Serviço de impressão local MentorWeb
Funcionalidades
- A impressão utilizada pelo Mentor Web, utilizava o software applet para funcionar, porém as versões mais recentes dos navegadores não aceitarão mais este software. Diante disto, criamos um serviço que recebe chamadas do sistema para impressão. Este serviço tem a função de enviar para uma impressora os movimentos feitos por um usuário do financeiro, como baixas, pagamentos, estornos e etc.
Requisitos
- Instalar o serviço, verifique o item “Onde instalar” abaixo.
- Configurar o financeiro para utilizar autenticação.
- O usuário deve configurar no sistema qual serviço de impressão que será utilizado.
- O serviço de impressão está disponível apenas para maquinas 64 bits.
Onde instalar
O serviço deve ser instalado nas máquinas com acesso as impressoras.
Exemplo:
Cada máquina possui sua própria impressora configurada:
- Instalar o serviço em cada máquina.
Se uma máquina tem acesso a impressora:
- Instalar o serviço na máquina, e outros usuários devem conectar via rede local.
Telas que utilizam autenticação
Para os usuários que possuem o serviço configurado, ao utilizar as rotinas do sistema informadas abaixo, será enviado para a impressora configurada o registro de seus movimentos.
- Baixa manual
- Lançamento rápido do caixa
- Estorno de Caixa
- Renegociação(Quando as parcelas são quitadas na geração.)
Configurando o serviço
Instalando o serviço
Para os clientes que vão começar a usar ou para os clientes que utilizavam a antiga rotina de impressão, deve-se seguir os seguintes passos:
1. Copiar e extrair o arquivo “edusoft.zip” para o caminho C:\ da máquina.
2. Copie o arquivo “C:\edusoft\servicos\impressaoLocalMentorWeb\prunsrv.exe” para a pasta “C:\windows\system32”.
3. O serviço de impressão utiliza por padrão a porta 8082. Verifique se a porta informada está liberada no servidor. Caso necessite trocar a porta do serviço, clique aqui para ver como trocar.
4. O serviço de impressão por padrão não utiliza HTTPS. Caso necessite utilizar HTTPS clique aqui para ver como configurar.
5. Execute o arquivo “C:\edusoft\servicos\impressaoLocalMentorWeb\Install.bat” como administrador.
6. Execute o arquivo “C:\edusoft\servicos\impressaoLocalMentorWeb\Iniciar serviço.bat” como administrador.
Como executar um arquivo como administrador:
7. Testar o serviço, depois de configurar e deixar o serviço executando, é possível testar o funcionamento do serviço. Você deve executar o link abaixo no seu navegador.
Este é um passo muito importante, ainda mais para quem utiliza HTTPS, para quem utiliza HTTPS o link de teste deve ser executado em todos os computadores que utilizarão o serviço. Pois ao acessar o site será pedido para adicionar a exceção. Clique aqui para verificar como adicionar a exceção.
- Atenção:
- Será enviado uma impressão de teste para impressora, então coloque uma folha de rascunho na bandeja.
- Este link será usado apenas para testes.
- Sem HTTPS:
- Com HTTPS:
IP: Adicionar o IP da rede local da máquina em que o serviço está executando. Se o link será aberto na própria máquina onde o serviço está executando pode-se usar o ip padrão 127.0.0.1 Porta: Coloque a porta 8082, se foi trocado a porta no arquivo “context.xml” deve-se colocar a porta que foi informada.
Para descobrir o “IP da rede local” da maquina em que o serviço está executando clique aqui. Depois de executar o teste de serviço e não gerar uma impressão verificar se não foi apresentado nenhuma mensagem de erro nos logs do serviço “C:\edusoft\servicos\impressaoLocalMentorWeb\logs”..
8. A configuração do módulo deve estar indicando que utiliza autenticação. Clique aqui para efetuar a configuração, caso a mesma não esteja configurada. Para os clientes que já utilizavam a autenticação antiga, este passo não é necessário.
