Alterar parcela
Nesta opção, é possível alterar as informações de uma ou mais parcelas, e caso tenha título gerado, este também será alterado.
A rotina pode ser acessada tanto pelo menu de Operações > Parcelas > Alteração, quanto pela tela de consulta de parcelas.
Para saber mais a respeito da rotina de alteração de parcelas, clique nas abas abaixo:
Seleção de parcelas
Na aba seleção de parcelas, é possível selecionar uma ou mais parcelas nas quais deseja realizar alguma alteração:
Campos em tela:
- Parcela com contrato financeiro: ao marcar este parâmetro, serão carregadas em tela apenas parcelas vinculadas à um contrato financeiro.
- Parcela sem contrato financeiro: ao marcar este parâmetro, serão carregadas em tela apenas parcelas que não estão vinculadas à um contrato financeiro.
Filtros para parcelas
- Período letivo: ao informar período letivo, serão carregadas parcelas referentes à este período.
- Contrato financeiro: ao informar contrato financeiro, serão carregadas parcelas referentes à este contrato.
- Responsável: ao informar responsável, serão carregadas parcelas vinculadas à este responsável.
- Curso: ao informar curso, serão carregadas parcelas vinculadas à este curso.
- Turma: ao informar turma, serão carregadas parcelas vinculadas à esta turma.
- Vencimento inicial e final: ao informar vencimento inicial e final, serão carregadas parcelas que possuam data de vencimento dentro do período informado.
- Parcela inicial e final: ao informar parcela inicial e final, serão carregadas as parcelas que possuam número dentro dos filtros informados. Ou seja, se informarmos parcela inicial 1 e parcela final 12, o sistema apresentará todas as parcelas de 1 a 12.
- Conta financeira: ao informar conta financeira, serão carregadas parcelas referentes à conta financeira informada.
Opção de alteração
Na aba Opção de alteração, deve-se informar o motivo pelo qual deseja realizar a alteração de uma ou mais parcelas, bem como, marcar os parâmetros de compreendem a alteração desejada.
É possível realizar alterações de data de vencimento, conta financeira, valor bruto, cálculo de descontos/acréscimos, responsável pela parcela, entre outros.
Campos em tela:
- Data da alteração: neste campo, solicita a data da alteração da parcela.
- Motivo: selecionar um motivo para realizar a alteração da parcela, como: alteração da data de vencimento, alteração de descontos, entre outros.
- Nova data de vencimento: caso a alteração seja referente a data de vencimento, deve-se informar a nova data de vencimento da parcela.
- Novo dia de vencimento: caso a alteração seja referente ao dia de vencimento de várias parcelas, deve-se informar o novo dia de vencimento.
- Nova conta financeira: caso a alteração seja referente à conta financeira, deve-se informar a nova conta financeira para a(s) parcela(s) selecionada(s).
- Novo responsável: caso a alteração seja referente ao responsável da parcela, deve-se informar o novo responsável.
- Novo número da parcela: caso a alteração seja referente ao número (ordenação) da parcela, deve-se informar o novo número desta.
- Novo mês/ano competência: caso a alteração seja referente à competência da parcela, deve-se informar o novo mês/ano de competência.
- Altera valor bruto, desconto e acréscimo, novo valor bruto * : caso a alteração seja referente ao valor bruto, desconto ou acréscimo, deve-se informar o novo valor, levando em consideração, a observação abaixo:
- Realiza ajuste de créditos: caso a alteração seja referente a ajuste de créditos, deve-se marcar este parâmetro. Ao marcar este parâmetro, serão apresentados dois novos campos, onde deverão ser informadas a parcela inicial e final que deverão ter os créditos ajustados. Lembrando que, caso não seja informada nenhuma parcela, os ajustes serão aplicados à todas as parcelas do contrato selecionado.
- Recalcula descontos/acréscimos: deve-se marcar este parâmetro caso os descontos e acréscimos devem ser recalculados na alteração desta parcela. Ao marcar este parâmetro, será exibida a opção abaixo.
- Mantém descontos/acréscimos de diferença de pagamento.: deve-se marcar este parâmetro caso a instituição deseja manter os descontos/acréscimos de diferença de pagamento.
- Utiliza créditos financeiros: deve-se marcar este parâmetro caso a instituição deseja utilizar os créditos financeiros, realizando pagamento parcial com o valor do crédito.
- Altera parcela(s) com título gerado: quando a parcela já possuir um título gerado, e esta sofre alteração, é necessário marcar este parâmetro, para que a alteração realizada na parcela seja aplicada no título.
Ao preencher os filtros de acordo com a necessidade da alteração, deve-se clicar no botão Verificar e Realizar Alterações. Então, antes de finalizar o processo, será apresentada uma prévia das parcelas que serão alteradas:
Após confirmar as parcelas a serem alteradas, deve-se clicar em Realizar Alterações, e após, será apresentada uma mensagem, informando se a parcela foi ou não alterada com sucesso.
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