Release notes Mentor Web | Versão 08.03


A versão 08.03 do Mentor Web já está disponível. Confira abaixo as principais novidades, melhorias desta versão.


212695 - Anulação de diploma digital 1.04

  • Disponibilizados os tipos de documento “XML do Arquivo de Fiscalização” (Não será utilizado no momento) e “XML da Lista de Diplomas Anulados”, ambos disponíveis para documentos sem periodicidade.
  • No ingresso do aluno, aba certificado foi alterado o campo situação para contemplar as situações “Anulado” e “Anulado temporariamente”.
  • Um diploma anulado temporariamente poderá ser reativado para emissão do diploma digital. Ao reativar um diploma anulado temporariamente o sistema irá gerar um novo registro de certificado com base nas informações do registro que foi anulado temporariamente.
  • Já os diplomas anulados enquanto não houver sido gerado o xml dos diplomas anulados e enviado para a plataforma de assinaturas poderão ser reativados. Quando o xml do diplomas anulados tiverem sido gerados o certificado não poderá mais ser reativado, e um novo certificado deverá ser emitido. Diplomas anulados temporariamente não serão enviados no xml de anulação. Para saber mais sobre este procedimento acessar Anulação de diplomas.
  • Nova tela para geração do arquivo xml dos diplomas anulados. Nesta tela será gerado o arquivo xml que contém todos os diplomas que foram anulados na instituição. Certificados sem diplomas não serão enviados. Apenas diplomas anulados. Para saber mais sobre esse procedimento acessar Gerar Xml dos Diplomas Anulados


212697- Relatório de diplomas anulados e url de visualização dos diplomas

  • Disponibilizado um relatório padrão para consultas de diplomas anulados e anulados temporariamente. No relatório os diplomas que estiverem como anulados temporariamente possuirão um (T) ao lado da data. Relatório código E1185 - Diplomas anulados
  • Disponibilizada uma Interface para consulta de diplomas anulados temporariamente. Nesta interface serão exibidos só e somente só diplomas anulados temporariamente. Interface Código PAD112.
  • Disponibilizada a ulr que constará os diplomas anulados que foram assinados. Esta é a url que será enviada ao MEC referente aos diplomas anulados. No Subnivel de ensino > Academico, dentro da grid do diplomas digital é exibido o modelo do link da url. Se o usuário desejar visualizar a lista de diplomas anulados deverá copiar o link para o navegador e substitui o campo final <codigoMecIesRegistradora> pelo codigo da registradora.xml. Ao realizar esse procedimento será exibido em tela o xml dos diplomas anulados.
  • No ingresso do aluno quando o diploma houver sido anulado, não será mais possivel visualizar o RVDD. Apenas será possível baixar o arquivo xml do diploma.
  • No site do diploma, ao logar com um codigo de validação de um diploma anulado, será exibida apenas a aba diplomado e o status do diploma será exibido como Anulado e estará disponível apenas a opção de realizar o download do xml anulado. Não será mais possível visualizar o RVDD.
  • No portal do aluno ao acessar um diploma digital que foi anulado, também exibirá apenas a aba diplomado e o status anulado do diploma. E somente a opção de realizar o download do xml estará disponível. Para maiores informações acessar RVDD e Site de validação do diploma


213189 - Armazenar documentos RVDD e RVHE

  • Foi disponibilizado dois novos tipos de documentos pessoais. Tipo RVDD e tipo RVHE, quando cadastrado esses dois tipos de documentos, o mesmo irá gerar pendência na entrega de documentos, porém não obrigatório. Esse tipo de documento serve para armazenar o layout do Diploma ou do Histórico escolar digital, em casos de a instituição futuramente decidir mudar o layout atual, para as instituições que não tem o costume de alterar o layout do RVDD ou RVHE não é necessário cadastrar esse tipo de documento.