9. Configurar o link do serviço na tela de Parâmetros de Usuário, porém antes do usuário configurar o link serviço que vai utilizar, deve-se liberar esta tela para o acesso no modulo em que o usuário tem permissão, o nome da tela e a action estão abaixo. Nome: Parâmetros Usuário Action: com/parametrosusuarioman.do Para ver como publicar uma nova opção no sistema, clique aqui.
O usuário tendo acesso a tela, deve acessar a mesma e configurar o serviço. Para os clientes que já utilizavam a autenticação no financeiro antiga, todos os usuários que já tinham a porta LPT1 configurada nesta tela na atualização do sistema 6.9, o atualizador coloca o domínio http://127.0.0.1 e a porta 8082 no cadastro. Se deve usar outro domínio, porta ou HTTPS, basta trocar.
- Aplicar as configurações para
- Estes parâmetros somente na unidade atual: Aplica as configurações da tela para todas unidades que usuário tem acesso.
- Este em todas as unidades: Aplica as configurações de autenticação apenas para a unidade em que a configuração está sendo feita.
- Porta da impressora para autenticação: Utilizamos apenas a porta LPT1.
- Domínio do serviço de impressão: IP do serviço que será utilizado. Se o serviço estiver executando na própria maquina, basta usar o ip http://127.0.0.1 mas se o serviço estiver em outra máquina deve-se utilizar o IP da rede local da maquina.
- Porta do serviço de impressão: Utilizar a porta 8082, se foi trocado a porta no arquivo “context.xml” deve-se colocar a porta que foi informada.
Observações
Para os clientes que necessitam instalar o serviço em máquinas Linux, entre em contato com a Edusoft.
Configurando porta parelela
As configurações abaixo são necessários quando a impressora não estiver conectada na porta LPT1 da máquina, ou melhor, quando está conectada em porta USB por exemplo.
Para realizar essa configuração, é necessário seguir os passos abaixo para que o sistema consiga realizar a autenticação.
1. Ir em “Dispositivos e impressoras” selecionar a impressora utilizada para autenticadora, botão direito e ir em “Propriedades da impressora”. Na aba “Compartilhamento”, marcar a opção “Compartilhar esta impressora” e no campo “Nome de compartilhamento” informar o nome será utilizado nos próximos passos.
2. Ir no CMD e digitar ipconfig pegando o IP da máquina.
3. Criar um arquivo .bat como abaixo.
- conecta_lpt1.bat
echo **** TODOS **** ipconfig /flushdns gpupdate /force net use lpt1: /delete net use lpt1: \\IP\NOME_DA_IMPRESSORA
4. Configurar esse .bat com base no nome da impressora do passo 1 junto com o IP do passo 2.
5. No windows foi necessário abrir o programa “Editor de Diretiva de Grupo Local” ou no WINDOWS + R e escrever “gpedit.msc”.
6. No caminho Configurações do Computador > Configurações do Windows > Scripts (Inicialização/Encerramento) - Dar dois cliques em opção “Inicialização”.
7. Na janela que abriu clicar em “Adicionar” depois “Procurar” e informar o caminho do .bat criado no passo 3.
8. Agora vamos baixar e configurar o software DOSPrint. Para realizar o download clique aqui
9. Abrir o .exe e configurar a porta LPT1 e apontar para a impressora que foi compartilhada no passo 1.
10. Com a configuração feita, agora precisa adicionar esse arquivo na pasta de inicialização do windows.
- Windows 7: Menu Iniciar > Todos os programas > Pasta Inicializar > Botão direito sobre a pasta e clicar em abrir.
- Windows 10: WINDOWS R e escrever “shell:startup”
11. Após esses dois arquivos configurados e inseridos, é necessário reiniciar a máquina.
12. Com a máquina reiniciada, acessar o CMD e digitar “net use” isso irá retornar a porta lpt1 apontando corretamente. Caso não retorne nada, algum passo foi feito incorretamente.