Serviço de Integração Registro Online

O serviço de integração registro online é uma aplicação responsável por coletar as informações enviadas pelo Mentor Web.


Instalação em ambiente Windows


1- Copiar os arquivos Integração Registro Online Windows para dentro da pasta de serviços da instalação do Mentor Web. Geralmente essa pasta fica em “/edusoft/servicos”.

2- Descompactar o arquivo acima de modo que a estrutura de pastas onde os arquivos do serviço fiquem desta maneira “C:\edusoft\servicos\integracao_registro_online”.

3- Na pasta “C:\edusoft\servicos\integracao_registro_online” tem dois arquivos de configuração de banco “conexaodb_MSSQL.xml” e “conexaodb_ORACLE.xml”. Escolha o arquivo conforme o seu tipo de banco e renomeie para “conexaodb.xml”. Após renomear o arquivo edite o mesmo e configure as conexões para os banco do Mentor Web.

4- Edite o arquivo “context.xml” e configurar as propriedades conforme abaixo:

Onde:

  • portaServiceRest - Porta onde o serviço rest irá rodar (Lembre de verificar se a porta informada está liberada no servidor);
  • urlServiceRest - IP local do servidor onde está sendo realizada a instalação;
  • logLevelGeral - Nível de log do serviço; (Informar como ERROR, somente deve ser trocado para DEBUG quando solicitado pela Edusoft).
  • tempoChecaMensagemGeral - Intervalo de tempo em que o serviço realiza uma checagem para envio de novas mensagens (Em minutos);
  • tempoChecaStatus - Intervalo de tempo em que o serviço realiza uma checagem de situação da mensagem (Apenas para SMS e WhatsApp) (Em minutos);
  • urlServidorCache - IP e Porta onde estão instalados o mencached (Utilizar os mesmos configurados no XML do Mentor Web);
  • idCache - ID do mencached (Utilizar o mesmo configurado no XML do Mentor Web);
  • iniciaEmModoTeste - Aplicação em modo teste (Quando “true”, não envia mensagens do sistema, apenas mensagens de teste). Neste primeiro momento vamos manter como “true” até validarmos as configurações.
  • iniciaEmModoHomologacao - Aplicação em modo de homologação (Quando “True”, será enviado para o banco em ambiente de teste). Neste primeiro momento vamos manter como “true” até validarmos as configurações.
  • caminhoCertificado - deve-se criar uma pasta dentro do diretório Edusoft, informando onde o certificado digital será salvo (exemplo; C:\edusoft\Certificado_digital).
  • nroMaximoTentativas - Informar quantidade máxima que o serviço tentará registrar os títulos. (Quando atingir o número em questão e os títulos não forem registrados, será necessário realizar as correções e reenviá-los pela rotina Remessa online)
  • caminhoLog - deve-se criar uma pasta dentro do diretório Edusoft, informando onde o log será salvo (exemplo: C:\edusoft\Log_registro_online.log).
  • qtdMinutosReenvioLoteInconsistente - Informar quantos minutos para realizar o reenvio de um lote que teve inconsistência.

Instalar serviço em ambiente Windows

Para instalar o serviço é necessário apenas executar o arquivo “C:\edusoft\servicos\integracao_registro_online\Install.bat.“

Iniciar serviço em ambiente Windows

Para iniciar o serviço é necessário apenas executar o arquivo “C:\edusoft\servicos\integracao_registro_online\Iniciarserviço.bat”.

Parar serviço em ambiente Windows

Para parar o serviço é necessário apenas executar o arquivo “C:\edusoft\servicos\integracao_registro_online\Pararserviço.bat“.

Remoção em ambiente Windows

Para remover o serviço é necessário apenas executar o arquivo “C:\edusoft\servicos\integracao_registro_online\Uninstall.bat”.


Instalação em ambiente Linux


1 - Copiar os arquivos Integração Registro Online Linux para dentro da pasta de serviços da instalação do Mentor Web. Geralmente essa pasta fica em “/edusoft/servicos”.

2 - Descompactar o arquivo acima de modo que a estrutura de pastas onde os arquivos do serviço fiquem desta maneira “/edusoft/servicos/integração_registro_online”.

apt install unzip -y
cd /edusoft/servicos/
wget http://help.edusoft.com.br/MentorWEB/arquivosExterno/integracao_registro_online_linux.zip
unzip integracao_registro_online_linux.zip -d integracao_registro_online
chmod 777 -R integracao_registro_online/
chown -R edusoft integracao_registro_online/

3- No endereço /edusoft/servicos/integração_registro_online exitem dois arquivos de configuração de banco, sendo eles conexaodb_MSSQL.xml e conexaodb_ORACLE.xml. Escolha o arquivo que será alterado, de acordo com o servidor de banco que esta sendo usado pelo MentorWeb e renomeie-o para conexaodb.xml.
MSSQL

cd /edusoft/servicos/integracao_registro_online
mv conexaodb_MSSQL.xml conexaodb.xml

