Release notes Mentor Web | Versão 08.09.00


A versão 08.09 do Mentor Web já está disponível. Confira abaixo as principais novidades, melhorias desta versão.





Acadêmico


193127 - Diário > Link para “Notas e faltas por disciplina”

  • Criamos um novo recurso: um “Link Inteligente” para notas e faltas por disciplina. Agora, ao clicar nesse link, o usuário será redirecionado diretamente para a tela de notas e faltas com os dados relevantes já preenchidos. Isso tornará a experiência do usuário ainda mais ágil e eficiente, permitindo que ele acesse rapidamente as informações que precisa. Esperamos que essa novidade seja útil para todos os nossos usuários!


212501 - Graduação > Recado > Filtro de período letivo

  • Adicionamos um novo recurso à tela de recados da nossa plataforma. Trata-se do “Filtro de período letivo”, que permitirá ao usuário cadastrar mensagens e aplicar filtros por módulo, de forma a atingir um público específico. O campo de período letivo será exibido quando o “Tipo” for “Centrais”. Ao selecioná-lo, o filtro será aplicado para os próximos campos (Curso, Turma, Disciplina) de forma a trazer somente os itens relacionados ao período letivo escolhido. Por exemplo, se o período letivo selecionado for “2022/1”, somente os cursos, turmas e disciplinas vinculados a este período serão exibidos. Acreditamos que este novo recurso tornará a experiência do usuário mais prática e eficiente.


210700 - Regras de matrícula

  • Foram incluídos novos campos coringas em regras de matrícula, com o objetivo de facilitar a transmissão de dados ao aluno no momento do e-mail da efetivação da matrícula, rematrícula e/ou pré-matrícula. Para saber mais sobre os campos curinga:“ E-mail mantenedora, E-mail pessoa jurídica da unidade, E-mail institucional do aluno” acesse para saber mais: Regras de matrícula.


218058-2 - Regras para definição de prazos

  • Foi implementada uma nova funcionalidade na tela “Regras para definição de prazos”: a opção “Exibir disciplinas optativas”. Essa adição foi feita para atender à necessidade de permitir que o sistema apresente ou oculte disciplinas optativas, de acordo com o regimento da universidade, durante o processo de matrícula na etapa “Escolha de disciplinas”. Quando essa opção estiver selecionada, as disciplinas optativas serão exibidas no processo de matrícula. Por outro lado, se a opção não estiver marcada, as disciplinas optativas serão ocultada. Para saber mais sobre o processo, acesse Regras para definição de prazos.


217133 - Graduação > Gerar certificação

  • Foi implementada uma melhoria para garantir que o nome dos alunos habilitados a gerarem certificação sejam sempre exibido alinhado à esquerda.


219222 - Graduação > Cadastro de turmas

  • Padronizado a mensagem de avisos, a fim de tratar erros em lote, agrupando-os nos logs para facilitar o entendimento.


213571 - Reestruturação de telas



218580 - Diploma digital - Assinatura xml do documento

  • A partir dessa versão, as Instituições de Ensino Superior que apenas expedem os diplomas podem personalizar o RVDD com informações dos assinantes do diploma digital como, por exemplo, o nome do assinante, email, cargo e cpf. Para isso, foram incluídos os seguintes grupos de campos no XML usado para personalizar o RVDD:
    • assinaturaCoordenadorXmlDocumento: Dados pessoais do(a) coordenador(a) do curso que assina o XML da documentação acadêmica
    • assinaturaDiretorXmlDocumento: Dados pessoais do(a) diretor(a) que assina o XML da documentação acadêmica
    • assinaturaReitorXmlDocumento: Dados pessoais do(a) reitor(a) que assina o XML da documentação acadêmica
    • assinaturaResponsavelInstituicaoXmlDocumento: Dados do(a) responsável pela instituição que assina o XML da documentação acadêmica
    • assinaturaResponsavelRegistroXmlDocumento: Dados do(a) responsável pelo registro do diploma que assina o XML da documentação acadêmica
    • assinaturaSecretarioXmlDocumento: Dados do(a) secretário(a) que assina o XML da documentação acadêmica

Para saber mais sobre os campos disponíveis para serem utilizados no RVDD acesse Personalizar o RVDD a partir do XML.


