Integração de dados - Serviço de Integração de Dados
O serviço de Integração de Dados disponibiliza Serviço para Execução de Regras do Pentaho - Kettle.
Tipo de regras suportadas:
- Transformação (Trans);
- Agendamento (Job).
Instalação e configuração da Integração de Dados
Para o processo de configuração e instalação do Serviço de Integração de Dados, é necessário que você leia atentamente o procedimento de configuração e em seguida baixe os arquivos de instalação correspondentes ao sistema operacional do servidor, onde está instalado o sistema Mentorweb (Instalação do Apache Tomcat).
Para baixar os arquivos de instalação, clique aqui.
Instalação em ambiente Windows
1 Fazer o Download do arquivo java8Windows.rar
2 Descompactar o arquivo java8Windows.rar em C:\edusoft de tal forma que seja criada uma pasta chamada java8 e dentro dela contenham os arquivos do Java conforme no exemplo da imagem abaixo:
No Winrar, pode ser usada a opção Extrair aqui ou Extract here.
3 - Copiar o arquivo integracao_dados_windows.zip para dentro da pasta de serviços da instalação do Mentor Web. Geralmente essa pasta fica em C:\edusoft\servicos.
4 - Descompactar o arquivo integracao_dados_windows.zip de modo que a estrutura de pastas onde os arquivos do serviço fiquem desta maneira C:\edusoft\servicos\integracao_dados. Realizar o download do arquivo ServicoIntegracaoDados.jar e colocar dentro da mesma pasta.
5 - Copie o arquivo C:\edusoft\servicos\integracao_dados\prunsrv.exe para a pasta C:\windows\system32.
6 - Na pasta C:\edusoft\servicos\integracao_dados há dois arquivos de configuração de banco “conexaodb_MSSQL.xml” e “conexaodb_ORACLE.xml”. Escolha o arquivo conforme o seu tipo de banco e renomeie para “conexaodb.xml”. Após renomear o arquivo, edite o mesmo e configure as conexões para os bancos do Mentor Web, Security, Mensagens e EdusoftBase.
5 - Edite o arquivo C:\edusoft\servicos\integracao_dados\context.xml e configurar as propriedades conforme abaixo:
<ConfiguracoesAplicacao> <portaServiceRest>8083</portaServiceRest> <urlServiceRest>http://IP_INTERNO_SERVIDOR</urlServiceRest> <logLevelGeral>ERROR</logLevelGeral><!-- ERROR, WARN, INFO ou DEBUG --> <urlServidorCache>IP_MENCACHED:PORTA_MENCACHED</urlServidorCache> <idCache>ID_MENCACHED</idCache> <pluginFolderKettle>C:\edusoft\plugins-kettle</pluginFolderKettle> </ConfiguracoesAplicacao>
Onde:
- portaServiceRest - Porta onde o serviço rest irá rodar (Lembre de verificar se a porta informada está liberada no servidor);
- urlServiceRest - IP local do servidor onde está sendo realizada a instalação (Deve conter a URL completa Ex.: http://192.168.0.1);
- logLevelGeral - Nível de log do serviço;
- urlServidorCache - IP e Porta onde estão instalados o mencached (Utilizar os mesmos configurados no XML do Mentor Web);
- idCache - ID do mencached (Utilizar o mesmo configurado no XML do Mentor Web);
- pluginFolderKettle - Diretório de plugins do Pentaho - Kettle Download dos plugins
7 - Edite o arquivo C:\edusoft\servicos\integracao_dados\Install.bat e verifique se os caminhos e pastas estão corretos.
