Serviço de Integração Registro Online
O serviço de integração registro online é uma aplicação responsável por coletar as informações enviadas pelo Mentor Web.
Instalação em ambiente Windows
1- Copiar os arquivos Integração Registro Online Windows para dentro da pasta de serviços da instalação do Mentor Web. Geralmente essa pasta fica em “/edusoft/servicos”.
2- Descompactar o arquivo acima de modo que a estrutura de pastas onde os arquivos do serviço fiquem desta maneira “C:\edusoft\servicos\integracao_registro_online”.
3- Na pasta “C:\edusoft\servicos\integracao_registro_online” tem dois arquivos de configuração de banco “conexaodb_MSSQL.xml” e “conexaodb_ORACLE.xml”. Escolha o arquivo conforme o seu tipo de banco e renomeie para “conexaodb.xml”. Após renomear o arquivo edite o mesmo e configure as conexões para os banco do Mentor Web.
4- Edite o arquivo “context.xml” e configurar as propriedades conforme abaixo:
Onde:
- portaServiceRest - Porta onde o serviço rest irá rodar (Lembre de verificar se a porta informada está liberada no servidor);
- urlServiceRest - IP local do servidor onde está sendo realizada a instalação;
- logLevelGeral - Nível de log do serviço; (Informar como ERROR, somente deve ser trocado para DEBUG quando solicitado pela Edusoft).
- tempoChecaMensagemGeral - Intervalo de tempo em que o serviço realiza uma checagem para envio de novas mensagens (Em minutos);
- tempoChecaStatus - Intervalo de tempo em que o serviço realiza uma checagem de situação da mensagem (Apenas para SMS e WhatsApp) (Em minutos);
- urlServidorCache - IP e Porta onde estão instalados o mencached (Utilizar os mesmos configurados no XML do Mentor Web);
- idCache - ID do mencached (Utilizar o mesmo configurado no XML do Mentor Web);
- iniciaEmModoTeste - Aplicação em modo teste (Quando “true”, não envia mensagens do sistema, apenas mensagens de teste). Neste primeiro momento vamos manter como “true” até validarmos as configurações.
- iniciaEmModoHomologacao - Aplicação em modo de homologação (Quando “True”, será enviado para o banco em ambiente de teste). Neste primeiro momento vamos manter como “true” até validarmos as configurações.
- caminhoCertificado - deve-se criar uma pasta dentro do diretório Edusoft, informando onde o certificado digital será salvo (exemplo; C:\edusoft\Certificado_digital).
- nroMaximoTentativas - Informar quantidade máxima que o serviço tentará registrar os títulos. (Quando atingir o número em questão e os títulos não forem registrados, será necessário realizar as correções e reenviá-los pela rotina Remessa online)
- caminhoLog - deve-se criar uma pasta dentro do diretório Edusoft, informando onde o log será salvo (exemplo: C:\edusoft\Log_registro_online.log).
- qtdMinutosReenvioLoteInconsistente - Informar quantos minutos para realizar o reenvio de um lote que teve inconsistência.
Instalar serviço em ambiente Windows
Para instalar o serviço é necessário apenas executar o arquivo “C:\edusoft\servicos\integracao_registro_online\Install.bat.“
Iniciar serviço em ambiente Windows
Para iniciar o serviço é necessário apenas executar o arquivo “C:\edusoft\servicos\integracao_registro_online\Iniciarserviço.bat”.
Parar serviço em ambiente Windows
Para parar o serviço é necessário apenas executar o arquivo “C:\edusoft\servicos\integracao_registro_online\Pararserviço.bat“.
Remoção em ambiente Windows
Para remover o serviço é necessário apenas executar o arquivo “C:\edusoft\servicos\integracao_registro_online\Uninstall.bat”.
Instalação em ambiente Linux
1 - Copiar os arquivos Integração Registro Online Linux para dentro da pasta de serviços da instalação do Mentor Web. Geralmente essa pasta fica em “/edusoft/servicos”.
2 - Descompactar o arquivo acima de modo que a estrutura de pastas onde os arquivos do serviço fiquem desta maneira “/edusoft/servicos/integração_registro_online”.
apt install unzip -y cd /edusoft/servicos/ wget http://help.edusoft.com.br/MentorWEB/arquivosExterno/integracao_registro_online_linux.zip unzip integracao_registro_online_linux.zip -d integracao_registro_online chmod 777 -R integracao_registro_online/ chown -R edusoft integracao_registro_online/
3- No endereço /edusoft/servicos/integração_registro_online exitem dois arquivos de configuração de banco, sendo eles conexaodb_MSSQL.xml e conexaodb_ORACLE.xml. Escolha o arquivo que será alterado, de acordo com o servidor de banco que esta sendo usado pelo MentorWeb e renomeie-o para conexaodb.xml.
