Release notes Mentor Web | Versão 08.08.00
A versão 08.08.01.00 do Mentor Web já está disponível. Confira abaixo as principais novidades, melhorias desta versão.
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Novidades
Acadêmico
213571 - Adequações do diploma digital 1.05
- Realizamos uma atualização na rotina de cadastro de tipos de atividade para permitir que o usuário informe os valores de créditos e horas para crédito quando o tipo de aproveitamento da atividade for “Crédito”. Agora, ao selecionar essa opção, os campos “Crédito” e “Horas para Crédito” serão habilitados. O usuário poderá informar valores apenas no campo “Crédito”, apenas no campo “Horas para Crédito” ou em ambos os campos. No entanto, somente quando ambos os campos estiverem preenchidos com valores, essa informação será enviada para o xml do currículo. Se for informado valor somente em um dos campos, a informação não será incluída no xml do currículo.
- Fizemos uma atualização na rotina de “Gerar Currículo Digital” (Módulo acadêmico > Gerar Currículo Digital), para exibir apenas as grades que ainda não tiveram seus xmls gerados ou que sofreram alterações nas disciplinas equivalentes. Isso ocorre porque, ao alterar as disciplinas equivalentes, é necessário gerar um novo xml. Dessa forma, somente as grades que precisam de atualização serão exibidas, tornando o processo mais rápido e eficiente.
- Liberamos a representação visual do currículo digital (RVCE - E1206), juntamente com uma URL única para download do xml. O RVCE inclui um QRCODE que redireciona para a URL, facilitando o acesso e a conferência do documento XML Nato Digital. Essa funcionalidade foi criada para simplificar o processo de acesso e verificação do currículo digital. Para saber mais sobre essa funcionalidade e suas vantagens, acesse Currículo Digital
218497 - Censo > Educacenso > Exportação > Matrícula Inicial
- Realizamos a liberação das atualizações no arquivo de Matrícula Inicial para Exportação do Educacenso do ano 2023. Essas atualizações foram feitas para atender ao novo formato de exportação disponibilizado pelo INEP e passarão a ser válidas a partir de 31/05/2023. Nesse novo formato, houve a adição e remoção de campos. Os campos adicionados são:
- Registro 00:
- Campos do 36 ao 41 - Forma(s) de contratação da parceria ou convênio entre a escola e a Secretaria estadual de educação. No Mentor Módulo Censo: Instituição > Aba Identificação da Escola > Campo “Poder público responsável pela parceria ou convênio entre a Administração Pública e outras instituições”, preenchido com a informação “Estadual”
- Campos do 42 ao 47 - Forma(s) de contratação da parceria ou convênio entre a escola e a Secretaria municipal de educação. No Mentor Módulo Censo: Instituição > Aba Identificação da Escola > Campo “Poder público responsável pela parceria ou convênio entre a Administração Pública e outras instituições”, preenchido com a informação “Municipal”. Caso Esteja selecionado com “Nenhum” atende as Instituições de Ensino que são de educação Particular.
- Registro 10:
- Campo 76 - Estúdio de gravação e edição. No Mentor Módulo Censo: Instituição > Aba Cadastro da Escola > Dependências existentes na escola > Campo “Estúdio de gravação e edição”.
- Campo 132 - Tradutor e Intérprete de Libras para atendimento em outros ambientes da escola que não seja sala de aula. No Mentor Módulo Censo: Instituição > Aba Cadastro da Escola > Total de profissionais que atuam nas seguintes funções na escola > Campo “Tradutor e Intérprete de Libras para atendimento em outros ambientes da escola que não seja sala de aula”.
- Campo 144 - Materiais pedagógicos para a educação bilíngue de surdos. No Mentor Módulo Censo: Instituição > Aba Cadastro da Escola > Instrumentos, materiais socioculturais e/ou pedagógicos em uso na escola para o desenvolvimento de atividades de ensino aprendizagem > Campo “Materiais pedagógicos para a educação bilíngue de surdos”.
- Registro 20:
- Campo 48 - Outra(s) unidade(s) curricular(es) obrigatória(s). No Mentor > Disciplina > Disciplina do censo (Todas as disciplinas que são diferentes das disciplinas específicas que são enviadas nos campos 41 a 47). Envia as disciplinas conforme listagem de tabelas auxiliares de Áreas de conhecimento/Componentes curriculares, separados por “;” com limite de 500 caracteres.
- Campo 76 - Classe com ensino desenvolvido com a Língua Brasileira de Sinais – Libras como primeira língua e a língua portuguesa de forma escrita como segunda língua (bilíngue para surdos). No Mentor Módulo Censo > Turma > Turma Censo > Campo “Classe com ensino desenvolvido com a Língua Brasileira de Sinais”.
