Requerimento de Cancelamento de curso
O modelo padrão de cancelamento de curso é disponibilizado para o aluno solicitar o cancelamento do curso no qual está vinculado.
Quando o aluno possuir matrícula em mais de um curso, o sistema solicitará a informação do curso no qual deseja-se realizar o cancelamento. Caso o aluno possua matrícula somente em um curso, o mesmo já estará selecionado para o processo.
Ao deferir a solicitação, o sistema alterará a situação do ingresso do aluno no curso para “cancelado”.
Configurações necessárias
Para que o requerimento de cancelamento possa ser utilizado, é necessário realizar algumas configurações no sistema. São elas:
- No módulo Acadêmico, deve-se definir um tipo de evento do tipo “Cancelamento de curso”, conforme imagem abaixo:
- Após a criação do tipo de evento, deve-se definir no calendário acadêmico, uma atividade administrativa para determinar o período de solicitação do cancelamento de um curso e o período letivo. Esta data será utilizada como base para o cancelamento de todas solicitações geradas a partir deste evento. Abaixo é apresentado a tela de manutenção de um evento no calendário acadêmico.
Na criação do evento no calendário acadêmico, deve-se preencher os seguintes campos:
Descrição: deve-se informar o nome do evento.
Tipo de atividade: deve-se selecionar o tipo de atividade “Atividade administrativa” para que seja possível informar o tipo de evento e período letivo.
Tipo de evento: deve-se selecionar o tipo de evento “Cancelamento de curso”.
Período letivo: é necessário selecionar o período letivo, e este deve ser o mesmo para qual o aluno irá realizar o cancelamento.
Data inicial e final: é preciso preencher os campos de data inicial e final respectivos do evento, e as datas devem estar relacionadas ao período letivo selecionado.
Ao carregar este modelo padrão, deve-se vincular o tipo de evento criado anteriormente no campo “Tipo de evento para prazo de solicitação”, conforme exemplificado na imagem abaixo.
Após configurado o requerimento de cancelamento, o mesmo já poderá ser solicitado, e na solicitação (no portal do aluno) o sistema carregará o curso do aluno e o período letivo cadastrado no calendário acadêmico, conforme imagem abaixo:
Ao realizar o deferimento do requerimento de cancelamento, a situação da matrícula do aluno passa de “Ativo” para “Cancelado”. Caso o aluno não possua matrícula no período letivo do cancelamento conforme cadastrado no calendário acadêmico, o sistema gera um registro com situação “Cancelado”.
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