Cadastro de Grupos de Unidades

Nesta tela é possível criar Grupos de unidade bem como informar as unidades que compõe o grupo. Essa funcionalidade visa ser utilizada em conjunto com a funcionalidade de informações compartilhadas, podendo assim definir um grupo para que certas informações sejam de acesso comum apenas para algumas unidades e não todas elas. Ao acessar a tela é possível pesquisar pelos grupos já existentes ou criar um novo grupo de unidades. Após escolher um grupo de unidade ou clicar no botão novo, serão exibidas duas abas, aba grupo e aba unidades.

Grupo



Nesta aba podemos inserir as informações básicas do grupo, sendo elas:

  • Id: Campo que serve como um identificador único do Grupo de unidades, este campo é gerado automaticamente pelo sistema.
  • Descrição: Aqui podemos definir um nome para o grupo.
  • Identidade visual do sistema: Serve para definir o padrão de cores ao ser utilizado nos módulos G5. Este padrão de cores é definido em Identidade Visual do sistema e ao ser atribuído ao grupo, todas as unidades pertencentes a este grupo utilizarão este padrão.
  • Ativo: Através deste parâmetro podemos ativar ou desativar um determinado grupo de unidades.


Unidades


Nesta aba podemos definir quais unidades pertencem ao grupo e são apresentados os seguintes campos:

  • Exc.: Ao selecionar esse parâmetro, a unidade em questão será excluída do grupo após salvar as informações.
  • Id: Campo gerado automaticamente pelo sistema, serve como um identificador único para a unidade.
  • Código: Código que será utilizado na clonagem de turmas, este valor é utilizado no campo curinga cod_unidade.
  • Nome: Aqui é informado o nome da unidade que fará parte do grupo.
  • Identidade visual do sistema: Serve para definir o padrão de cores ao ser utilizado nos módulos G5 quando acessados através desta unidade. Este padrão de cores é definido em Identidade Visual do sistema.
  • Ativo: Parâmetro que define se a unidade está ativa.


Cadastro de Grupos de Polos

Instituições de ensino superior que trabalham na modalidade à distância (EAD), podem configurar o sistema para trabalhar com o conceito de polo principal (polo de gestão). Com esta configuração, centraliza-se a estrutura de cadastros dos cursos e turmas ofertadas no polo principal e pode-se definir em quais polos de estudos, estes cursos/turmas serão ofertados(as).

Nesta opção serão configurados as unidades que irão trabalhar por conceito de unidade ou por conceito de polo. Quando a IE for utilizar polos, ao realizar o cadastro do grupo, deverá selecionar a opção “Grupo de unidades utilizado para polos”. Com isso será habilitado a aba polos, para que sejam cadastrados os polos do grupo.


Na aba de polos basta informar o código de cada polo e o respectivo nome, após isso clicar no botão gravar, para que os dados sejam salvos.

Após realizado o cadastro dos polos, é necessário liberar o acesso para os perfis que utilizam os polos. Este processo é realizado ainda na aplicação de segurança, acessando o menu Permissões de acesso > Usuários. Ao acessar o menu indicado, deve-se pesquisar e selecionar o usuário.
São apresentadas em tela as permissões de unidades para o usuário na aba “Unidades com perfil”, nesta aba no campo “unidade” selecionar os polos que o usuário pode acessar, e no campo “perfil usuário”, selecionar o perfil de acesso do usuário.

Após realizado esse processo o acesso ao polo é liberado para o usuário. Ao realizar o acesso no sistema e acessar esse polo, no campo de unidade/polo será apresentado o polo.

Quando o acesso for a uma unidade, não utilizando assim as configurações referente a polo, será apresentado o identificador como unidade.


Ainda há dúvidas? Se você preferir, retire suas dúvidas com nosso suporte. Clique aqui e abra um chamado para atendimento. :-)


Voltar

  • (edição externa)