Central do coordenador


197278 - Central do coordenador > Requerimentos

  • Incluímos a opção do coordenador efetuar a solicitação de requerimento diretamente pela central do coordenador.


Processo seletivo


216971 - Cadastro de concurso > Concurso em teste

  • Adicionamos o campo “Concurso em teste” no cadastro de concursos. Ao selecionar esta opção, o concurso estará disponível apenas no módulo de processo seletivo, permitindo que a IES realize testes internos antes de abri-lo para inscrições de novos alunos. É importante notar que, se um concurso for cadastrado com a opção “Concurso em teste” selecionada e depois for desmarcado, os alunos cadastrados como teste ainda aparecerão na lista de inscritos no processo seletivo.


183453 - Cadastro de concurso

  • Adicionamos um novo campo na rotina de “Agendamento de etapa”, chamado “Permitir alterar a data do agendamento após ensalamento efetuado”. Com esta funcionalidade, ao ativar o “Concurso em agendamento” e marcar este campo, os usuários poderão modificar a data e horário de início/término do agendamento, mesmo após as inscrições já terem sido realizadas. Isso trará maior flexibilidade e comodidade aos usuários, permitindo que realizem ajustes conforme suas necessidades.



Acadêmico


218225 - Ajustes de matrícula

  • Foi identificada uma inconsistência nos documentos já entregues após o processo de ajustes de matrícula. Anteriormente, ao modificar a turma principal, era necessário cadastrar novamente todos os documentos. No entanto, foram realizadas as correções necessárias e agora é possível alterar a turma principal sem perder os documentos previamente entregues. Esse ajuste proporciona mais praticidade e agilidade para nossos usuários, evitando burocracia desnecessária.


218722 - Diário eletrônico > Provas e trabalhos

  • Foi identificado que a mensagem de erro exibida ao usuário ao tentar salvar as notas digitadas não estava clara o suficiente para indicar o motivo pelo qual o salvamento não foi possível. Agora, a mensagem de erro exibida ao tentar salvar as notas deve estar mais nítida e compreensível. Isso facilita a identificação da causa do problema e auxilia na realização da correção necessária.


219098 - Diário eletrônico > Provas e trabalhos

  • Foram realizadas melhorias no desempenho de execução ao digitar as notas. Antes, quando havia muitos alunos e notas parciais na turma, o desempenho diminuía, resultando em lentidão no processo. Com satisfação, informamos que isso não ocorre mais! Agora, os usuários podem digitar suas notas com facilidade e rapidez.


217217 - Processo de matrícula > Validação de disciplina.

  • Identificamos uma falha na exibição do nome do professor na tela de validações de disciplina após o processo de matrícula. Para resolver esse problema, realizamos um ajuste no sistema. Agora, após a conclusão do processo de matrícula, as informações do professor serão corretamente apresentadas na tela de validações de disciplina. Isso permitirá que seja visualizado de forma clara e precisa o nome do professor responsável por cada disciplina em que estão matriculados.


218569 - Atualizar o curso do prospect (formulário de campanha)

  • Ao editar os detalhes do prospect na landing page, enfrentamos um problema em que a atualização estava substituindo todos os detalhes pelo último informado. Para resolver esse problema, fizemos uma melhoria na estrutura da LandingPage. Agora, implementamos uma estrutura auxiliar que permite atualizar os registros com as informações recentemente cadastradas.


220071 - Erro ao integrar aluno no GED

  • Identificamos a necessidade de melhorar o processo de envio de documentos para o sistema GED. Caso não sejam informados o ano e o semestre no cadastro de períodos letivos, faremos o preenchimento do campo “Ano de Ingresso” no GED com o ano em que o aluno ingressou no curso. Isso garantirá que as informações sejam registradas corretamente.