Utilização desses tipos:

  • Tipo RVDD: A cada ingresso/Certificado : Será gerado um tipo de documento para cada certificado do aluno. Após emitir o diploma esse documento constará automaticamente como entregue. Ele serve para armazenar o layout do RVDD do aluno no momento da emissão, caso a instituição futuramente mudar o layout para a emissão dos próximos não será perdido o RVDD do certificado anterior.
  • Tipo RVHE: A cada ingresso em um curso : Será gerado este tipo de documento para cada ingresso do aluno. Portanto ao emitir um RVHE será armazenado o layout nesse tipo de documento, e o mesmo constará como entregue. Como o RVHE é gerado por ingresso, caso a instituição mude o layout do RVHE será necessário reprovar a entrega desse documento e emitir novamente o RVHE caso contrario manterá o layout antigo.


213238 - Gerar historico escolar digital

  • Implementado para enviar no xml do historico escolar digital a carga concluída pelo aluno e também a carga horária da grade do curso.
    • TAG CargaHorariaCursoIntegralizada: Recebe a carga horária concluída pelo aluno, pode-se verificar a mesma na manuteção do ingresso do aluno aba geral, campo Carga horária já concluída.
    • TAG CargaHorariaCurso: Recebe a carga horária informada na grade do curso, aba Dados, campo Carga horária total.


214322 - Cadastro de pessoa jurídica

  • Implementado no cadastro de Pessoa Jurídica aba Instituição de Ensino, nos atos regulatórios o parâmentro Em tramitação. Esta opção servirá para informar quando o recredenciamento ou a renovação do recredenciamento ainda estiver em trâmitação, sendo obrigatório ao selecioanr esse parâmetro, informar os dados da trâmitação, e tais informações serão enviadas no xml do diplomado e do documento do diplomado. Para maiores informações acessar Configurações no cadastro de Pessoa Jurídica para diploma digital
  • Quando a Instituição emissora ou registradora possuir o ato regulatório em tramitação, esta informação será exibida no site do diploma em suas respectivas abas (Instituição emissora ou registro). Para maiores infomrações acessar RVDD e Site de validação do diploma
  • O RVDD padrão também foi modificado para trazer a informação quando a IE possuir o ato regulatório em tramitação, esta informação será exibida juntamente com os dados da IE. O RVDD padrão agora trará as informações da IE registradora.


208707 - Financeiro > Renegociação > Readequação dos cálculos de honorários

  • Quando o parâmetro no financeiro “Considera fator de proporcionalidade no cálculo de honorários” estiver selecionado, será exibido a coluna “Honorários” na tela de renegociação aba Novas parcelas, quando a renegociação for feita pela secretaria. Neste campo será visualizado o valor do honorário conforme regra de cáculo.
  • A regra segue o seguinte padrão:

  • Estes cálculos se aplicam também sobre juros e multa durante a baixa. Para mais informações, consulta a documentação sobre fator de proporcionalidade.
  • Para fins contábeis, foi disponibilizado um novo campo coringa, HON_PAG, que trata especificamente do valor de honorários pagos no momento da baixa.


214093 - Colégio > Digitação > Notas e Faltas Gerais > Notas descritivas

  • O sistema passa a permitir que os usuários de professores, secretária e coordenador consigam visualizar as notas das avaliações descritivas após o encerramento do diário.


213421 - Módulo graduação > Diário eletrônico > Cadastro de Provas e Trabalhos

  • Ao efetuar o cadastro de uma prova/trabalho o sistema não apresentava se a a avaliação era obrigatória para calcular a média. Ajustado para quando a flag “Avaliação obrigatória para calcular média” estiver marcada, na coluna de “Obrigatória” apresentará como “Sim” e quando a flag estiver desmarcada, na coluna de “Obrigatória” apresentará como “Não”.


213831 - Módulo processo seletivo > Configurações > Inscrição > Passos da inscrição

  • O sistema apontava mensagem de erro quando era marcado passo estrangeiro. Ajustado para não ocorrer mais a mensagem.


