Release notes Mentor Web | Versão 08.02


A versão 08.02 do Mentor Web já está disponível. Confira abaixo as principais novidades, melhorias desta versão.


213111- Novos campos nos Atos regulatórios da IES

  • Foram liberados quatro parâmetros nos atos regulatórios da pessoa jurídica. Dois de tipo de credenciamento(Graduação e Lato-Sensu)e dois de Modalidade (Presencial, EAD). Foi liberado na atualização um script que já irá preencher automaticamente esses parâmetros.
  • No XML os atos regulatórios da emissora serão buscados os que estão cadastrados na emissora e no da registradora os que estão cadastrado no da registradora. O parâmetro “Lato-Sensu” não está sendo utilizado no momento, é apenas informativo.
  • Se o tipo de curso, tiver no Tipo MEC “Ensino em curso de graduação presencial” ou “Ensino em curso stricto sensu presencial” será enviado no XML o tipo de modalidade do ato regulatório como “Presencial”.
  • Se o tipo curso estiver no Tipo MEC “Ensino em curso de graduação a distância” ou “Ensino em curso stricto sensu a distância” irá pegar atos cuja modalidade seja “EAD”.
  • Os parâmetros “Tipo credenciamento e Modalidade” não são exibidos no XML, eles são apenas visual no sistema e indicam qual ato deverá ser enviado no XML.
  • Portanto quando o curso for presencial ou EAD deve-se configurar o ato regulatório com o parâmetro modalidade como: presencial ou EAD (para o curso EAD), caso não estiver configurado ao gerar o XML será exibida mensagem que não foi encontrado ato regulatório.


213118 - Em tramitação Atos regulatórios do Curso

  • Foi disponibilizado nos atos regulatórios do curso (seja por Informações do curso por unidade ou Atos regulatórios no Curso) o parâmetro “Em tramitação”. Este parâmetro será exibido quando o ato regulatório for do tipo “Reconhecido”. E servirá para informar se ele ainda está em tramitação ou não. Quando o ato estiver em tramitação deve-se selecionar esse parâmetro e será obrigatório informar os dados de tramitação do mesmo. Assim sendo ao selecionar esse parâmetro será habilitado um popup que deverá ser preenchido informando os dados. Estes dados serão enviados no XML quando forem gerados diplomas para alunos desse curso.
  • Quando o reconhecimento do ato estiver em tramitação o campo código do curso no MEC não será preenchido pois o reconhecimento do curso ainda esta em tramitação. E ao gerar os XML's do diploma de cursos que estejam em tramitação será enviado no XML a TAG<SemCodigoCursoEMEC> com as informações que constam dentro do popup de dados da tramitação.


212482 - Renegociação no portal > Parcelas com valores iguais

  • Inserido o parâmetro “Parcelas com valores iguais” para quando for efetuado a renegociação de parcelas pelo portal do aluno, o sistema sugerir parcelas com valores iguais.


213119 - Cadastro de Pessoa Jurídica

No cadastro de pessoa jurídica foi retirado o parâmetro “Credenciamento Institucional por Unidade”, pois o mesmo não será mais utilizado. E foi incluso o campo: “Instituição de ensino responsável”. A IES informada neste campo será enviada para o XML do diploma como a IE emissora do diploma, bem como seus dados também serão enviado para o XML. Caso a instituição seja emissora e registradora, não há necessidade de informar uma IES nesse campo ou poderá informar a própria unidade. Foi criado um script para popular este campo para as Instituições como a própria unidade. Também na exportação para o MEC e ENADE foi implementado para enviar o código MEC, da Instituição responsável de ensino no arquivo de exportação.

213177 - Ordem Hierárquica na Plataforma de Assinaturas

A partir desta versão, as assinaturas dos documentos de XML (histórico escolar digital, XML do documento do diplomado e XML do diplomado), serão enviados para a plataforma de assinaturas seguindo uma ordem hierárquica. Essa ordem é estipulada pelo MEC portanto não há como modificar a ordem das assinaturas. As ordens das assinaturas serão:

  • Histórico escolar digital:
    • 1º - Secretário(a);
    • 2º - Coordenador(a);
    • 3º - Diretor(a);
    • 4º - Reitor(a).
  • XML do documento do diplomado:
    • 1º - Secretário(a);
    • 2º - Coordenador(a);
    • 3º - Diretor(a);
    • 4º - Reitor(a).
  • XML do diplomado:
    • 1º - Responsável pelo registro;
    • 2º - Diretor(a);
    • 3º - Reitor(a).

Para saber mais sobre acesse Assinatura Digital na plataforma de assinaturas.

207462 - Curricularização da Extensão

A partir desta versão, todo o processo da curricularização da extensão está liberado. Para saber mais, clique aqui.

208748 - Valores por disciplina

Implementando a opção para desconsiderar valores por disciplina por tipo de componente curricular. Para saber mais, clique aqui.


212663 - Não alterar o módulo ao trocar de unidade

Alterado o sistema para que ao efetuar a troca de unidade logada seja mantido o módulo atual do usuário caso o mesmo possua acesso, do contrário será trocado para o primeiro módulo ao qual o mesmo possua acesso.


213046 - Melhoria no layout da tela de seleção de curso do processo seletivo

Alterada a tela para que a grade com os cursos escolhidos fique oculta até que haja algum curso a ser exibido.


212658 - Graduação > Remanejamento > Conflito de horário com disciplina cancelada

Ajustado para que o sistema não considere disciplinas canceladas e nem a própria disciplina sendo remanejada para verificar se há conflito de horário dentre as disciplinas do aluno ao efetuar o remanejamento.


2212078 - Pagamento Online> Getnet > desabilitar o pagamento por QrCode.

