Utiliza importação de classificação no cadastro do concurso

Visto a necessidade de realizar a importação da classificação de candidatos do seu sistema terceiro e também realizar as chamadas pro controle de cotas, permitindo ao aluno manifestar a sua intenção de vaga e realizar o agendamento da sua matrícula, bem como o envio dos documentos pelo portal.


Passo 1: primeiramente deve-se acessar o módulo Security, na rotina [Módulos], localizar o módulo Processo Seletivo e desmarcar a opção [Aplica filtro de unidade]

Passo 2: em seguida, vamos fazer um pequeno checklist do que precisamos antes de realizar a importação, para a mesma ser concluída com sucesso.

Checklist

  • Inscrições: devidamente configurada com a opção marcada [Utiliza importação de classificação no cadastro do concurso]. Não esqueça de informar o campo [Link sistema terceiro] e muita atenção na aba [Integração de curso]. onde deve-se preencher os campos [Curso] e [Id de integração].Caso tenha dúvida, clique aqui e confira a documentação.
  • Forma de seleção: devidamente configurada informando o campo [Id de integração]. Caso tenha dúvida de como preceder com o cadastro, clique aqui para saber mais. Abaixo opções disponíveis para preenchimento.


  • Concurso: devidamente configurado informando a inscrição e forma de seleção em questão. Vale ressaltar que o botão [Realiza importação dos candidatos] só será habilitado quando o período de inscrição no concurso estiver terminado. Caso tenha dúvida, cliquei aqui e confira a documentação.
  • Oferta de curso: deve-se realizar a oferta dos cursos que serão importados do sistema de terceiro em sua respectiva unidade.

Observações:

  • A validação do sistema é feita curso por curso na hora da importação (exemplo: tenho os cursos A, B e C ofertados, ao tentar realizar a importação dos candidatos vier os cursos A, D e F o sistema vai fazer primeiro a validação do curso D, informando o usuário a seguinte mensagem: Curso não ofertado para este concurso: D, ao tentar realizar uma nova importação dos candidatos o curso F, e assim sucessivamente).
  • Demais rotinas tais como: critério de desempate, componente de avaliação, etapa e prova também são pré-condições necessárias para o módulo processo seletivo, porém não ouve alteração nas rotinas e suas devidas funcionadas. Ou seja, os cadastros são necessários para o módulo exatamente da mesma maneira que já eram utilizados. Caso tenha dúvida clique aqui e confira nosso checklist das rotinas.

Passo 3: no módulo Processo Seletivo, acessar a rotina [Movimentos > Concursos] selecionar o concurso em questão, a importação dos candidatos poderá ser realizada através do botão Realiza importação dos candidatos e pode-se dar início a chamada dos candidatos acessando a rotina [Movimentos > chamada de candidatos].

Importante: aconselhamos realizar a importação dos candidatos fora do horário de “pico” da Instituição, devido a grande quantidade de candidatos que podem englobar a mesma pode-se ocasionar lentidão no sistema ou até mesmo ficar indisponível.

Passo 4: em seguida, no módulo Acadêmico deve-se criar um Processo de Matrícula selecionando o campo [Origem dos alunos] com a opção [Processo seletivo]. Caso tenha dúvida de como proceder com o cadastro clique no link da opção.

Passo 5: por fim, ao realizar todos os procedimentos acima pode-se dar início a matrícula dos alunos.

Voltar

  • (edição externa)