Modelos padrões de requerimentos

Os modelos padrões são requerimentos pré-cadastrados pela Edusoft, onde ao selecionar um modelo ele carregará todas as informações necessárias no cadastro de requerimento e estará pronto para ser utilizado.
Exemplo: O modelo padrão de requerimento “Inclusão de Disciplinas”, ao seleciona-lo não será necessário montar todo o processo para a inclusão de uma disciplina, basta definir que poderá solicitar e quem poderá deferir.

Ao clicar no botão “Modelo padrão” no cadastro do requerimento, será disponibilizado uma consulta de todos os modelos disponíveis, basta selecionar o desejado e realizar os ajustes pontuais no cadastro do requerimento em questão.


No cadastro do requerimento, após selecionar o modelo, outros detalhes deverão ser configurados, como: se está disponível no portal, tipo de evento para prazo de solicitação, prazo de entrega, subnível de ensino, requerimento de cancelamento, as informações do requerimento, configurações de financeiro, responsável pelo trâmite e etc.
Por padrão todos os modelos padrões estão com 1 trâmite cadastrado, e neste trâmite deve-se selecionar o setor ou pessoa que será responsável, ou se for o caso, adicionar mais trâmites, e o mesmo sempre virá com ordem 1 e sempre será o trâmite que executa o processo do requerimento.

Exemplo: No modelo padrão de requerimento “Cancela o Curso”, o trâmite que já vem cadastrado executa o processo de cancelamento de curso ao ser deferido.
Então se for necessário adicionar mais trâmites no requerimento, deve-se alterar a ordem dos trâmites para que o trâmite com o processo a ser executado seja o ultimo a ser deferido.

Quando utilizado um modelo padrão de requerimento que utiliza disciplina, o sistema automaticamente cria um e-mail. Nesse campo de conteúdo do e-mail, é possível verificar como é a nomenclatura correta para utilizar o campo curinga.


Afastamento de matricula: Requerimento utilizado pelo Aluno para solicitar o afastamento da instituição, como alunos que deslocam-se a fazer um curso no exterior por exemplo. Clique aqui para ler mais sobre este modelo padrão.

Alterar plano de aula: Requerimento utilizado pelo Professor quando o mesmo deseja alterar o plano de ensino que já foi aprovado, só será apresentado os planos de ensino que estão com situação “aprovados”. Clique aqui para ler mais sobre este modelo padrão.

Aprovar plano de aula: Requerimento utilizado pelo professor quando o mesmo deseja aprovar um plano de ensino que está sendo digitado ou que já foi enviado para aprovação e foi reprovado. Só será apresentados os planos de ensino que estão aguardando aprovação ou reprovados. Clique aqui para ler mais sobre este modelo padrão.

Aproveitamento de atividades complementares: Requerimento utilizado pelo aluno para solicitar a inclusão de atividades complementares realizadas. Clique aqui para ler mais sobre este modelo padrão.

Aproveitamento de disciplinas agregadas da matrícula: Requerimento utilizado na metodologia ativa, para quando o aluno já aprovou num cenário em outro semestre dentro a IES. Clique aqui para verificar.

Cancelamento de curso: Requerimento utilizado pelo aluno para solicitar o cancelamento do curso, porém é necessário a existência de um evento para prazo de solicitação para que seja executado o processo, e não é possível cancelar períodos anteriores ao período letivo da última matrícula. Clique aqui para ler mais sobre este modelo padrão.

Cancelamento de disciplinas: Requerimento utilizado pelo aluno para solicitar o cancelamento de disciplinas, porém torna-se necessário que o aluno possua sua matrícula com situação ativa. Clique aqui para ler mais sobre este modelo padrão.

Compensação de faltas por aula: Requerimento utilizado pelo aluno para solicitar compensação de uma falta, se for utilizado evento para prazo de solicitação, obrigatoriamente o aluno deverá possuir uma matrícula no período letivo do prazo de solicitação. Clique aqui para ler mais sobre o modelo padrão.

Define aula à distância: Requerimento utilizado pelo professor quando o mesmo deseja definir que uma aula de seu plano de aula seja a distância, torna-se necessário existir um evento para prazo de solicitação para executar o processo. Será bloqueado a solicitação caso não encontre turmas/disciplinas disponíveis. Clique aqui para ler mais sobre o modelo padrão.

Desfazer trancamento de curso: Requerimento utilizado pelo aluno quando o mesmo deseja desfazer o trancamento de seu curso, onde é necessário selecionar o último período letivo do ingresso e a matrícula deve estar com situação de Trancada. Clique aqui para ler mais sobre o modelo padrão.