Desabilitado a opção do QR Code no pagamento online da GETNET.


212463 - Módulo graduação > Operações > Acesso à biblioteca

O sistema apresentava o erro “PlcBaseContextVO está Null” ao tentar acessar a biblioteca pelo Mentor Web. Ajustado para não ocorrer mais.


212463 - Módulo comum > Tipos de ocorrência

Inserido um novo campo chamado “Assunto”, onde o usuário poderá cadastrar o assunto no cadastro dos tipos de ocorrência. Para saber mais, acesse aqui.


212075 - Módulo graduação > Operações > Reenvio de token para matrícula de novos alunos

O sistema não estava efetuando o envio de token para o responsável em que o aluno não possuía e-mail vinculado ao cadastro. Ajustado para quando o responsável possuir e-mail vinculado ao cadastro, porém se o aluno não possuir, o token será enviado para o responsável sem impeditivos.


209599 - Módulo extensão > Cadastros > Turmas


Ao cadastrar uma nova turma no módulo de extensão da curricularização, o sistema estava travando e o usuário não conseguia prosseguir com o cadastro. Ajustado para cadastrar a turma normalmente sem apresentar erros.

212945 - Módulo processo seletivo > Chamada de candidatos > Enviar e-mail

Sistema estava apresentando a mensagem: “Período para chamada já expirado. Email não pode ser enviado!” ao enviar o e-mail para chamada de candidatos. Ajustado para não ocorrer mais.


213183 - Titulação por gênero no RVDD

Quando no curso o Título conferido estiver como outros, e no campo Titulação - gênero masculino e Titulação gênero feminino estiverem definidos, no RVDD será apresentado a titulação por gênero.


211675 - Execução de relatórios por outras aplicações

Ao gerar o relatório por outras aplicações, o sistema apresentava erro de JAVA.


212550 - Editar mensagem de e-mail do processo seletivo

Foi criado um campo coringa referente a exibição da unidade onde foi realizada a inscrição para ser utilizado nas notificações por e-mail do processo seletivo chamado de ${UNIDADES}.


210588 - Exclusão de cronograma e Validação de conteúdo ministrado

Quando era excluída uma subturma, onde não havia conteúdo ministrado, porém em outra subturma havia cronograma, o sistema estava barrando o processo de exclusão de forma indevida. Portanto foi realizada uma correção nos parâmetros de retorno da consulta para verificar se possui conteúdo ministrado para cada turma/subturma.


211674 - Alteração na estrutura de remetente para o envio de e-mail

Alteradas as rotinas de envio de e-mail automático do sistema para que ao invés de enviar o nome da pessoa jurídica, passe a enviar o nome fantasia da mesma.


212638 - Acadêmico > Módulo > Definição de Campos obrigatórios > Disponibilizar novos campos obrigatórios

Foram incluídos novos campos para definição de campos obrigatórios no cadastro de pessoa física, pessoa jurídica e responsável financeiro (pessoas física e jurídica).


212666 - Requerimento > Cadastro > Requerimento > Tramite > Ações - Mensagem incorreta ao gravar requerimento

Ao tentar gravar uma ação de envio de e-mail nos trâmites de requerimento sem informar o corpo do e-mail, o sistema apresentava uma mensagem não clara sobre a obrigatoriedade do campo, clarificada a mensagem.


211455 - Processo Seletivo > Provas

Quando existiam muitos registros de notas de provas em diferentes concursos, dependendo da forma de seleção, ao tentar gravar uma nova prova, ocorria erro em tela. A rotina foi ajustada para que a situação não ocorra mais e o cadastro de provas ocorra normalmente.


212534 - Serviços Externos > Serviço “adicionaDisciplinaMatricula”

Quando não era informada a unidade mas era informado o identificador do requerimento solicitado, ocorria erro no log de execução do serviço externo.Portanto, fora adicionadas algumas validações para quando não informado o identificador do requerimento solicitado, não ocorrer erro.


212534 - Censo Escolar > Exportação

Durante a exportação do censo, mesmo se no cadastro da pessoa o parâmetro “Transporte escolar público” estivesse desmarcada, ocorria erro no momento da exportação, informando que era necessário o preenchimento do mesmo. A validação foi ajustada para que não ocorra mais esta crítica no momento da exportação.


213052 - Portal do Responsável - Responsável pedagógico visualizando alunos

Ao acessar o portal do responsável não eram exibidos os alunos dos quais o usuário era responsável pedagógico, alterada a rotina de responsável para que no portal do responsável passe a considerar responsável pedagógico também.


213962 - Lentidão em Processos

Estava ocorrendo lentidões esporádicas nas rotinas de execução de relatórios, ocasionando em falhas por excesso de tempo. Alguns processos background foram ajustados para evitar a lentidão nestes processos.

214103 - Inscrição > Passo Financeiro

Quando existiam duas configurações de pagamento online para diferentes subníveis de ensino, o sistema não estava filtrando o subnível para recuperar as configurações de pagamento online durante o processo de inscrição. A rotina foi ajustada para que a situação não ocorra mais.

213857 - Graduação > Entrega de Documentos

Ao entregar documentos com anexos “.PDF”, o sistema converte para o formato “PDF A1A”. Porém, caso houvesse qualquer tipo de falha de conversão e estivesse entregando mais de um documento, os outros documentos não eram entregues. A situação foi ajustada para que se ocorra alguma falha, seja mostrada como advertência, mas não impeça o processo.




Além das documentações acima, também foi criada a documentação Vocabulário de termos técnicos, na qual estão documentadas as especificações de alguns termos técnicos que podem ser encontrados nas documentações.


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  • (edição externa)