set PR_INSTALL=C:\edusoft\servicos\integracao_dados\prunsrv.exe REM Service log configuration set PR_LOGPREFIX=ServicoIntegracaoDados set PR_LOGPATH=C:\edusoft\servicos\integracao_dados\logs set PR_STDOUTPUT=C:\edusoft\servicos\integracao_dados\logs\stdout.txt set PR_STDERROR=C:\edusoft\servicos\integracao_dados\logs\stderr.txt set PR_LOGLEVEL=Error REM Path to java installation set PR_JVM=C:\edusoft\java8\jre\bin\server\jvm.dll set PR_CLASSPATH=C:\edusoft\servicos\integracao_dados\ServicoIntegracaoDados.jar REM Startup configuration set PR_STARTUP=auto set PR_STARTMODE=jvm set PR_STARTCLASS=br.com.edusoft.servico.integ.dados.IntegracaoDados set PR_STARTMETHOD=main set PR_STARTPARAMS=--contextServico=C:\edusoft\servicos\integracao_dados\context.xml;--conexoesServico=C:\edusoft\servicos\integracao_dados\conexaodb.xml REM Shutdown configuration set PR_STOPMODE=jvm set PR_STOPCLASS=br.com.edusoft.servico.integ.dados.IntegracaoDados set PR_STOPMETHOD=main REM JVM configuration set PR_JVMMS=256 set PR_JVMMX=1024 set PR_JVMSS=4000 set PR_JVMOPTIONS=-Duser.language=pt;-Duser.region=BR; REM Install service prunsrv.exe //IS//ServicoIntegracaoDados --DisplayName="Servico de integracao de dados" --Description="Servico de integracao de dados" prunsrv.exe //RS//ServicoIntegracaoDados pause
Onde é necessário:
- Verificar se o caminho está apontando para o arquivo “prunsrv.exe”
- set PR_INSTALL=C:\edusoft\servicos\integracao_dados\amd64\prunsrv.exe
- Verificar se os caminhos estão apontando para a pasta “logs” dentro da pasta “integração de dados”. Caso os arquivos “stdout.txt” e “stderr.txt” não existam na pasta, não se preocupe, eles serão criados automaticamente pelo serviço.
- set PR_LOGPATH=C:\edusoft\servicos\integracao_dados\logs
- set PR_STDOUTPUT=C:\edusoft\servicos\integracao_dados\logs\stdout.txt
- set PR_STDERROR=C:\edusoft\servicos\integracao_dados\logs\stderr.txt
- Verificar se o caminho está apontando para o arquivo “jvm.dll”, esta deve apontar para o java 8.
- set PR_JVM=C:\edusoft\java8\bin\server\jvm.dll
- Verificar se o caminho está apontando para o arquivo “ServicoIntegracaoDados.jar”
- set PR_CLASSPATH=C:\edusoft\servicos\integracao_dados\ServicoIntegracaoDados.jar
- Verificar se os parâmetros “contextServico” e “conexoesServico”, estão apontando corretamente para o caminho dos arquivos “context.xml” e “conexaodb.xml”
- set PR_STARTPARAMS=–contextServico=C:\edusoft\servicos\integracao_dados\context.xml;–conexoesServico=C:\edusoft\servicos\integracao_dados\conexaodb.xml
8 - Execute o arquivo C:\edusoft\servicos\integracao_dados\Install.bat como administrador.
9 - Execute o arquivo C:\edusoft\servicos\integracao_dados\Iniciar serviço.bat como administrador.
10 - Verificar se não foi apresentado nenhuma mensagem de erro nos logs C:\edusoft\servicos\integracao_dados\logs e se o mesmo está executando como serviço do Windows.