- Registro 30:
- Campo 19 - Visão Monocular. No Mentor Módulo Acadêmico > Pessoa Física > Ficha de Saúde > Outros > Deficiências / Necessidades educacionais específicas > “Campo Visão Monocular”.
- Campo 90 - Educação bilíngue de surdos. No Mentor Módulo Comum > Formação > Nível treinamento > Titulação > Conforme tabela do censo “Tabela de Etapas x Modalidades de Ensino” Obs: Para preenchimento o campo [Pessoa Física > Formação Acadêmica > Outras informações > Carga horária] (Deve ser superior a 80h).
- Campo 91 - Educação e Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC). No Mentor Módulo Comum > Formação > Nível treinamento > Titulação > Conforme tabela do censo “Tabela de Etapas x Modalidades de Ensino” Obs: Para preenchimento o campo [Pessoa Física > Formação Acadêmica > Outras informações > Carga horária] (Deve ser superior a 80h).
- Registro 50:
- Campos do 24 ao 33 - Código. Áreas do conhecimento/ Componentes curriculares. São exportadas as disciplinas lecionadas na turma seguindo a ordenação ascendente pelo código da disciplina na tabela auxiliar de Áreas do conhecimento fornecida pelo INEP.
- Campo 42 - Outra(s) unidade(s) curricular(es) obrigatória(s). Não possui campo em tela, somente será enviado quando a turma for do tipo “Itinerário Formativo” e o docente leciona uma das disciplinas de outras unidades curriculares presentes no registro 20 campo 48.
- Registro 60:
- Campo 21 - Código do curso técnico. Não possui campo em tela, valor padrão enviado “Vazio”.
- Caso ainda não esteja utilizando o Censo Escolar, este material pode ser útil para orientar você nos primeiros passos. https://docs.google.com/spreadsheets/d/1QOtwag5I7QRiPAhS7phA3vJrEmySq5_lKrhGcxTDqvA/edit?usp=sharing
- Caso você tenha dúvidas sobre a estrutura do Censo Escolar, este material pode ser útil para auxiliá-lo: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1XwITB0FyJUmLBmmFcd-qeQS0oSIA246dU0b_EoOGHaw/edit?usp=sharing
Comum
218748 - Módulo comum > Serviço externo
- Criamos um novo serviço externo que permite o encerramento do diário de forma automatizada, na qual realiza um processo semelhante ao que é feito nas telas que realizam o encerramento do diário. Esse novo serviço foi criado para oferecer uma maneira eficiente de encerrar diários de forma automatizada, sem a necessidade de acessar a tela Notas e Faltas. Com isso, permitimos que diários sejam encerrado por meio de aplicações externas. Esperamos que essa nova funcionalidade ajude a economizar tempo e esforço no processo de encerramento do diário em situações que demandam integrações entre sistemas.
Financeiro
213670 - Módulo financeiro > Cadastros > Descontos
- Adicionamos um novo filtro chamado “Situação”, que contém três opções: “ativo”, “inativo” e “todos”. Esse novo filtro foi criado para ajudar os usuários a localizarem descontos específicos com mais facilidade, seja para visualizar apenas os descontos ativos, apenas os descontos inativos ou todos os descontos cadastrados. Com essa nova funcionalidade, esperamos tornar o processo de busca de informações mais ágil e intuitivo para os usuários.
Ajuste de inconsistências
Acadêmico
218307 - Módulo acadêmico > Diário eletrônico > Provas e trabalhos > Encerrar digitação
- Identificamos uma inconsistência na mensagem de erro que era exibida ao usuário ao tentar encerrar o diário pela tela de Diário Eletrônico > Provas e Trabalhos > Encerrar Digitação. A mensagem não estava clara o suficiente para indicar o motivo pelo qual o fechamento não foi possível. Para resolver esse problema, fizemos ajustes na mensagem de erro para torná-la mais nítida e compreensível ao usuário, facilitando a identificação da causa do problema e ajudando a realizar a correção necessária.
218800 - Módulo acadêmico > Matrícula do aluno > Pessoa Física > Entrega de documentos
- Identificamos que ao tentar alterar a situação do aluno no curso após o deferimento de um requerimento de reingresso, o campo correspondente não se tornava editável, impedindo a atualização da informação. Para solucionar essa inconsistência, realizamos um ajuste no sistema que permite, após deferir um requerimento de “Reingresso de aluno por abandono”, a edição do campo “Situação do aluno no curso” na matrícula do aluno. Dessa forma, a funcionalidade agora está totalmente corrigida, possibilitando aos usuários do sistema realizar as atualizações necessárias sem qualquer impedimento.
