Inscrições em turmas por interface responsiva
A partir do módulo de processo seletivo, é possível configurar inscrições por interface responsiva. Nesse processo, é possível criar concursos sem um processo de seleção, permitindo a realização de concursos com escolha de turma, a submissão de mais de uma inscrição por concurso e a matrícula de candidatos que não participaram da chamada do processo seletivo.
Para utilizar o processo seletivo, deve-se realizar algumas configurações iniciais:
Configuração da Inscrição
Primeiramente, deve-se realizar a configuração da inscrição.
OBS: Se a configuração da inscrição na aba “Passos de inscrição” incluir a etapa de documentos, é necessário cadastrar os documentos que são solicitados na inscrição. Todos os documentos pessoais cadastrados com periodicidade “Somente no cadastro” e “A cada inscrição/ingresso em um curso” são apresentados no momento da inscrição. Os documentos com essas periodicidades devem possuir o tipo de pessoa igual a “candidato”. Por exemplo:
Formas de seleção
Também é necessário que todo processo de inscrições disponibilize ao menos uma forma de seleção. Para configurar basta verificar o cadastro de formas de seleção.
Cadastro do concurso
Após realizar as configurações acima, procederemos ao cadastro do concurso. É nessa etapa que diversas configurações são estabelecidas para a inscrição em turmas.
Primeiramente, é preciso desmarcar a opção “Utiliza processo de seleção”. Após fazer isso, você visualiza a seguinte tela:
Ao desmarcar a caixa de marcação, são habilitados os seguintes campos na aba geral:
Obriga escolha de turma: quando esta opção estiver marcada, o candidato é obrigado a selecionar uma turma durante o processo de escolha do curso na inscrição. Se não estiver marcada, a escolha é opcional. OBS: Se o candidato não escolher uma turma durante o processo de inscrição, duas situações podem ocorrer futuramente nos seguintes processos:
- Processo de matrícula (efetivação da matrícula): nesse caso, a turma do candidato pode ser escolhida durante o passo de escolha de turma;
- Baixa de parcelas, quando a matrícula está configurada para ser efetivada mediante o pagamento da taxa de inscrição - campo “Matricular automaticamente”, aba parcelas, no plano de pagamento: nessa situação, a matrícula não é efetivada devido a ausência de escolha de turma na inscrição. Diante disso, a mensagem “Não foi possível efetivar a matrícula do candidato, pois não foi escolhida uma turma no processo de inscrição” é registrada no log da baixa das parcelas.
Matricula automaticamente o inscrito: quando marcado, o candidato será matriculado automaticamente na turma. É importante frisar que, nesse caso, a situação do inscrito no concurso ficará como “(Matrícula)”, o que pode ser visualizado na tela de inscrições realizadas. O campo será exibido na tela quando a caixa de marcação “Obriga escolha de turma” estiver marcada.
Apresenta turmas para a seleção: quando marcado, serão apresentadas na inscrição do concurso, as turmas disponíveis para inscrição. Quando desmarcado, apenas os cursos serão exibidos, sem a listagem das turmas para inscrição. O campo será exibido na tela somente quando a caixa de marcação “Obriga escolha de turma” estiver desmarcada.
Permite mais de uma inscrição no concurso: quando selecionado, o candidato pode realizar mais de uma inscrição no concurso, contanto que seja para cursos diferentes. Não é permitido para o mesmo curso, e uma mensagem é mostrada em tela, informando que o candidato já possui inscrição naquele curso.
Utiliza o contrato financeiro de inscrição na matrícula: Ao marcar esta opção, o sistema reutiliza o contrato da inscrição para a matrícula. Ao desmarcar, é gerado um novo contrato para a matrícula.
Na aba de “Formas de seleção”, são apresentados apenas dois campos:
Forma de seleção: deve selecionar a forma de seleção cadastrada no passo anterior.
Cobra taxa de inscrição: quando selecionado, a taxa de inscrição no concurso é aplicada. O valor da taxa é cadastrado ao plano de pagamento vinculado a ofertas de cursos.
Etapa
Importante: Ao criar um concurso que não utiliza processo de seleção, automaticamente é gerada uma etapa vinculada a esse concurso. Para a etapa criada, as seguintes regras são aplicadas:
- Descrição: mantém a mesma descrição do concurso;
- Município: utiliza o município indicado na pessoa jurídica da unidade logada;
- Tipo de regra de cálculo da etapa: definida como “Padrão”;
- Etapa: tem o valor 1;
- Data de resultado da etapa: corresponde a data final do concurso;
- Sigla: utiliza as três primeiras letras do nome do concurso.
Ofertas de curso
Com o concurso criado, deve-se agora cadastrar os cursos que estarão disponíveis para a inscrição na tela de oferta de cursos.
Orientações de preenchimento dos campos:
Unidade: caso não esteja na unidade desejada, poderá escolher a unidade. Automaticamente será carregada a unidade em que o usuário está logado.
Adicionar curso: ao clicar neste botão, serão habilitados os campos abaixo:
- Curso: deverá escolher o curso que deseja ofertar.
- Nome comercial do curso: é possível definir um nome comercial para cada curso. Caso não seja informado um nome comercial, o sistema apresentará por padrão o nome original de cada curso. No momento em que o candidato realizar a inscrição, ele verá os cursos com a nomenclatura desse campo.
Turno: deve-se selecionar o turno.
Informações adicionais:
- Financeiro: é possível definir uma condição de pagamento para o processo seletivo.
Inscrição na Interface Responsiva
A partir deste momento, com os cadastros devidamente preenchidos, torna-se possível efetuar a inscrição do candidato.
Etapa de instruções:
Após a etapa de instruções, é direcionada a etapa de Dados Cadastrais:
Etapa de escolha de curso. Importante: caso o curso não possua turmas disponíveis para inscrição, é mostrada a seguinte mensagem:
Caso o curso possua turmas, traz as mesmas dentro da caixa de seleção “Selecione a turma”.
Quando o concurso configurado para não apresentar turmas, não listará turmas para seleção no concurso, apenas os cursos.
Etapa de taxa de inscrição:
Etapa de confirmação de inscrição:
Etapa de inclusão de documentos:
Processos de matrícula
Processos de matrícula com origem de alunos = 'Inscrições/chamadas em concursos' são utilizados para a efetivação da inscrição. Este é o momento em que o candidato deixa de ser apenas um candidato e se torna um aluno.
Segue exemplo da configuração do processo de matrícula:
Foram realizadas algumas modificações no processo de matrícula quando o concurso não utiliza “Utiliza processo de seleção”.
- A tela do processo de matrícula traz apenas candidatos com o status = “inscrito”:
- O processo de matrícula traz apenas alunos com a taxa de inscrição paga ou sem taxa de inscrição, quando a caixa de marcação “Permitir operações somente para candidatos com inscrição paga, ou sem parcela de inscrição” estiver selecionada no cadastro do concurso.
- No passo de escolha de turma, caso o candidato tenha selecionado uma turma durante a inscrição, traz essa turma selecionada por padrão. Se o candidato não tiver escolhido uma turma durante a inscrição, a turma pode ser selecionada no passo de escolha de turma.