Título
Nesta opção é parametrizado as informações referente aos títulos bancários, para futura geração de títulos utilizando a conta bancária é necessário que estas informações estejam corretamente preenchidas e ativo.
Deve-se preencher as seguintes opções na aba de Título no cadastro de conta bancária:
Descrição da carteira: Informar a descrição da carteira, por padrão o sistema sugere: Nome do banco/Agência/Conta corrente (sem dígito), podendo o usuário informar o nome desejado. O valor informado nesse campo, será visualizado em todos os menus que possuem o campo de conta bancária/carteira.
Código do beneficiário no banco: Informar código do beneficiário no banco.
Carteira: Define o tipo de carteira que será utilizada na geração de títulos. O tipo de carteira é definido no convênio firmado pelo banco e pela Instituição.
Código de estação: Informar código de estação disponibilizado pelo banco.
Variação da carteira: Complemento da carteira, utilizada apenas pelo Banco do Brasil.
Configurações do boleto: Vínculo das configurações do boleto cadastradas com a carteira.
Layout do arquivo remessa: Qual o layout que o banco disponibiliza para que seja gerado a remessa para essa carteira.
Layout do arquivo retorno: Qual o layout que o banco disponibiliza para que seja gerado a remessa para essa carteira.
Baixa parcelas por: Define que campo do boleto será levado em consideração na baixa de arquivo retorno.
Código para Baixa/Devolução: Informar código para baixa/devolução.
Nosso número inicial: Número inicial do título que será gerado.
Nosso número final: Número final do título que será gerado.
Próximo nosso número: Próximo nosso número que será gerado na sequência.
Próximo número de título: Número sequencial de título, gerado automaticamente.
Próximo número da remessa: Número sequencial do arquivo remessa, gerado automaticamente.
Número do convênio: Número de convênio de cobrança firmado com a instituição bancária.
Ativo: Quando marcado informa se o cadastro está ativo.
Banco gera nosso número: Define se o nosso número será gerado pelo banco ou pelo sistema.
Soma juros ao valor pago: Quando marcado soma os juros ao valor pago durante a baixa do arquivo retorno.
Em homologação: Quando marcado, o registro online de títulos será considerado em homologação para esta conta bancária, e serão utilizados as informações de homologação para registrar o título. Ou seja, a opção deve estar marcada no momento que a Instituição realizar a homologação com o banco.
Soma multa ao valor pago: Quando marcado soma as multas ao valor pago durante a baixa do arquivo retorno.
Soma tarifas bancárias ao valor pago: Quando marcado soma o valor da tarifa bancária durante a baixa do arquivo retorno.
Nosso número com digito verificador no arquivo retorno: Quando esse parâmetro estiver marcado, irá considerar o digito verificador do nosso número na baixa do arquivo retorno, na rotina de baixas automáticas..
Conta utilizada para geração de softwares terceiros: Este parâmetro sinaliza que esta conta bancária carteira será utilizada para a geração de títulos por softwares terceiros e quando marcado habilita o campo Conta bancária carteira utilizada para geração de títulos no Mentor Web:
- Conta bancaria carteira utilizada para geração de títulos no MentorWeb: deve-se informar a conta bancária carteira utilizada para geração de títulos no Mentor Web. Sua finalidade é, garantir que se houver algum processo que necessite cancelar um título proveniente da cobrança realizada por um terceiro e gere um novo título, é essa conta bancária carteira que será utilizada. Clique aqui para saber mais sobre a renegociações através de sistemas terceiros.
Observação: É possível registrar a mesma conta bancária carteira com mesmo cedente para utilização de geração de softwares terceiros e para geração de títulos no Mentor Web. Essa situação ocorre quando o financeiro possui arquivos de retorno de baixas registradas para ambas as contas, assim baixará os títulos destas contas/carteiras, não necessitando importar o arquivo duas vezes selecionando as contas cadastradas.
Utiliza registro online: Quando marcado habilita o campo de Valor mínimo para registro e demais opções referente as operações:
- Valor mínimo para registro: deve-se informar o valor mínimo para o registro online (Títulos com valores inferiores, não serão gerados pela rotina).
- Operações: quando marcado a opção “Utiliza registro online” torna-se obrigatório informar as operações a serem executadas via o processo de integração com o registro online, sendo as operações de Inclusão, Baixa, Cancelamento, ou Alteração.
Importante: O sistema valida por banco as operações, por exemplo para o Banco Santander habilitará somente a opção de Inclusão e as demais operações ficarão inativas, e alertará senão marcado esta opção após parametrizar que a conta utiliza registro online. Confira a documentação referente o serviço de registro online, onde apresenta as operações disponíveis por banco. Quando a conta bancária esta vinculada a algum banco que ainda não está integrado com o registro online, ao marcar a opção Utiliza registro online, não habilitará nenhuma operação para ser marcada.
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