218746 - Módulo acadêmico > Pessoa Física > Documentos entregues
- Percebemos que a situação de matrícula de um aluno não era alterada para “Ativo” mesmo após a entrega de todos os documentos obrigatórios. Esse problema estava ocorrendo somente quando o aluno possuía uma matrícula cancelada e outra em pré-matrícula. Mas não se preocupe! Realizamos a correção e agora, ao entregar os documentos obrigatórios e assiná-los, a situação da matrícula muda automaticamente para “Ativo”.
219634 - Módulo acadêmico > Histórico Digital > Validação do Histórico
- Identificamos que ao acessar a tela externa para Visualizar Histórico Escolar Digital, caso seja informado um certificado que foi assinado, o sistema apresenta um comportamento inesperado na tela e não mostra os dados do histórico impossibilitando a emissão do mesmo.Realizamos uma mudança para quando ocorrer está situação o sistema gere o Histórico Escolar Digital sem apresentar qualquer comportamento inesperado.
219676 - Módulo Acadêmico > Arquivos que contemplam o Diploma digital versão 1.05
- Identificamos que os XML's dos documentos a seguir precisavam ser alterados para atender ao requisito “V” da normativa atual do diploma digital, especificamente no item 1.2 de otimização do arquivo: XML do Diplomado, Histórico Escolar, Documentação acadêmica, Fiscalização de diplomas, Diplomas Anulados, Emissão de segundas vias e Currículo escolar. Agora, ao abrir o XML em editores de texto o conteúdo do XML será exibido em uma única linha, ao invés de apresentar cada tag em linhas separadas e estruturadas. É importante ressaltar que essa modificação não impacta a visualização do XML em páginas da web, mantendo a formatação inalterada nesse contexto.
Central do professor
214503 - Central do professor > Consulta > Resultado da avaliação
- Identificamos um problema relacionado ao tempo de execução que ocorria ao executar o relatório de resultado de avaliação. Esse problema acontecia quando o relatório tinha que lidar com uma grande quantidade de informações a serem exibidas. Mas fique tranquilo, com a correção, o relatório agora é gerado de forma eficiente e sem a interrupção por conta do tempo de execução. Mas lembre-se, se houverem muitos dados a serem calculados, este processo pode levar vários minutos.
Contábil
219685 - Módulo Contábil > Lançamento contábil
- Ao tentar gerar um lançamento para um layout que contém ACRE e/ou DESC no histórico, o sistema não o gerava quando alguma parcela não tinha desconto ou acréscimo. Aplicamos uma correção e agora é possível gerar os lançamentos de forma adequada, mesmo quando o histórico contém ACRE e/ou DESC, e algumas parcelas não contém desconto ou acréscimo.
Financeiro
217947 - Módulo financeiro > Modificada a estrutura do remetente no envio de e-mails
- Realizamos uma mudança importante na estrutura de envio de e-mails pela Secretaria, Financeiro, Portal do Aluno/Professor/Coordenador, Processo seletivo, Inscrição e Prospect. Antes, nossos e-mails eram enviados com a mantenedora como remetente. Então, decidimos fazer uma correção: agora, o remetente é o nome fantasia da pessoa jurídica da unidade! Essa mudança é importante porque, na maioria das vezes, a razão social é diferente do nome fantasia. E, como sabemos, o nome fantasia é o nome que as pessoas conhecem e se identificam! É ele que dá a instituição de ensino a sua personalidade única e marcante.
218872 - Módulo financeiro > Parcelas > Geração > Link de Consulta de Parcelas
- Realizamos uma mudança na situação da parcela para realizar a alteração do status. Foi criado no sistema uma verificação onde só altera de pré-matrícula para Ativo quando a situação da parcela for Paga.
Portal do professor
219608 - Portal do Professor > Digitação de notas por conceito
- Realizado uma mudança no mapeamento da formula de busca, ao tentar digitar os conceitos pela tela do G5 caso o tipo de nota da avaliação tenha mais de 1 registro de formula de calculo,(isso acontece quando varias turmas disciplinas usam o mesmo critério de avaliação) acaba gerando conflito, pois o sistema retorna 2 formulas para um mapeamento.
Processo seletivo
218764 - Módulo processo seletivo > Inscrição
- Constatamos que ao realizar candidaturas em um processo seletivo, a secretaria recebia uma mensagem com informações do processo, incluindo a unidade de inscrição. Porém o valor da unidade apresentado estava incorreto. Neste caso, realizamos um ajuste e agora a unidade apresentada na mensagem está de acordo com a unidade da inscrição do candidato.
Eba! Chegamos ao final do release notes juntos, obrigado por ter lido até aqui! Saiba que estamos trabalhando incansavelmente para oferecer produtos e serviços cada vez melhores e mais eficientes para você. Continue acompanhando nossas novidades e atualizações, e não hesite em nos dar seu feedback e sugestões. Juntos, vamos transformar a educação!
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