Release notes Mentor Web | Versão 7.09
A versão 7.09 do Mentor Web já está disponível. Confira abaixo as principais novidades, melhorias desta versão.
EXECUTAR ANTES DA ATUALIZAÇÃO
1. Nova versão do atualizador de versão (9.3.1)
Para atualização da versão 07.09.00.00 ou superior, será necessário utilizar a versão 9.3.1 do atualizador de versão (Atualizador.jar) que já está disponível no FTP. Para baixar a nova versão do atualizador basta acessar o FTP com seu usuário e senha, ou entre em contato com nossa central de relacionamento com o cliente.
2. Script de permissão para banco ORACLE
Há um script avulso que precisa ser executado manualmente em bases ORACLE. Lembrando que deve ser executado no banco SEC, e é necessário substituir o EDUSOFT_ICORUJA pelo nome do banco ICO. Segue script abaixo:
GRANT ALL ON TB_USUARIO_PREF TO EDUSOFT_ICORUJA
EXECUTAR APÓS ATUALIZAÇÃO
1. Revisão dos Atos regulatórios no cadastro de curso
Para adequação ao diploma digital algumas mudanças e validações foram realizadas no cadastro de curso, no que diz respeito aos atos regulatórios. Sugerimos então que seja realizada uma revisão nestes cadastros para garantir que todos os campos sejam revisados e devidamente preenchidos.
Revisar
1. Atos por curso: A principal mudança foi a possibilidade de ter apenas um cadastro de atos regulatórios por curso em vez de um por unidade2. Validade do ato: Inclusão de validação de preenchimento do campo validade no ato regulatório: Não será mais possível possuir mais de um registro do mesmo tipo com a mesma data de validade.
Confira a documentação completa do cadastro de curso para se inteirar das novidades antes de realizar a revisão clicando aqui.
2. Informa o motivo de dispensa do Enade para os alunos dispensados
Para atendimento às regras de exportação do diploma digital foi disponibilizado um novo campo chamado “Motivo dispensa Enade” que deve ser preenchido sempre que a situação do aluno no Enade for “Dispensado”.
Revisar
O campo “Motivo dispensa Enade” é obrigatório para alunos dispensados na exportação do diploma.
Novidades
Acadêmico - Diploma digital - Versão 1.3
Está disponível para diplomas expedidos a partir da data 18/12/2021 a nova versão do diploma conforme exigido pelo MEC. Os diplomas expedidos antes de 18/12/2021 continuarão sendo expedidos com a versão 1.2.
Acadêmico - Integração GED
O sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) é uma tecnologia que tem como objetivo principal simplificar o controle, armazenamento, compartilhamento, busca e a recuperação de documentos. A Edusoft possui uma parceria com uma empresa que fornece um sistema de GED. A Edusoft possui nativamente uma integração com esse sistema.
Pré requisitos
- Liberar acesso à nova opção de menu no Security: Liberar acesso a nova tela para os perfis de usuário, o menu foi disponibilizado no módulo acadêmico com o nome Configuração GED ;
- Configuração do GED : É necessário possuir uma configuração de acesso á plataforma GED e pelo menos uma configuração de serviço.
- Cadastro do documento com o código do GED informado: No cadastro de documento é necessário cadastrar previamente o código do documento do GED.
Fluxo da integração
A integração com sistema GED possui 4 pontos de integração conforme descrita abaixo.
- Enviar pessoa para o GED: O sistema enviará a pessoa que deseja anexar documentos no GED;
- Buscar documentos no GED: Quando visualizado o anexo de um documento entregue ou quando o diploma digital está sendo gerado que precisa de um documento o sistema fará a busca dessa documento no GED;
- Enviar os documentos do aluno do MentorWeb para o GED: Ao realizar a entrega do documento ou assim que retornado um documento assinado da plataforma de assinatura, o sistema enviará esse documento para o GED;
- Deletar documento no GED: Quando o usuário retira o documento entregue de uma pessoa, o sistema encaminha uma solicitação ao GED excluindo o documento.
Para consultar a documentação completa do GED clique aqui.
Unidade padrão no Security, de acordo com o curso ativo
Sempre que for alterado o status do ingresso, o sistema atualizará a unidade principal do aluno.
Tendo o ingresso ativo mais antigo do aluno como critério para definição da unidade principal.
Para saber mais consulte: Unidade padrão no Security, de acordo com o curso ativo
Acadêmico - Nova tela de cadastro de processo de matrícula
Disponibilizada nova interface na tecnologia Mentor Web G5 para cadastro de processo de matrícula.
Acadêmico - Consulta de ingressos - Novas colunas na listagem
Disponibilizadas 2 (duas) novas colunas, denominadas “Código do aluno no curso” e “Data de ingresso” na listagem dos ingressos.
Acadêmico - Consulta de matriculas - Novas coluna na listagem
Disponibilizadas a coluna Grade curricular na listagem de matrículas, adicionada também a possibilidade de realizar a ordenação das matrículas por fase.
Financeiro - Prorrogação de titulo - Bloqueia prorrogação de título sem indexador
Alterado comportamento do parâmetros Bloqueia prorrogação de título sem indexador na prorrogação dos títulos, a nova regra é só permitir a prorrogação de títulos quando no mês anterior ao vencimento da prorrogação existir indexador cadastrado na taxa utilizada na Conta Financeira.
Exemplo: Só posso prorrogar um título para 10/08/21 se no mês de 07/21 tiver indexador cadastrado. O cálculo será feito a partir do vencimento original do título, calculando juros, multa e indexador até o dia 31/07 e juros e multa de 01 a 10/08.
Melhorias
203478 - Central do Aluno > Consultas/Relatórios > Parcelas
Ocorria lentidão ao acessar a tela de consulta de parcelas pela central do aluno. Para isso, foi ajustada a ordem de consulta e reduzido o tempo de retorno dos resultados.
201746 - Central do Aluno > Consultas/Relatórios > Pendências
Alterada a rotina para que o aluno consiga consultar pendências.
201958 – Central do Aluno > Notas e faltas > Tipo nota inicial errada
Quando a turma possuía disciplinas com critérios avaliativos diferentes, e a descrição dos tipos de nota eram iguais, a rotina agrupava essas notas na tela de ‘Notas e Faltas’. Além disso, o botão de avaliação parcial não respeitava o tipo de nota selecionado. Com o ajuste na rotina, o aluno ao consultar suas notas, será direcionado ao tipo de nota de maior ordem e ao selecionar alguma avaliação parcial, será direcionado para a tela com o mesmo tipo de nota selecionado.
197682 – Subnível de ensino > Acadêmico > Migração de grade e transferência de curso com base em requerimentos
Disponibilizado nas configurações de Subnível de ensino, dentro da aba Acadêmico, um novo parâmetro chamado “Migração de grade e transferência de curso com base em requerimentos” que ao ser habilitado sinaliza ao sistema que apenas poderão ocorrer migração de grades ou transferência de cursos através de requerimentos. Desta forma, sempre que este parâmetro for habilitado será obrigatório configurar os requerimentos específicos para cada ação (migração/transferência). Clique aqui para saber mais sobre esta rotina.