Instalação em ambiente Linux
1º Executar o comando sudo su para invocar permissões de root (administrador) no Linux Ubuntu Server;
2º Executar o comando abaixo:
cd /edusoft
3º Fazer o download dos arquivos java8_Linux.rar executando os comandos abaixo e aguarde o fim do download dos arquivos:
wget http://help.edusoft.com.br/MentorWEB/arquivosExterno/java8_Linux.rar
wget http://help.edusoft.com.br/MentorWEB/arquivosExterno/pentaho-kettler.rar
4º Execute o comando abaixo e aguarde a instalação do descompactador de arquivos .war para Linux
apt-get install unrar -y
5º Execute o comando abaixo para descompactar o arquivo java8_Linux.rar e criar a pasta java8 e a pasta pentaho-kettler
unrar x java8_Linux.rar; unrar x pentaho-kettler.rar
6º Execute o comando abaixo e verifique se os diretórios criados estão iguais ao da imagem abaixo:
ls -l java8
7º Executar o comando abaixo para dar permissão de execução para o Java8 no servidor
chmod 777 -R java8/; chmod 777 -R pentaho-kettler/
8º Executar o comando abaixo para acessar o diretório de serviços do Mentorweb
cd /edusoft/servicos/
9º Fazer o download do arquivo de integração executando o comando abaixo e aguardar o download do arquivo:
wget http://help.edusoft.com.br/MentorWEB/arquivosExterno/integracao_dados_linux.rar
10º Após a conclusão do Download, executar o comando abaixo para descompactar o arquivo e criar a pasta de integração conforme mostra a imagem abaixo:
unrar x integracao_dados_linux.rar
11º Executar o comando abaixo para dar as devidas permissões de execução as rotinas de integração:
chmod 777 -R integracao_dados/
12º - No diretório /edusoft/servicos/integracao_dados encontram-se os arquivos “conexaodb_MSSQL.xml” e “conexaodb_ORACLE.xml”. Escolha o arquivo conforme o banco dados usado pela sua instalação do Mentorweb e renomeie para “conexaodb.xml”.
Após renomear o arquivo, edite o mesmo e configure as conexões para os bancos do Mentor Web, Security, Mensagens e EdusoftBase:
<conexoes> <conexao> <nome>jdbc/MentorWeb</nome> <driver>oracle.jdbc.OracleDriver</driver> <url>jdbc:oracle:thin://@NOMEDOSERVIDOR:1521:ORACLE11G</url> <usuario>EDUSOFT_ICO</usuario> <senha>EDUSOFT_SENHA_ICO</senha> </conexao> <conexao> <nome>jdbc/Security</nome> <driver>oracle.jdbc.OracleDriver</driver> <url>jdbc:oracle:thin://@NOMEDOSERVIDOR:1521:ORACLE11G</url> <usuario>EDUSOFT_SEC</usuario> <senha>EDUSOFT_SENHA_SEC</senha> </conexao> <conexao> <nome>jdbc/Message</nome> <driver>oracle.jdbc.OracleDriver</driver> <url>jdbc:oracle:thin://@NOMEDOSERVIDOR:1521:ORACLE11G</url> <usuario>EDUSOFT_MSG</usuario> <senha>EDUSOFT_SENHA_MSG</senha> </conexao> <conexao> <nome>jdbc/EdusoftBase</nome> <driver>oracle.jdbc.OracleDriver</driver> <url>jdbc:oracle:thin://@NOMEDOSERVIDOR:1521:ORACLE11G</url> <usuario>EDUSOFT_FILES</usuario> <senha>EDUSOFT_SENHA_FILES</senha> </conexao> </conexoes>
13º - Edite o arquivo /edusoft/servicos/integracao_dados/context.xml e configure as propriedades conforme abaixo:
<ConfiguracoesAplicacao> <portaServiceRest>8083</portaServiceRest> <urlServiceRest>http://IP_INTERNO_SERVIDOR</urlServiceRest> <logLevelGeral>ERROR</logLevelGeral><!-- ERROR, WARN, INFO ou DEBUG --> <urlServidorCache>IP_MENCACHED:PORTA_MENCACHED</urlServidorCache> <idCache>ID_MENCACHED</idCache> <pluginFolderKettle>/edusoft/pentaho-kettler</pluginFolderKettle> </ConfiguracoesAplicacao>
Onde:
- portaServiceRest - Porta onde o serviço rest irá rodar (lembre de verificar se a porta informada está liberada no servidor);
- urlServiceRest - IP local do servidor onde está sendo realizada a instalação (deve conter a URL completa Ex.: http://192.168.0.1);
- logLevelGeral - Nível de log do serviço;
- urlServidorCache - IP e Porta onde estão instalados o mencached (utilizar os mesmos configurados no XML do Mentor Web);
- idCache - ID do mencached (utilizar o mesmo configurado no XML do Mentor Web);
- pluginFolderKettle - Diretório de plugins do Pentaho - Kettle Download dos plugins
14º - Edite o arquivo “/edusoft/servicos/integracao_dados/start_ServicoMensageria .sh” e verifique se os caminho e pastas destacados na imagem abaixo estão corretos.
