Release notes Mentor Web | Versão 7.11
A versão 7.11 do Mentor Web já está disponível. Confira abaixo as principais novidades, melhorias desta versão.
EXECUTAR APÓS A ATUALIZAÇÃO
01. Ajustar o arquivo de propriedades da API
O arquivo de propriedades application.properties que se encontra dentro da pasta do serviço EdusoftApi deve ser alterado para contemplar o Datasoure de relatórios. Para isso basta adicionar os seguintes atributos ao arquivo:
- MSSQL: Para conferir o arquivo na integra clique aqui
## Spring DATASOURCE - REL app.datasource.rel.driverClassName=com.microsoft.sqlserver.jdbc.SQLServerDriver app.datasource.rel.url=jdbc:sqlserver://url:porta;databaseName=database_name_banco_rep app.datasource.rel.username=username app.datasource.rel.password=password app.datasource.rel.hikari.idleTimeout=600000 app.datasource.rel.hikari.maxLifetime=1800000 app.datasource.rel.hikari.testOnBorrow=true app.datasource.rel.hikari.validationQuery=select 1 app.datasource.rel.hikari.maximumPoolSize=15 app.datasource.rel.hikari.minimumIdle=5
- ORACLE: Para conferir o arquivo na integra clique aqui
## Spring DATASOURCE - REL app.datasource.rel.driverClassName=oracle.jdbc.OracleDriver app.datasource.rel.url=jdbc:oracle:thin:@url:porta:DB11G app.datasource.rel.username=username_banco_rep app.datasource.rel.password=passwrod_banco_rep app.datasource.rel.hikari.idleTimeout=600000 app.datasource.rel.hikari.maxLifetime=1800000 app.datasource.rel.hikari.testOnBorrow=true app.datasource.rel.hikari.validationQuery=SELECT 1 app.datasource.rel.hikari.maximumPoolSize=15 app.datasource.rel.hikari.minimumIdle=5
02. Atualização da base de relatórios e relatórios padrões
Após a atualização padrão, deverá ser feito a atualização da base de relatórios e posteriormente, atualizado os relatórios E1120 e E1121 nas bases dos clientes.
Novidades
Diploma Digital – Ajuste
- Ajustado ingressos retornando na tela de Graduação > Geração de certificado > Opção Gerar o XML do diploma digital e enviar para a assinatura, para não listar ingressos com documento Diploma entregue ou aguardando aprovação.
- Ajustado telas de entrega de documentos tanto na Graduação como na Central do aluno para registrar os documentos aceitos, levando em conta o tipo do documento aceito no cadastro do documento, sendo que, para sem esta informação considera os já existentes, para os com a informação de XML do diploma ou XML do documento, aceita apenas arquivo XML, e para os casos das demais opções, aceita apenas PDF.
Acadêmico > Geração de certificação
- Quando o parâmetro “Bloqueia emissão de certificação com débitos” (encontrado em Acadêmico > Configurações > Subnível de ensino > aba Acadêmico) estiver marcado, a rotina de validação de pendências acadêmicas e financeiras para a geração de certificação levará em consideração o curso do ingresso que está sendo gerada a certificação.
- Com o parâmetro “Bloqueia emissão de certificação com débitos” habilitado, será mostrada a combo “Pendência financeira certificação”, onde é possível definir as pendências que o aluno pode ter.
Ajuste JSON – serviço externo – Chatbot
Foi adicionado um novo parâmetro no detalhe do serviço externo, no pop-up de comando, esse parâmetro será habilitado quando for um serviço do tipo de consulta. Quando marcada, a consulta retornará apenas um registro, diferente da forma que é hoje, onde retorna a lista que a query resultou. Quando o parâmetro estiver marcado, não pode retornar uma coleção apenas, deve retornar diretamente os campos da consulta.
Processo Seletivo – Número de vagas e nome do curso na inscrição
Número de vagas
Foi adicionado um novo parâmetro ( Exibe número de vagas por curso ) na tela de cadastro de concurso, ele por padrão estará marcado, quando estiver desmarcado não irá mostrar as vagas do curso no processo seletivo, e quando marcado continuará como é hoje, mostrando as vagas ao lado do curso. Para entender como funciona esta rotina, clique aqui.
Nome do curso na inscrição
É possível configurar um nome comercial para os cursos disponibilizados no processo seletivo. Caso não seja informado um nome comercial, o sistema apresentará por padrão o nome original de cada curso.
No momento em que o candidato realizar a inscrição, ele verá os cursos com a nomenclatura configurada nesta tela.
Módulo Processo Seletivo
- Incluído o tipo de documento Enem na tela de Comum > Documentos pessoais.
- Realizado ajustes no módulo Processo seletivo > Digitação de notas, para exibir os documentos entregues relevante a inscrição.
