Usuário
Através dessa funcionalidade é possível criar e editar usuários, liberando novas unidades ou perfis de acesso. Ao abrir, será exibida a tela de pesquisa, onde é possível buscar os usuários já criados para realizar a manutenção.
Os filtros disponíveis são:
Id: código gerado para o usuário;
Nome: nome do usuário;
Login: código que o usuário utiliza para logar no sistema;
Perfil de usuário: pode ser usado quando deseja verificar uma pessoa específica que você sabe ser de determinado perfil, ou então ver todos que estão atrelados a tal perfil;
Unidade: unidade de acesso do usuário.
Caso não saiba nenhum dado para ajudar na busca, clique em “F9-Pesquisar”; isso retornará todos os cadastros realizados.
Cadastrando um usuário
Para cadastrar um usuário novo deve clicar no botão “F7-Novo”, onde serão apresentados os campos abaixo:
Id: código gerado pelo sistema, não é possível preencher;
Nome: deve preencher com o nome da pessoa;
Id Pessoa: para criar um usuário é necessário que o mesmo já seja uma pessoa física em nosso sistema, sendo assim neste campo irá o ID da pessoa, que fica ao lado do campo “código” na pessoa física;
Login: neste campo deve definir qual o código/nome o usuário usará para logar. Ex.: nome.sobrenome;
E-mail: deve informar o e-mail do usuário a ser cadastrado;
Forma de autenticação: esta opção serve para dizer se no momento do login a autenticação é feita em qual sistema, veja abaixo as opções:
- MENTORWEB: significa que assim que o usuário inserir o login e senha, será verificar no sistema do mentor se existe os dados informados;
- Permite apenas login social: o usuário apenas poderá realizar login com conta Microsoft, ou seja, não conseguirá logar no mentor WEB usando o login padrão do mentor. Para configurar acesso com conta Microsoft, acesse aba OAUTH.
- CAS: significa que assim que o usuário inserir o login e senha, será verificar no sistema do CAS configurado, se os dados existem.
- LDAP: significa que assim que o usuário inserir o login e senha, será verificar no sistema do LDAP configurado, se os dados existem.
- LDAP/MENTORWEB: neste caso são duas formas possível de autenticação, ao inserir os dados primeiro o sistema buscará no LDAP configurado se os dados informados existem. Caso não encontre, buscará então no MENTORWEB essas informações. Se não encontrar em ambos ai sim retorna mensagem de erro no login.
ATENÇÃO:
- Para utilizar as opções “CAS”,“LDAP” ou “LDAP/MENTORWEB”, deve preencher os campos do LDAP, em Security > Configurações > Security;
- Ao desmarcar a caixa de marcação “Ativo”, o acesso do usuário no sistema é desabilitado.
Dias Troca Senha: de quanto em quanto tempo deverá solicitar a troca de senha ao usuário;
Senha: deve inserir qual será a senha do usuário;
Confirmação: deverá informar novamente a mesma senha, para fins de segurança;
Unidade Principal: deve informar qual será a principal do usuário;
Acesso permitido apenas para a faixa de IP (deixar faixas em branco para acessar de qualquer IP): quando é necessário limitar o acesso do usuário a uma determinada de faixa de IP, pode informar. Mas caso deixe em branco poderá acessar de qualquer IP;
Recebe notificação de sistema: se selecionado o checkbox o usuário vai receber as notificações de atualização de versão e outros;
E-mail com domínio da instituição: se houver pode cadastrar o e-mail que o usuário tem no domínio da instituição;
Esses são os dados de cadastro do usuário, abaixo desse cadastro será apresentado as permissões de acesso do usuário, onde deve preencher os campos abaixo:
1 - Aba Unidades com perfil: nesta aba será preenchido as unidades de acesso e o perfil de usuário, quando houver mais de um perfil também poderá inserir.
- Unidade: caso opte por fazer a inclusão poder unidade, neste campo deve informar a unidade de acesso;
- Perfil de Usuário: nesta opção deve selecionar em qual perfil de usuário o mesmo se encaixa, lembrando que é através deste perfil que as ações/recursos serão disponibilizados;
- Inclusão em lote: ao clicar neste link, abrirá um popup com os grupos de unidades criados na sua base, e com os perfis existentes. Ele facilita a inclusão quando um usuário vai trabalhar em todas as unidades do mesmo grupo e com o mesmo perfil, sendo necessário assim apenas um clique, invés de ir um a um. Sendo assim, basta informa o grupo de unidade desejado e o perfil e clicar em “Adicionar”.
- Exclusão em lote: ao clicar neste link, abrirá um popup com as unidades e perfis já vinculados para esse usuário. Ele facilita a exclusão, quando selecionado o filtro de perfil aplica a marcação para exclusão em todos itens com aquele perfil vinculado, além disso, quando selecionado a unidade aplica a marcação para os itens com aquela unidade vinculada, podendo trabalhar com os dois filtros ao mesmo tempo para restringir a aplicação da marcação de exclusão, ou retirar os filtros e aplicar para todos os itens de perfil de usuário, sendo necessário assim apenas um clique, invés de ir um a um. Sendo assim, basta informa os filtros desejados e clicar em “Marcar para exclusão”.
2 - Aba Sistemas com acesso: nesta aba são apresentados os outros sistemas além do Mentor WEB, deverá selecionar se o usuário poderá acessar ou não, os outros sistemas estão no print abaixo:
Ao final basta clicar em “Gravar” e o usuário será criado.
Caso desejar realizar manutenção em um usuário pode buscar o mesmo conforme demonstrado na parte inicial do manual e posteriormente editar os campos como foi indicado no tópico “Cadastrando um usuário”.
Atenção: Para que este cadastro possa ser realizado é necessário algumas configurações prévias, sendo elas:
- Cadastrar a pessoa como uma pessoa física no Mentor Web;
- Cadastrar os Grupos e Unidades;
- Cadastrar os perfis de usuário e atribuir permissões;
- Caso usar LDAP, configurar o mesmo em Configurações>Security.
- Caso usar o CAS, configurar o mesmo em Configurações>Security.
Ainda há dúvidas? Se você preferir retire suas dúvidas com o nosso suporte, clique aqui e abra um chamado para atendimento.