ORACLE

cd /edusoft/servicos/integracao_registro_online
mv conexaodb_ORACLE.xml conexaodb.xml

Em seguida altere as configurações do arquivo conexaodb.xml de acordo com os dados de acesso ao servidor de banco de dados:

nano conexaodb.xml

Após feitas as configurações, deve-se apertar as teclas ctrl+o, depois ctrl+m e em seguida ctrl+x para salvar as alterações feitas no arquivo conexaodb.xml e sair do editor de texto

4- Edite o arquivo “context.xml” e configurar as propriedades conforme abaixo:

Onde:

  • portaServiceRest - Porta onde o serviço rest irá rodar (Lembre de verificar se a porta informada está liberada no servidor);
  • urlServiceRest - IP local do servidor onde está sendo realizada a instalação;
  • logLevelGeral - Nível de log do serviço; (Informar como ERROR, somente deve ser trocado para DEBUG quando solicitado pela Edusoft).
  • tempoChecaMensagemGeral - Intervalo de tempo em que o serviço realiza uma checagem para envio de novas mensagens (Em minutos);
  • tempoChecaStatus - Intervalo de tempo em que o serviço realiza uma checagem de situação da mensagem (Apenas para SMS e WhatsApp) (Em minutos);
  • urlServidorCache - IP e Porta onde estão instalados o mencached (Utilizar os mesmos configurados no XML do Mentor Web);
  • idCache - ID do mencached (Utilizar o mesmo configurado no XML do Mentor Web);
  • iniciaEmModoTeste - Aplicação em modo teste (Quando “true”, não envia mensagens do sistema, apenas mensagens de teste). Neste primeiro momento vamos manter como “true” até validarmos as configurações.
  • iniciaEmModoHomologacao - Aplicação em modo de homologação (Quando “True”, será enviado para o banco em ambiente de teste). Neste primeiro momento vamos manter como “true” até validarmos as configurações.
  • caminhoCertificado - deve-se criar uma pasta dentro do diretório Edusoft, informando onde o certificado digital será salvo (exemplo; C:\edusoft\Certificado_digital).
  • nroMaximoTentativas - Informar quantidade máxima que o serviço tentará registrar os títulos. (Quando atingir o número em questão e os títulos não forem registrados, será necessário realizar as correções e reenviá-los pela rotina Remessa online)
  • caminhoLog - deve-se criar uma pasta dentro do diretório Edusoft, informando onde o log será salvo (exemplo: C:\edusoft\Log_registro_online.log).
  • qtdMinutosReenvioLoteInconsistente - Informar quantos minutos para realizar o reenvio de um lote que teve inconsistência.

Após feitas as configurações, deve-se apertar as teclas ctrl+o, depois ctrl+m e em seguida ctrl+x para salvar as alterações feitas no arquivo context.xml e sair do editor de texto

5 - Verifique se os caminho e pastas destacados na imagem abaixo estão corretos.

cat /edusoft/servicos/integração_registro_online/start_ServicoRegistroOnline.sh

Onde é necessário:

Verificar se o caminho está apontando para o arquivo “java”

  • /edusoft/java8/bin/java

Verificar se o caminho está apontando para o arquivo “Integracao_RegistroOnline.jar”

  • /edusoft/servicos/integracao_registro_online/Integracao_RegistroOnline.jar

Verificar se os parâmetros “contextServico” e “conexoesServico”, estão apontando corretamente para o caminho dos arquivos “context.xml” e “conexaodb.xml”

  • - contextServico=/edusoft/servicos/integracao_registro_online/context.xml -conexoesServico=/edusoft/servicos/integracao_registro_online/conexaodb.xml

6- Copiar o arquivo “/edusoft/servicos/integração_registro_online” para a pasta de inicialização do linux (Padrão Debian/Ubuntu: /etc/init.d) e dar permissão de execução.

cp /edusoft/servicos/integracao_registro_online/ServicoIntegracaoRegistroOnline /etc/init.d/ServicoIntegracaoRegistroOnline
cd /etc/init.d
chmod +x ServicoIntegracaoRegistroOnline

7- Em seguida colocar o arquivo rodar o IntegracaoRegistroOnline na rotina de inicialização automática do Linux com o comando abaixo:

update-rc.d ServicoIntegracaoRegistroOnline defaults 

8- Após fazer a instalação e configuração do Registro Online, deve-se iniciar o serviço com o comando abaixo:

cd /edusoft/servicos/integração_registro_online
/etc/init.d/ServicoIntegracaoRegistroOnline start

E caso seja necessário parar o serviço deve-se executar os comandos abaixo:

cd /edusoft/servicos/integração_registro_online
/etc/init.d/ServicoIntegracaoRegistroOnline stop

Importante: Todos os comandos Linux devem ser executados um linha por vez


Se você preferir retire suas dúvidas com o nosso suporte, clique aqui e abra um chamado para atendimento. :-)


Voltar

  • (edição externa)