Suspensão de Matrícula
O processo de suspensão de matrícula permite que o aluno solicite a suspensão de sua matrícula no período letivo configurado para o requerimento, mas para configurar corretamente este requerimento é necessário alguns requisitos:
- Cadastrar um novo tipo de evento no módulo acadêmico em questão para suspensão de matrículas;
- Vincular este tipo de evento no calendário acadêmico do ano no qual deseja-se disponibilizar o requerimento, visto que deve-se utilizar o tipo de atividade administrativa, e também deve-se definir a data inicial e final e o período letivo no qual o evento será vinculado.
Posterior ao cumprimento destes dois requisitos, no cadastro do requerimento de suspensão de matrícula é necessário selecionar o tipo de evento criado na opção “Tipo de evento para prazo de solicitação”, ao preencher esta informação o sistema irá solicitar que seja preenchido o subnível de ensino.
Na solicitação o sistema irá verificar o tipo de evento do requerimento e se o mesmo está vinculado a algum calendário acadêmico, pois assim conseguirá identificar qual o período letivo o requerimento está configurado para suspender matrículas.
Importante: caso o tipo de evento esteja incluído duas vezes no mesmo calendário acadêmico, ou em dois calendários diferentes, o sistema irá definir o evento pelas datas iniciais e finais configuradas para o evento.
Exemplo: Aluno solicitou requerimento em 10 de julho de 2018, sistema identificou que no calendário acadêmico de 2018 existem dois eventos do tipo suspensão de matrícula, sendo um para 2018/1 definido de 10 janeiro a 02 de fevereiro de 2018 e o outro para 2018/2 definido de 02 de julho de 2018 até 06 de agosto de 2018, então verificando pela data o requerimento será solicitado para o período letivo de 2018/2.
Este requerimento poderá ser deferido somente se houver uma turma do curso do solicitante disponível no período letivo em questão, sendo que o mesmo não pode estar matriculado em turmas do seu curso neste período, nem com seu ingresso inativado.