Cadastro de Requerimentos - Aba Validações

Na aba de Validações é realizado o cadastro de validações para o requerimento, podendo registrar bloqueios ou avisos.

Exemplo: A Instituição deseja cadastrar um requerimento que não deverá aparecer para alunos que estão cursando a fase 3. Para isso, deverá ser cadastrado uma instrução, que contabilize quantas matrículas na fase 3 este aluno logado possui.

Caso o aluno tenha uma matrícula na fase 3, o resultado dessa instrução será o total de: 1 registro. Ao retornar 1 ou valor maior, o requerimento deixará de ser exibido para este aluno. Se o aluno não tiver matricula na fase 3, o resultado será um total de: 0 registro, então o requerimento será exibido para o aluno.

Para realizar o cadastro de uma validação, deve-se clicar na opção + que está sublinhado na imagem acima. Ao clicar, será adicionado uma linha para cadastrar uma nova validação, onde deve-se preencher os seguintes campos:

Descrição: deve-se preencher a descrição da validação, indica-se que seja cadastrada a validação com uma descrição que seja facilmente identificada.
Momento da execução: deve-se definir o momento que a validação será executa, existindo as seguintes opções:

  • Ao confirmar a solicitação: será executada a validação quando o solicitante confirmar sua solicitação do requerimento.
  • Ao selecionar o requerimento: será executada quando o solicitante selecionar o requerimento para realizar a solicitação.
  • Ao trocar de curso: quando o solicitante tem ingresso em mais de um curso este poderá escolher para qual curso deseja realizar a solicitação, sempre que o mesmo trocar o curso a validação será executada.
  • Ao trocar de período letivo: quando o solicitante tem matrícula em mais de um período letivo ele pode escolher para qual período letivo deseja realizar a solicitação, sempre que o mesmo trocar o período letivo selecionado a validação será executada.
  • Ao listar: Quando essa opção é selecionada automaticamente bloqueia-se qualquer alteração no campo Ação, onde este ficará com o valor padrão Não listar REQUERIMENTO_ID e ID_SOLICITANTE são os únicos campos curinga, por ora, que poderão ser utilizados no item Dados para validação.

Ou seja, este novo parâmetro servirá para definir se um requerimento específico deverá ou não ser apresentado para determinado grupo de usuários. A regra aplicada é a seguinte: caso no campo Dados para validação a instrução retorne valor maior que zero, não será exibido o requerimento para o usuário.

Ação: nesta opção define-se qual a ação que a validação irá realizar, podendo ser três opções: Avisa, Bloqueia e avisa e Não listar.
Dados para validação: ao clicar neste opção, será disponibilizado uma pop-up para cadastrar a instrução SQL.



Na manutenção dos dados para validação deve-se preencher os seguintes campos:

Script SQL: deve-se adicionar a instrução que fará a validação, devendo seguir as seguintes regras:

  • Deve utilizar a função COUNT
    • Essa função retorna o número de registros que correspondem a um determinado critério, por exemplo: quantas pessoas físicas nasceram no dia 09/10/1991. Esta função retornará a quantidade de registros encontrados.
  • E se o momento da execução for Ao confirmar a solicitação, torna-se obrigatório existir o parâmetro RSO_ID = :REQUERIMENTO_NRO na cláusula where.

É possível adicionar campos coringas na instrução SQL, para isso deve-se clicar no link abaixo do campo e selecionar os campos desejados.
Mensagem de retorno: é necessário informar a mensagem de retorno que será exibida ao solicitante.

Observação: No cadastro do perfil de usuário no Security quando a opção Permite realizar consultas/operações no banco de dados estiver desabilitada esta aba de validação não será habilitada.


Ainda há dúvidas? Se você preferir retire suas dúvidas com nosso suporte, clique aqui e abra um chamado para atendimento. :-)


Voltar

  • (edição externa)