/edusoft/java8/bin/java -jar /edusoft/servicos/integracao_dados/ServicoIntegracaoDados.jar -contextServico=/edusoft/servicos/integracao_dados/context.xml -conexoesServico=/edusoft/servicos/integracao_dados/conexaodb.xml
Onde é necessário:
- Verificar se o caminho está apontando para o arquivo (Java 8) “java8”
/edusoft/java8/bin/java
- Verificar se o caminho está apontando para o arquivo “ServicoIntegracaoDados.jar”
/edusoft/servicos/integracao_dados/ServicoIntegracaoDados.jar
- Verificar se os parâmetros “contextServico” e “conexoesServico”, estão apontando corretamente para o caminho dos arquivos “context.xml” e “conexaodb.xml”
-contextServico=/edusoft/servicos/integracao_dados/context.xml -conexoesServico=/edusoft/servicos/integracao_dados/conexaodb.xml
15 Executar o comando abaixo:
cd /etc/init.d; nano ServicoIntegracaoDados
16 Copiar o conteúdo abaixo e colar no editor de textos nano que esta aberto no Linux:
#! /bin/sh # ### BEGIN INIT INFO # Provides: edusoft # Required-Start: $local_fs $remote_fs $network $syslog # Required-Stop: $local_fs $remote_fs $network $syslog # Default-Start: 2 3 4 5 # Default-Stop: 0 1 6 # Short-Description: Start start.sh at boot time # Description: Enable service provided by start.sh. # Author: Edusoft Tecnologia Ltda ### END INIT INFO PIDFILE=/var/run/ServicoIntegracaoDados.pid case "$1" in start) echo -n "Starting ServicoIntegracaoDados - Iniciando aplicacao de integracao de dados" echo "" su -c /edusoft/servicos/integracao_dados/start_ServicoIntegracaoDados.sh & echo $! > /edusoft/servicos/integracao_dados/ServicoIntegracaoDados.jar.pid echo "." ;; stop) echo -n "Stopping ServicoIntegracaoDados - Encerrando aplicacao de integracao de dados" echo "" su -c /edusoft/servicos/integracao_dados/stop_ServicoIntegracaoDados.sh & echo "." ;; restart) sh $0 stop sleep 5m sh $0 start ;; *) echo "Usage: /etc/init.d/ServicoIntegracaoDados {start|stop|restart}" exit 1 ;; esac exit 0
17º Apertar em sequência as seguintes teclas:
- Control+O (Gravar Arquivo)
- Control+M (Escolher formato DOS)
- Control+X (Sair do nano)
18º Para verificar se o arquivo foi realmente criado, execute o comando abaixo:
cat /etc/init.d/ServicoIntegracaoDados
19 Executar o comando abaixo para dar permissão de execução ao script ServicoIntegracaoDados:
chmod +x ServicoIntegracaoDados
20 Executar o comando abaixo para colocar o script na rotina do Linux que executa script ao iniciar o Sistema Operacional:
update-rc.d ServicoIntegracaoDados defaults
21 Realizadas todas estas configurações, parar iniciar o serviço de integração de dados, deve-se executar o comando abaixo:
/etc/init.d/ServicoIntegracaoDados start
22 Para parar o serviço de integração de dados, deve-se executar o comando abaixo:
/etc/init.d/ServicoIntegracaoDados stop
Observação: Em caso de reinicialização do servidor Linux o serviço de de integração de dados será inicializado automaticamente após o boot do sistema operacional.
Remoção em ambiente windows
Para remover o serviço é necessário apenas executar o arquivo C:\edusoft\servicos\integracao_dados\Uninstall.bat.
Remoção em ambiente linux
Para remover o serviço de integração de dados do Linux, basta executar os comandos abaixo na ordem apresentada:
/etc/init.d/ServicoIntegracaoDados stop
update-rc.d -f ServicoIntegracaoDados remove
rm -rf /etc/init.d/ServicoIntegracaoDados