Inclusão de disciplinas com conflitos de horários: Requerimento utilizado pelo aluno para solicitar a inclusão de disciplinas com conflitos de horários na matricula. Clique aqui para ler mais sobre o modelo padrão.

Inclusão de disciplinas com limite de créditos: Requerimento utilizado pelo aluno para solicitar a inclusão de disciplinas com limite de créditos na matricula, é utilizado evento para prazo de solicitação, onde obriga o aluno a ter matrícula no período letivo do prazo de solicitação. Clique aqui para ler mais sobre o modelo padrão.

Nome social: Requerimento pode ser oferecido para qualquer tipo de pessoa para solicitar a inclusão de um nome social em seu cadastro. Clique aqui para ler mais sobre o modelo padrão.

Prorrogação de digitação de notas: Requerimento utilizado pelo professor quando o mesmo deseja prorrogar a digitação de notas. Clique aqui para ler mais sobre o modelo padrão.

Prorrogação de jubilamento: Requerimento utilizado pelo aluno para solicitar a prorrogação de jubilamento da matricula. Clique aqui para ler mais sobre o modelo padrão.

Reabertura de diário: Requerimento utilizado pelo professor quando o mesmo deseja reabrir o diário eletrônico. Clique aqui para ler mais sobre o modelo padrão.

Reclassificação: Requerimento para realizar a reclassificação do aluno para uma fase posterior ou anterior a matrícula atual. Clique aqui para ler mais sobre o modelo padrão.

Regime domiciliar - Compensação de faltas por período: Requerimento utilizado pelo aluno para solicitar a prorrogação de jubilamento de sua matrícula, porém a data de término não pode ser maior do que a data final do período letivo da solicitação. É utilizado um evento para prazo de solicitação, obrigando então o aluno a obter matrícula no período letivo do prazo de solicitação. Clique aqui para ler mais sobre o modelo padrão.

Remanejamento de disciplina: Requerimento utilizado pelo aluno para solicitar um remanejamento de disciplina. Clique aqui para ler mais sobre o modelo padrão.

Rematrícula (Valida conflito de horário): Requerimento utilizado pelo aluno para realizar a rematrícula no curso, porém é necessário evento para prazo de solicitação para executar este processo. Clique aqui para ler mais sobre o modelo padrão.

Revisão de notas: Requerimento utilizado pelo aluno para solicitar a revisão de uma nota, é utilizado um evento para prazo de solicitação, onde obriga o aluno a obter matrícula no período letivo do prazo de solicitação. Clique aqui para ler mais sobre o modelo padrão.

Troca de foto: Requerimento pode ser oferecido para qualquer tipo de pessoa para solicitar a alteração da foto em seu cadastro. Clique aqui para ler mais sobre o modelo padrão.

Dispensa de disciplina: Requerimento utilizado pelo aluno para solicitar dispensa de disciplinas, é utilizado um evento para prazo de solicitação, onde obriga o aluno a obter matrícula no período letivo do prazo de solicitação. Clique aqui para ler mais sobre o modelo padrão.

Inclusão de disciplinas: Requerimento utilizado pelo aluno para solicitar a inclusão de disciplinas em sua matrícula. Clique aqui para ler mais sobre o modelo padrão.

Inclusão de disciplinas sem pré-requisito cursado: Requerimento utilizado pelo aluno para solicitar a inclusão em sua matrícula, de disciplinas que possuam pré-requisito não cumpridos. Clique aqui para ler mais sobre o modelo padrão.

Validação de disciplinas: Requerimento utilizado pelo aluno para solicitar adicionar validações de disciplinas em sua matrícula. Clique aqui para ler mais sobre o modelo padrão.

Validação de disciplina agregada da matrícula: Requerimento da metodologia ativa, utilizado para aproveitar um cenário feito em outra IES. Clique aqui para verificar.

Trancamento de curso: Requerimento utilizado pelo aluno para solicitar seu trancamento no ingresso do curso. Clique aqui para ler mais sobre o modelo padrão.

Reingresso do Aluno: Requerimento utilizado pelo aluno para solicitar o reingresso no curso. Clique aqui para ler mais sobre o modelo padrão.

Transferência para outra instituição: Requerimento utilizado pelo aluno para solicitar a transferência da instituição. Clique aqui para ler mais sobre o modelo padrão.

Transferência de curso/unidade: Requerimento utilizado para realizar a transferência para outra unidade da mesma rede de ensino. Clique aqui para ler mais sobre o modelo padrão.

