Log Serviço
Nesta tela estará visível o status do serviço de mensageria, bem como de outros serviços implementados no futuro. Também estarão disponíveis os logs de execução dos serviços cujo status está sendo monitorado.
Filtros
Ao abrir a funcionalidade será necessário realizar alguns filtros, veja abaixo:
Filtro Obrigatório
Tipo de Serviço: o usuário deve selecionar o serviço desejado a pesquisar, no momento há o serviço de mensageria e integrador de dados.
Filtro Opcional
Status: pode filtrar pelo status desejado, por exemplo, apenas os registros com “Advertência”.Os status existentes estão abaixo:
- Normal: quando esta tudo certo com o serviço e seus sub serviços;
- Advertência: quando há um problema no serviço em si, sem ser nos sub serviços;
Importante: Quando houver duas máquinas iniciando o mesmo serviço, a última a subir irá derrubar a outra. Ou seja, se estava com máquina “CM-1010” rodando a mensageria, e minha outra máquina “CM-1011” iniciou o serviço, a máquina “CM-1010” será derrubada. Com isso irá gerar advertências no log, informando que tal máquina foi derrubada. Em alguns casos poderá gerar mais de um advertência, pois cada subserviço faz a conferência se foi derrubada ou não, ou seja, pode ter até 4 advertências.
- Indisponível: quando os sub serviços possuem inconsistências, Ex.: Ter excedido a cota de envio de e-mail;
- Parcialmente disponível: quando não são todos os sub serviços, mas existe algum indisponível;
- Notificações: é um registro que o sistema faz sempre que envia um notificação/e-mail avisando sobre os status dos serviços e/ou sub serviços. As notificações serão disparadas quando:
- O serviço ficar indisponível por 5 verificações(1 hora após identificar a queda), ou seja, de 15 em 15min ele consultou o serviço e estava indisponível, irá disparar o e-mail.
- O serviço estava indisponível e agora foi regularizado, será notificado sobre a normalização.
- Um ou mais subserviços estiver com algum impedimento. Exemplo: Email - cota diária excedida, SMS - Sem saldo, Whatsapp - Sem saldo.
Observação: O e-mail de aviso do status será enviado ao um e-mail padrão da edusoft e também aos e-mails cadastrados em “Novo - Security –> Configurações –> Security –> Aba Recebimento de notificações do sistema”.
Data inicial e final do log: esses dois campos são um complemento, através deles é possível buscar os log's que ocorreram em determinado dia ou período de dias.
Após selecionados os filtros desejados, deve-se clicar no botão [Pesquisar], para que o sistema traga o(s) log(s) desejado(s).
Detalhe dos Campos
Tipo de serviço: o tipo do serviço, exemplo mensageria.
Última verificação: quando o sistema fez a última consulta, quando status anterior for normal e o atual também, o sistema irá atualizar as informações na mesma linha, evitando muita informação.
Status: os mesmo apontamos mais acima, no tópico “Filtros Opcionais”.
Observação: apresenta o resultado do status, no caso é uma descrição melhor do status.
+Log: Ao clicar irá abrir uma janela com as informações do log, chamada de Registro de log:
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