Autenticação via Google
Com este recurso é possível que os usuários utilizem a conta do Google para realizar o login no Mentor Web.
Pré-requisitos:
- Ter uma conta da instituição no Google para configuração e habilitação do recurso.
- É obrigatório o uso do HTTPS no MentorWeb para realizar o login no sistema através do Google - para configurar HTTPS entre em contato com a nossa Central de Atendimento
Telas onde o login através do Google pode ser utilizado
- Tela de Login padrão Edusoft;
- Tela de Login personalizada;
Para saber como personalizar sua tela de login clique aqui para maiores informações
Configurações no Google
- Criação de Credenciais no Google: Antes de realizarmos as configurações no Mentor Web é preciso criarmos as credenciais e habilitarmos a api no Google para utilização da autenticação. Para isto vamos acessar o seguinte endereço:. https://console.developers.google.com/apis/credentials. Ao acessarmos veremos a seguinte tela:
- Concedendo o consentimento as Credenciais: Antes de criarmos as credenciais é preciso dar consentimento a elas, desta forma vamos acessar o item Tela de consentimento OAuth onde a instituição deve preencher os dados solicitados pelo Google. As informações do exemplo abaixo são meramente ilustrativas .
- Criando as Credenciais: Agora vamos realizar a criação da credencial para utilização no login, vamos acessar a opção Credenciais e utilizar a opção Criar credenciais.
Vamos utilizar a opção ID do cliente OAuth
Na tela de crianção do cliente OAuth, vamos escolher a opção Tipo de aplicativo com a opção Aplicativo da Web, informar o nome e a URL de redirecionamento autorizado na qual deve ser preenchido com as urls que poderão realizar o login via Google, para obter esta url deve-se acessar a aplicação de segurança do Mentor Web, menu Sistema opção Cadastro, nela é preciso pesquisar por Security - G5.
Devemos pegar o link da aplicação e colocar a informação /loginGOOGLE no final da url, em nosso exemplo ficou http://localhost/Security/loginGOOGLE como demonstrado na imagem a seguir.
Após pressionar o botão Criar o Google vai informar o ID do cliente OAuth e a chave secreta. Você deve anotar estas duas informações que serão usadas posteriormente no Mentor Web. OBS: Ambas as informações não podem ter nenhum espaço em branco.
Clique aqui para ver onde cadastrar estas informações no Mentor Web
Configurações no Mentor Web
- Configurando o login via Google: Para configuramos o login via Google vamos acessar a aplicação de segurança do Mentor Web. Dentro dela utilizaremos o menu Configurações opção Security preenchendo as informações a aba OAUTH.
Campos
Id do Cliente(OAuth): Código obtido do Google, ao concluir o passo de criação da credencial. OBS: Não deve conter espaços.
Chave Secreta: Chave secreta obtida ao concluir o passo de criação da credencial. OBS: Não deve conter espaços.
Ao vincular um novo endereço de login, existe um espaço de tempo de 1 hora para que o Google realize a integração e seja possível efetuar o login no MentorWeb.