213653 - Portal do aluno > Rematrícula online

  • O sistema apresentava erro ao efetuar uma rematrícula em que o aluno possuía dois ingressos ativos para o mesmo curso. Efetuado o tratamento para não apresentar mais o erro.


213515 - Processo seletivo > Inscrição processo seletivo

  • Quando o processo seletivo possuía dois passos de inscrição que eram “Dados cadastrais”, porém eles não estavam configurados sucessivamente um abaixo do outro, o sistema pulava os passos que estavam entre um passo cadastral e o outro.

Ajustado para quando for passos de inscrição de “Dados cadastrais” em que não esteja na sequência, o sistema não pular os demais passos da inscrição. Observação: quando um dos passos de “Dados cadastrais” está marcado a flag de “Estrangeiro” obrigatoriamente esse passo cadastral deverá estar logo em seguida do primeiro passo cadastral conforme imagem abaixo. \\

213544 - Módulo requerimento > Operações > Solicita requerimentos

  • Quando o aluno possuía dois ingressos, sendo que um deles estava com o status de “Abandono” ao efetuar a solicitação de requerimento, o sistema não efetuava o requerimento.


215117 - Graduação > Geração de histórico digital

  • Ocorria erro ao tentar visualizar a prévia do histórico digital devido a utilização do cabeçalho no relatório específico do cliente.


213753 - Colégio > Emissão de histórico

  • Quando o aluno possuía matrícula para um período letivo posterior a data final de validade da pessoa jurídica associada a unidade, o histórico não era apresentado. Alterada a rotina de emissão de histórico escolar para que o mesmo seja emitido caso indiferente da data final de validade da pessoa jurídica associada a unidade.


213512 - Portal do Professor > Frequência Diária

  • Clarificada a mensagem exibida ao acessar a tela de digitação de frequência através do portal do professor e a disciplina não tem cronograma cadastrado.


214195 - Acesso do responsável via token após inscrição de aluno

  • Quando um aluno efetuava a inscrição de um dependente, o mesmo não conseguia efetuar o acesso ao portal do responsável via token para finalizar a matrícula. Alterada rotina de inscrição para que a mesma atribua o acesso de responsável mesmo para usuários já existentes e que possuam algum perfil de acesso ao sistema.


207151- Renegociação com rateio do valor do honorário

  • Ao fazer uma renegociação com rateio do valor de honorário em parcelas fixas (com o parâmetro V.F selecionado na aba de novas parcelas), o sistema estava calculando os valores erroneamente.


214099- Site do Diploma

  • Quando os atos regulatórios de determinado curso estiverem em tramitação, e houver diploma emitido para alunos desse curso, no site do diploma na aba curso, será exibido o ato em tramitação bem como os dados da tramitação que foram informados no mentor. Para maiores informações acessar RVDD e Site de validação do diploma


214251 - Graduação > Geração certificação > Histórico Escolar Digital > RVHE e XML do histórico escolar

  • Alterada rotina de montagem do XML do histórico escolar e montagem do RVHE para que ao buscar o período letivo, traga as informações do campo Ano/Semestre quando informados, do contrário continue trazendo a descrição do período letivo.


210567 - Rotina da biblioteca

  • Ajustado a rotina de integração com a biblioteca multi acervo que apresentava lentidão.


214066 - Acadêmico > Pessoa Jurídica

  • Para emissão do Diploma Digital, o campo CNPJ é obrigatório para Mantenedora, para IES (Instituição de Ensino Superior) Emissora e para IES Registradora. Em casos que a IES não é uma empresa constituída (sem CNPJ), é necessário duplicar o CNPJ, cadastrando-o na Mantenedora e na IES. Para isso, o sistema passa a permitir cadastrar duas pessoas jurídicas com o mesmo CNPJ, desde que uma delas seja mantenedora da outra.


213514 - Módulo processo seletivo > Passos da inscrição

  • Quando possuía dois passos de inscrição no processo seletivo, sendo um como “Dados cadastrais” e o outro como “Dados complementares” o sistema não apresentava o passo “Dados complementares”.