MSSQL
cd /edusoft/servicos/integracao_registro_online mv conexaodb_MSSQL.xml conexaodb.xml
ORACLE
cd /edusoft/servicos/integracao_registro_online mv conexaodb_ORACLE.xml conexaodb.xml
Em seguida altere as configurações do arquivo conexaodb.xml de acordo com os dados de acesso ao servidor de banco de dados:
nano conexaodb.xml
Após feitas as configurações, deve-se apertar as teclas ctrl+o, depois ctrl+m e em seguida ctrl+x para salvar as alterações feitas no arquivo conexaodb.xml e sair do editor de texto
4- Edite o arquivo “context.xml” e configurar as propriedades conforme abaixo:
Onde:
- portaServiceRest - Porta onde o serviço rest irá rodar (Lembre de verificar se a porta informada está liberada no servidor);
- urlServiceRest - IP local do servidor onde está sendo realizada a instalação;
- logLevelGeral - Nível de log do serviço; (Informar como ERROR, somente deve ser trocado para DEBUG quando solicitado pela Edusoft).
- tempoChecaMensagemGeral - Intervalo de tempo em que o serviço realiza uma checagem para envio de novas mensagens (Em minutos);
- tempoChecaStatus - Intervalo de tempo em que o serviço realiza uma checagem de situação da mensagem (Apenas para SMS e WhatsApp) (Em minutos);
- urlServidorCache - IP e Porta onde estão instalados o mencached (Utilizar os mesmos configurados no XML do Mentor Web);
- idCache - ID do mencached (Utilizar o mesmo configurado no XML do Mentor Web);
- iniciaEmModoTeste - Aplicação em modo teste (Quando “true”, não envia mensagens do sistema, apenas mensagens de teste). Neste primeiro momento vamos manter como “true” até validarmos as configurações.
- iniciaEmModoHomologacao - Aplicação em modo de homologação (Quando “True”, será enviado para o banco em ambiente de teste). Neste primeiro momento vamos manter como “true” até validarmos as configurações.
- caminhoCertificado - deve-se criar uma pasta dentro do diretório Edusoft, informando onde o certificado digital será salvo (exemplo; C:\edusoft\Certificado_digital).
- nroMaximoTentativas - Informar quantidade máxima que o serviço tentará registrar os títulos. (Quando atingir o número em questão e os títulos não forem registrados, será necessário realizar as correções e reenviá-los pela rotina Remessa online)
- caminhoLog - deve-se criar uma pasta dentro do diretório Edusoft, informando onde o log será salvo (exemplo: C:\edusoft\Log_registro_online.log).
- qtdMinutosReenvioLoteInconsistente - Informar quantos minutos para realizar o reenvio de um lote que teve inconsistência.
Após feitas as configurações, deve-se apertar as teclas ctrl+o, depois ctrl+m e em seguida ctrl+x para salvar as alterações feitas no arquivo context.xml e sair do editor de texto
5 - Verifique se os caminho e pastas destacados na imagem abaixo estão corretos.
cat /edusoft/servicos/integração_registro_online/start_ServicoRegistroOnline.sh
Onde é necessário:
Verificar se o caminho está apontando para o arquivo “java”
- /edusoft/java8/bin/java
Verificar se o caminho está apontando para o arquivo “Integracao_RegistroOnline.jar”
- /edusoft/servicos/integracao_registro_online/Integracao_RegistroOnline.jar
Verificar se os parâmetros “contextServico” e “conexoesServico”, estão apontando corretamente para o caminho dos arquivos “context.xml” e “conexaodb.xml”
- - contextServico=/edusoft/servicos/integracao_registro_online/context.xml -conexoesServico=/edusoft/servicos/integracao_registro_online/conexaodb.xml
6- Copiar o arquivo “/edusoft/servicos/integração_registro_online” para a pasta de inicialização do linux (Padrão Debian/Ubuntu: /etc/init.d) e dar permissão de execução.
cp /edusoft/servicos/integracao_registro_online/ServicoIntegracaoRegistroOnline /etc/init.d/ServicoIntegracaoRegistroOnline cd /etc/init.d chmod +x ServicoIntegracaoRegistroOnline
7- Em seguida colocar o arquivo rodar o IntegracaoRegistroOnline na rotina de inicialização automática do Linux com o comando abaixo:
update-rc.d ServicoIntegracaoRegistroOnline defaults
8- Após fazer a instalação e configuração do Registro Online, deve-se iniciar o serviço com o comando abaixo:
cd /edusoft/servicos/integração_registro_online /etc/init.d/ServicoIntegracaoRegistroOnline start
E caso seja necessário parar o serviço deve-se executar os comandos abaixo:
cd /edusoft/servicos/integração_registro_online /etc/init.d/ServicoIntegracaoRegistroOnline stop
Importante: Todos os comandos Linux devem ser executados um linha por vez
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