219553 - Graduação > Gerar certificado > Gerar o XML do diploma e enviar para a assinatura

  • Aprimoramos a funcionalidade para que seja enviado na tag <FormaAcesso>, do XML do histórico e do XML do diploma, a forma de ingresso que está informada no campo “Forma de ingresso para o MEC”, configurada no menu “Forma de Ingresso”. Se informada uma forma não aceita pelo MEC será exibida em tela a ocorrência para o usuário informando que a forma de ingresso fornecida não é válida para a geração da certificação. As formas que são aceitas pelo MEC são:
    • “Vestibular”
    • “Enem”
    • “Avaliação Seriada”
    • “Seleção Simplificada”
    • “Egresso BI/LI”
    • “PEC-G”
    • “Transferência Ex Officio”
    • “Decisão judicial”
    • “Seleção para Vagas Remanescentes”
    • “Seleção para Vagas de Programas Especiais”


219980 - Dario eletrônico > provas e trabalhos / faltas diárias

  • Identificamos que quando um critério de avaliação estava configurado com o prazo sendo por dias (no menu de períodos do diário), se informássemos um valor a cima de 100 dias a tela do diário eletrônico tinha uma queda em sua performance. Mas pode ficar tranquilo, melhoramos a tela para que não haja queda em sua performance.


219441 - Gerar Histórico Digital

  • Constatamos que esta tela apresentava uma inconsistência onde não permitia a seleção de mais de um aluno para geração do histórico. Isso afetava tanto o envio para a assinatura quanto a visualização prévia do histórico. Realizamos melhorias nesta tela para que seja possível selecionar alunos em lote para a geração do histórico digital.


218219 - Notas e faltas gerais > Abertura de Diário

  • Identificamos que ao abrir o diário de uma turma, o sistema algumas vezes executava uma atualização automática de todos os outros diários da mesma turma. Isso incluía diários que já haviam sido encerrados, resultando em um nova recálculo das notas. A inconsistência foi solucionada, corrigimos para que não recalcule dados de diários anteriores.


Portal do Aluno


219495 - Consulta > Entrega de documentos

  • Foi realizada uma melhoria na exibição do documento do tipo 'Histórico Escolar Graduação (apenas para segunda via)' no portal do aluno. Anteriormente, esse documento era exibido como pendente, o que causava confusão e resultava em envios equivocados por parte dos alunos. No entanto, foi corrigido e agora o documento não deve mais estar disponível para entrega via portal do aluno. Essa alteração visa evitar confusões e garantir que os alunos não enviem o documento de forma inadequada.


218255 - Portal do Aluno > Consulta de Parcelas

  • Identificamos um erro que ocorria quando havia dois descontos únicos com a mesma data de validade. Como resultado, a função responsável por calcular o valor da parcela com o desconto aplicado no Portal do Aluno não estava realizando a ordenação correta, considerando nem o prazo de validade nem o valor corretamente. No entanto, estamos felizes em informar que implementamos uma atualização para resolver esse problema. Agora, a função prioriza a data de validade e, em seguida, o preço ao montar o valor da parcela, garantindo uma exibição precisa dos descontos aplicados.


Financeiro


219931 - Cheques receber > Alterar situação de cheque

  • Realizamos uma melhoria no sistema em relação à situação dos cheques. Anteriormente, a validação dessa situação era feita por meio de um campo calculado, o que resultava em consultas lentas nas parcelas com cheques e na tela de cheques. Agora, o campo da situação do cheque é atualizado diretamente, sempre que uma situação é adicionada ou modificada, garantindo uma atualização eficiente e precisa. Com essa alteração, as consultas nas parcelas com cheques e na tela de cheques se tornaram mais rápidas e eficientes. Além disso, mantemos o histórico completo das situações dos cheques, permitindo um acompanhamento detalhado do status ao longo do tempo.



Eba! Chegamos ao final do release notes juntos, obrigado por ter lido até aqui! Saiba que estamos trabalhando incansavelmente para oferecer produtos e serviços cada vez melhores e mais eficientes para você. Continue acompanhando nossas novidades e atualizações, e não hesite em nos dar seu feedback e sugestões. Juntos, vamos transformar a educação!

Ficou com alguma dúvida? Nosso suporte pode ajudar! Clique aqui e abra um chamado para atendimento.
:-)

  • (edição externa)