214067 - Graduação > Geração certificação > XML do diploma digital

  • No cadastro de pessoa jurídica, quando o complemento da IES (emissora e registradora) ou da Mantenedora estavam vazios, gerava uma inconsistência no XML gerado ao validar no MEC, ajustada rotina para que gere corretamente o XML.


212275 - Requerimentos > Validação de disciplinas

  • Quando havia a configuração no Security para “Somente Unidade Criadora” no filtro de informações compartilhadas e era realizado o deferimento de um requerimento de validação de disciplinas em uma unidade diferente ao que o aluno estava matriculado, acontecia uma inconsistência. Por isso foi realizado ajuste para permitir o deferimento.


213693 - Graduação > Matrícula Online > Envio do Token de confirmação de matrícula

  • Quando existiam inconsistências no processo de envio do e-mail para o aluno ou o responsável para realização da confirmação de matrícula, o sistema não exibia o motivo do e-mail não ter sido enviado e quando apenas um dos perfis eram configurados (aluno ou responsável), o sistema não estava realizando o envio para nenhum dos dois. Portanto foi adicionado um tratamento para que seja exibido em tela os avisos referentes ao envio de e-mail e também para o sistema realizar o envio do e-mail para o perfil que estiver configurado.


213799 - Financeiro > Geração de Títulos

  • Ao executar a geração de títulos pela tela de “Geração de títulos” e quando eram uma grande quantidade de títulos, existia uma certa demanda de tempo para sua geração, porém se fosse acessado em outra aba e clicado para gerar novamente os títulos (enquanto não fosse finalizado), os títulos ficavam sem vínculo com a parcela. Foi criada uma “trava” na tela de geração de títulos para não permitir um segundo processo de geração dos títulos.


214299 - Processo Seletivo > Seleção de curso

  • Quando existia mais de uma oferta de curso, porém não possuíam mais vagas para a forma de seleção escolhida pelo aluno, era gerada uma inconsistência. Foi alterada a rotina que realiza a remoção do curso sem mais vagas disponíveis.


214185 - Rematrícula> Geração de parcela

  • Alterada a geração de parcelas para que após a geração de parcelas, o botão de gerar parcelas seja omitido da tela.


214545- Gerar certificação > Gerar xml e enviar para a assinatura

  • Quando o aluno não possuía contrato financeiro para o curso que estava sendo gerado a certificação, não era possível gerar o xml, pois era obrigatório ter um contrato financeiro para aquela matrícula. Foi retirado essa obrigatoriedade.


215167 - Geração de certificação > Gerar certificação

  • Ocorria um erro ao tentar gerar certificação ou tentar Digitar informações para emissão do certificado, para alunos com status ativo.


214361 - Importação de Relatórios

  • O campo “Tipo de Relatório” foi corrigido para que não seja mostrado um campo em branco por padrão durante a importação de qualquer relatório.


214110 - Financeiro > Contrato Financeiro > Renegociação alterada quando o aluno é remanejado

  • Quando o aluno é remanejado de turma, as parcelas de renegociação do contrato financeiro são desconsideradas.


214266 - Módulo graduação > Nova matrícula

  • Ao efetuar a matrícula de um aluno que possuía pré matrícula em outro período letivo, o sistema não efetuava a matrícula. Ajustado para efetuar a matrícula normalmente.


214272 - Financeiro - Consulta de parcelas

  • Quando era efetuado o pagamento online pela GETNET com multas e juros, o sistema não discriminava o valor da multa no lugar correto.


213561 - Graduação - Tela de turmas/cronograma

  • Quando era alterado informações na tela de turma/cronograma, não era sincronizado as informações com a tela de turmas.
  • Para corrigir esse problema foi disponibilizado um novo campo “Tipo Aula”, quando a turma possuir sub turmas, esse campo é obrigatório ser preenchido.


  • (edição externa)