mais uma forma válida para envio no xml, assim sendo o RVHE ao ser gerado, os campos de ingresso do aluno estavam vindo nulos. Corrigimos para trazer exatamente a forma que era aceita anteriormente.


220870 - Operações > Rematrícula

  • Identificamos uma inconsistência no sistema em que a coluna de situação de matrícula retornava sempre o valor “trancado” caso o aluno tivesse um semestre trancado. Para corrigir essa questão, realizamos um ajuste para que agora seja retornado a situação de matrícula do último semestre em que o aluno esteve matriculado. Com essa modificação, o sistema fornecerá a informação correta da situação de matrícula do aluno, considerando o último semestre em que ele esteve ativamente matriculado. Isso garantirá maior precisão e consistência nas informações exibidas.


217217 - Processo de matrícula > Validação de disciplina

  • Identificamos que ao efetuar a matrícula de um aluno em que possui validação de disciplina, o sistema apresentava erro de “Null pointer”. Ajustamos para que o erro não ocorra mais.


Avaliação


220079 - Resultado das avaliações

  • Identificamos uma inconsistência no resultado das avaliações, especialmente quando a visão tem legenda de NPS e a legenda de resposta. Ao pesquisar pela avaliação, estava sendo exibido um erro de banco de dados. Aplicamos a correção e, a partir de agora, esse erro não deve mais ser exibido ao pesquisar uma avaliação com as legendas mencionadas.


Censo


220706 - Censo > Exportação

  • Identificamos um problema relacionado à exportação do arquivo para o Censo Escolar, onde o Mentor está apresentando a seguinte inconsistência: “Registro 00, campo 4 - Data de início do ano letivo. O ano da data de início não pode ser inferior ao ano anterior nem superior ao ano corrente”. Para solucionar esse problema, realizamos um ajuste no sistema.A partir de agora, o período letivo será filtrado pelo grupo unidade/unidade, exceto quando a opção de não filtrar pela unidade estiver marcada. Com essa alteração, a inconsistência no arquivo não será mais apresentada, uma vez que o período letivo em questão pertence a outra unidade e não será contabilizado na exportação do censo. Essa correção visa garantir a integridade dos dados exportados para o Censo Escolar, evitando problemas relacionados às datas de início do ano letivo.


Financeiro


219582 - Cheques

  • Identificamos uma lentidão na pesquisa da tela de consulta de cheques quando nenhum filtro era informado. Para melhorar a agilidade e proporcionar uma experiência mais fluída, implementamos uma mudança: a partir de agora, é necessário informar pelo menos um filtro na tela. Essa medida visa evitar lentidões na consulta de cheques.


219927 - Inscrição do processo seletivo

  • Identificamos uma inconsistência no módulo Financeiro, mais especificamente nas configurações de pagamento online, em relação ao filtro de curso. Anteriormente, ao acessar o passo “Financeiro” da inscrição em processo seletivo, o ícone de pagamento online não era exibido quando um filtro de curso estava configurado. Para corrigir esse problema, realizamos um ajuste no sistema. Agora, ao configurar um “Filtro de curso” nas configurações do módulo Financeiro, o ícone de “pagamento online” será corretamente apresentado ao acessar o passo “Financeiro” da inscrição em processo seletivo.


219560 - Informações do Pagamento Online

  • Identificamos uma inconsistência na tela de pagamento online, onde ao detalhar os pagamentos feitos via central do aluno pela integração com a Getnet, o valor pago não estava considerando o valor da multa. Para resolver essa questão, realizamos um ajuste no sistema. A partir de agora, ao clicar em detalhar o pagamento, o valor pago será corretamente calculado, incluindo o valor da multa, caso exista. Isso proporcionará uma visualização precisa do valor total pago pelo aluno, considerando todas as devidas cobranças.


218374 - Campos agregados em pessoas jurídicas

  • Identificamos uma inconsistência na qual nomes de pessoas jurídicas contendo caracteres especiais não estavam sendo encontrados nos campos agregados durante a busca. No entanto, aplicamos a correção necessária e agora, é possível pesquisar nomes de pessoas jurídicas com caracteres especiais nos campos agregados.


219692 - Integração de multa de biblioteca

  • Verificamos que as multas da biblioteca estavam sendo associadas ao contrato de inscrição, o que não é o mais adequado. Diante disso, realizamos a correção e agora as multas da biblioteca serão vinculadas prioritariamente a contratos que não sejam de inscrição, caso haja mais de um contrato disponível. Somente na ausência de outros contratos, elas serão vinculadas ao contrato de inscrição.


Gerador de interface


218151 - Cadastros > Interface

  • Corrigimos as interfaces relacionadas aos cadastros de pessoas para melhor suportar o tipo “Alfanumérico maiúsculo primeira palavra”. Antes da correção, ao inserir um nome com caracteres especiais, como por exemplo “Marýa”, o sistema exibia de forma incorreta como “MarÝA”, não respeitando corretamente as letras maiúsculas e minúsculas. Agora, com a correção, ajustamos as interfaces para garantir que o sistema apresente os nomes corretamente.


Processo seletivo


219068 - Tela chamada dos candidatos

  • Identificamos uma lentidão na tela de chamada dos candidatos, ao realizar alterações nos filtros de período letivo e concurso. No entanto, aplicamos a correção e, a partir de agora, não deve mais ocorrer essa inconsistência de lentidão ao trocar o período letivo e concurso.



Eba! Chegamos ao final do release notes juntos, obrigado por ter lido até aqui! Saiba que estamos trabalhando incansavelmente para oferecer produtos e serviços cada vez melhores e mais eficientes para você. Continue acompanhando nossas novidades e atualizações, e não hesite em nos dar seu feedback e sugestões. Juntos, vamos transformar a educação!

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