- Os documentos exibidos serão documentos ativos, com filtros de pessoa Candidato e forma de seleção conforme a inscrição do candidato.
Token processo seletivo: possibilitar período de validade e enviar link como texto no e-mail
- Alterada a rotina de chamada de candidatos para mudar o tamanho do link.
- Alterada a rotina de login para suportar o novo link com tamanho reduzido e o link antigo.
Autodeclaração: adaptação as exigências de lei
Novos campos tratados na importação de candidatos do processo seletivo:
- Código no processo seletivo (no JSON, campo codigo_candi). Campo disposto na aba de Dados complementares do cadastro de pessoa física.
- Autodeclarante (será declarado quando forma de seleção for de id 54 e 57 que corresponde aos códigos 102 e 105 que vem no JSON no campo quota). Campo disposto na aba de Dados complementares do cadastro de pessoa física, ao lado da raça.
Incluir opção de pesquisa por e–mail para o atalho F2
No atalho F2, agora além do CPF, Nome e Código da tela, estará filtrando também por e-mail.
Entrega de documentos – Salvar documentos reprovados
Após recusar um documento entregue, ele irá para tela de documentos pendentes, então, clicando em +info, abrirá as informações de recusa do documento, motivo, horário e usuário, e agora também estará disponibilizado o anexo que foi recusado.
I.R.A – Utilizar o último ingresso ativo do aluno no curso
Na rotina de Cálculo do I.R.A, foi alterado para gerar somente para o ingresso mais recente (Ativo) com matrícula.
Criar uma etapa de retificação de documentos no processo de matrícula
- Criado nas configurações de inscrição, aba e-mail, dois novos tópicos com assunto e corpo do e-mail:
- Notificação de retificação de documentos para candidato brasileiro.
- Notificação de retificação de documentos para candidato estrangeiro.
- Na rotina de chamada, criado:
- Campos de data inicial e final para retificação de documentos.
- Colocado uma opção para enviar e-mail de retificação.
- Alteração do envio de e-mail da chamada para tratar se é uma retificação ou não.
- Pegar o template correto conforme o caso.
Chamada pública – Fluxo de manifestação de vaga na central do candidato
- Parâmetros de inscrição, aba e-mail:
- Alterado o layout para agrupar melhor os templates.
- Criado novos campos de template para chamadas.
- Modificado para não enviar mais e-mail nas chamadas.
- Modificada a tela de envio de e-mail. Agora, na pop-up aberta pelo botão de e-mail, na combo de chamada, aparece também chamada pública e vagas remanescentes (caso tenha sido criada).
- Centralizado o envio de e-mail em um único ponto. Ou seja, chamada normal, chamada de intenção de vagas/chamada pública e vagas remanescentes passam na mesma rotina.
- Quando utiliza agendamento de matrícula e possui um dos passos (cadastro ou entrega de documentos), a chamada de intenção de vaga/chamada pública e vagas remanescentes passam a funcionar para o candidato igual ao de agendamento de matrícula, mas sem o passo do agendamento. Quando não utiliza agendamento de matrícula ou não possuir nenhum dos passos (cadastro ou entrega de documentos) a chamada de intenção de vaga/chamada pública e vagas remanescentes vai funcionar para o candidato conforme hoje (apresentando uma tela com o botão de confirmar interesse).
- Criado status de acesso na chamada/candidato (Não acessou, Acessou, Atualizou o cadastro, Entregou documentos, Agendamento).
Chamada pública – Entrega de documentos
Na tela de entrega de documentos, quando pendente, criado uma opção ao lado do +info para reprovar o documento. Ao clicar solicita observação. Quando não for dentro da central do aluno/responsável.
Financeiro > Inclusão de opção na tela de lançamento de valores por disciplina
Adicionada caixa de marcação que permite inserir o valor total da fase e efetuar o cálculo automático do valor por disciplina. Para entender como funciona esta rotina, clique aqui.
Homologação dos títulos bancários da Zemopay, liquidação externa Banco do Brasil
Na Integração com ZemoPay – Títulos, foi alterado os endpoint para geração, alteração de data de vencimento, cancelamento, e baixa de títulos para utilizarem os endpoints do Banco do Brasil ao invés do banco Votorantin.
Melhorias
202893 – Abandono por falta de rematrícula – Reativação de matrícula – Sem vínculo com contrato financeiro
Usuário estava realizando a rotina de abandono pela tela de abandono em lote e acabava gerando uma matrícula de abandono para o aluno. Após, ativou a matrícula do aluno pela tela de matrícula individual e a matrícula do aluno ficou sem contrato, gerando problemas futuros. Desta forma, para evitar problemas futuros, fizemos com que o aluno, ao ter seu abandono feito pela tela de abandono em lote, seja possível desfazer o abandono apenas na tela de abandono em lote.