Transferência de curso: Requerimento utilizado para realizar a transferência de curso. Clique aqui para ler mais sobre este modelo padrão.


Troca de grade: Requerimento utilizado para realizar a troca de grade curricular de um aluno. Este requerimento só poderá ser solicitado quando o curso possuir mais de uma grade curricular. Clique aqui para ler mais sobre este modelo padrão.


Suspensão de Matrícula: Requerimento destinado ao processo de suspensão de matrícula de um aluno. Somente poderá solicitado quando o aluno possui situação de ingresso ativo, e situação de matrícula como Abandono. Clique aqui para ler mais sobre o modelo padrão.


Solicitação de matrícula em disciplinas reprovadas: Requerimento destinado a efetuação de matrícula em disciplinas reprovas por nota para colégios. Clique aqui para ler mais sobre o modelo padrão.


Concessão de descontos em contrato: Requerimento destinado para alunos, realizarem a a solicitação de descontos que devem ser aplicados ao contrato do aluno. Quando deferido, irá executar o serviço externo “aplicaDescontoCustomContratoFin”, que irá adicionar o desconto deferido ao contrato do aluno. Clique aqui

Modelos padrões para utilizar como base para criar novos requerimentos:


Sugestão de disciplina: Requerimento destinado para alunos. Na solicitação exibe as sugestões de disciplinas para a matrícula do solicitante, que são disciplinas que não estão sendo cursadas ou que já foram concluídas. Este requerimento pode ser utilizado como base para criar um requerimento que necessite que o solicitante escolha uma ou mais sugestões de disciplinas.

Disciplinas a cursar: Requerimento destinado para alunos. Requerimento que na solicitação exibe as disciplinas a cursar do solicitante, este requerimento pode ser utilizado como base para criar um requerimento que necessite que o solicitante escolha uma ou mais disciplinas a cursar. Quando o aluno já cursou uma disciplina e foi reprovado a disciplina não é retornada nesse tipo, caso seja necessário retornar utilizar Disciplinas não concluídas

Disciplinas curriculares: Requerimento destinado para alunos. Requerimento que na solicitação exibe as disciplinas curriculares do solicitante, este requerimento pode ser utilizado como base para criar um requerimento que necessite que o solicitante escolha uma ou mais disciplinas curriculares.

Disciplinas cursando (situação de resultado “CURSANDO” ou “EXAME”): Requerimento destinado para alunos. Requerimento que na solicitação exibe as disciplinas que o solicitante está cursando (com situação de resultado “CURSANDO” ou “EXAME”). Este requerimento pode ser utilizado como base para criar um requerimento que necessite que o solicitante escolha uma ou mais disciplinas que o solicitante está cursando.

Disciplinas já cursadas: Requerimento destinado para alunos. Requerimento que na solicitação exibe as disciplinas já cursadas do solicitante, este requerimento pode ser utilizado como base para criar um requerimento que necessite que o solicitante escolha uma ou mais disciplinas já cursadas.

Disciplinas lecionadas: Requerimento destinado para professores. Requerimento que na solicitação exibe as disciplinas já lecionadas do solicitante, este requerimento pode ser utilizado como base para criar um requerimento que necessite que o solicitante escolha uma ou mais disciplinas já lecionadas.

Disciplinas lecionando: Requerimento destinado para professores. Requerimento que na solicitação exibe as disciplinas que estão sendo lecionadas pelo solicitante, este requerimento pode ser utilizado como base para criar um requerimento que necessite que o solicitante escolha uma ou mais disciplinas que esteja lecionando.

Disciplinas matriculadas: Requerimento destinado para alunos. Requerimento que na solicitação exibe as disciplinas matriculadas do solicitante, este requerimento pode ser utilizado como base para criar um requerimento que necessite que o solicitante escolha uma ou mais disciplinas matriculadas.

Disciplinas não concluídas: Requerimento destinado para alunos. Requerimento que na solicitação exibe as disciplinas não concluídas do solicitante, ou seja disciplinas que estão a cursar, reprovadas e cursando. Este requerimento pode ser utilizado como base para criar um requerimento que necessite que o solicitante escolha uma ou mais disciplinas não concluídas.

Disciplinas reprovadas: Requerimento destinado para alunos. Requerimento que na solicitação exibe as disciplinas reprovadas do solicitante, este requerimento pode ser utilizado como base para criar um requerimento que necessite que o solicitante escolha uma ou mais disciplinas reprovadas.



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