Quando é acesso matrícula/aluno de um aluno que está com ingresso como abandono, é exibida uma mensagem explicando que seu abandono só pode ser desfeito na tela de abandono em lote.
203026 – Requerimentos > 129 – Cancelamento de curso > Não cancela matrícula
Durante a execução de um serviço externo, ao criar o Context, não estava atualizando a unidade/módulo corrente se houve mudança de unidade/módulo anteriormente. Desta forma, na criação do Context em serviços externos, foi alterada uma validação que determinava se mudou a unidade/módulo ou não.
204311 – Sequência de Turma entre Unidades
Ao acessar a tela de Transferência externa escolhendo o tipo “Unidade da mesma rede de ensino”, estava estourando um erro, e a tela ficava branca não renderizando corretamente. Desta forma, foi realizado um ajuste para corrigir esta situação.
204064 – Dúvida – Mensagens de alerta ao gerar pré-matrícula dos aprovados processo seletivo Verão 2022
Durante o processo de matrícula, no final, mesmo realizando com sucesso, estava gerando no log a mensagem “Não definido”. Desta forma, foi realizado um ajuste para corrigir esta situação.
202155 – Financeiro > Responsável financeiro para crédito
Ao acessar a tela de Consulta de parcelas do responsável pelo botão “ver parcelas” na tela “Créditos e débitos da pessoa”, e clicar no link inteligente “ver parcelas>”, ao abrir o pop-up, estava apresentando erro 500. Portanto, foi realizado ajuste na URL de redirecionamento e adicionado um parâmetro que estava faltando.
200488 – Duvida – Usuário de Baixa – Ocorrências
Ao realizar a baixa de um arquivo retorno pela rotina de Baixas Automáticas utilizando uma conta bancaria do Banco do Brasil (Layout 240), o sistema estava incorretamente tentando baixar as parcelas. No caso do problema de registro de “Usuário de baixa” e “Data de baixa” nas ocorrências da parcela, isso acontecia pois o sistema inativava a ocorrência e tentava realizar a baixa, porém como o “Valor Pago” retornado no arquivo retorno era 0, o sistema não baixava a parcela. Desta forma, foi realizada a correção das ocorrências para o arquivo retorno do Banco do Brasil Layout 240.
204601 – Matrícula Online
Na rotina de Entrega de documentos pela clicksign, não estava funcionando corretamente a entrega de documentos com efetivação de matrícula para documentos a cada ingresso. Portanto, foi ajustado para carregar o objeto de documento de forma completa com itens de turma, matrícula e ingresso, assim como já fazia com certificação.
202948 – Financeiro > Baixa automática > Lançamentos do arquivo retorno > Ocorrência
Na rotina de Baixa de arquivo retorno - Santander (033) - CNAB400, estava ocorrendo dois erros:
1. Estava pegando o código de movimento da posição errada.
2. O banco tem dois layouts de arquivo remessa para baixar: 240 e 400.
Ambos têm código de movimento diferentes, mas o sistema não filtrava por tipo de layout, apenas pelo banco.
Desta forma, foram realizados os seguintes ajustes:
1. Ajustado para pegar da posição correta: 109-110.
2. Criado um novo campo na tabela que armazena os códigos de movimento do banco, para armazenar a informação de qual tipo de layout pertence aquele código, se é 240 ou 400.
203112 – Erro no log de requisições WebService
Ao tentar consultar a API, gerava erro 502, porém o erro só ocorria passando por um DNS, simulando localmente, o erro que dava era de payload, isso ocorria, por que após consultar o log de requisições, ele tentava gravar o log disso, e o response body era muito grande. Desta forma, foi ajustado para que quando a consulta for no endpoint de consulta de log de requisições, não grava o response body no log da API.
204849 – Erro – Processo seletivo
No módulo Processo seletivo > Concurso > Clonar concurso com dependências, foi realizada uma alteração ao clonar o concurso por essa tela, pois quando o concurso não é agendado (parâmetro Concurso com agendamento desmarcado), não estava sendo possível alterar a data da prova. Desta forma, foi alterado para que quando não for um concurso com agendamento, ele mostrar as datas individuais de cada prova, esses campos já existiam mas eles estavam fazendo a validação errada para aparecer na tela, verificavam se era concurso com agendamento, quando devem verificar se não é concurso com agendamento.
198680 - Nova tela de conta financeira
- Implementado novo layout para proporcionar melhor usabilidade e visualização dos dados.
205083- Colégio > Listas de chamada
- Na tela de 'Gerar lista de chamada', ao redirecionar pelo link inteligente para a tela de 'Alterar lista de chamada' ocorria erro, então foi ajustada a forma que era passado o parâmetro ID da turma.