Renegociação com Assinatura Digital - Secretaria

Funcionalidades disponíveis a partir da versão 08.00.01 do sistema.

Na rotina de renegociação é possível efetuar renegociações com assinatura digital. Com as configurações necessárias, o sistema permitirá que uma renegociação seja efetivada somente após a assinatura do contrato/termo de aceite, conforme documento e signatários previamente configurados.

A partir da assinatura, a renegociação será efetivada, gerando o novo parcelamento de acordo com a simulação de renegociação.

Para utilizar esta rotina, deve-se realizar algumas configurações específicas, e também, cumprir os pré-requisitos, conforme detalhados abaixo:


Pré-requisitos


  • Cadastro de documentos: Possuir documentos cadastrados com as configurações abaixo:
    • Periodicidade: neste campo, deve-se selecionar a opção “Sem periodicidade”;
    • Assinatura digital eletrônica: neste campo, deve-se selecionar a opção “Plataforma de assinatura da Edusoft”.
  • Configurações do Financeiro: Nas Configurações do financeiro > Aba Renegociação, deve-se configurar os campos abaixo:
    • Integra contrato de renegociação com plataforma de assinatura digital: este campo deve estar marcado.
    • Documento de renegociação: Ao cadastrar subníveis de ensino dentro das configurações do financeiro, deve-se informar qual será o documento sem periodicidade a ser utilizado na rotina.
    • Relatório: neste campo, deve-se informar um relatório de simulação de renegociação.



Fluxo dos processos


Após todos os pré-requisitos citados acima estarem configurados, a renegociação seguirá o processo normal (seja pela secretaria ou pelos portais). Ao clicar no botão “Gerar renegociação”, será aberta uma pop-up informando os detalhes do processo:



Ao clicar no botão “OK”, o relatório de simulação será enviado para a plataforma digital definida no cadastro do documento, conforme mostram as imagens abaixo:





Ao visualizar as simulações existentes, deverão existir três status de atividade para elas, que são:

  • Aguardando assinatura/efetivação de renegociação: a simulação está aguardando a efetivação da renegociação, por meio do término das assinaturas ou cancelamento;
  • Simulação realizada: a renegociação foi realizada com sucesso;
  • Simulação inativa: a renegociação foi cancelada pelo usuário ou por expiração do prazo de assinatura.


Quando o documento que foi enviado para a assinatura retornar com todas as assinaturas, a renegociação será efetivada, e então, as novas parcelas serão geradas para o aluno:






Informações adicionais


Informações importantes referente ao processo

  • Ao gerar a simulação da renegociação, o sistema criará um documento (previamente configurado em Financeiro > Aba Renegociação) para o aluno (na rotina “ Entrega de Documentos”), com o status “Aguardando Aprovação”.
  • Ao gerar o contrato financeiro da renegociação, deve ser considerado o período letivo vigente no momento da realização da renegociação. Caso não exista, deve ser considerado o último período letivo que esteve em vigência.
  • Ao enviar o documento para assinatura, será criada uma pasta intitulada “Renegociação” na plataforma de assinatura digital.
  • Enquanto o documento não retornar assinado ou o prazo de expiração não estiver terminado, o sistema deverá barrar novas simulações de renegociação das parcelas com renegociações em aberto. Na tela de renegociação, será apresentada uma mensagem de alerta informando que há uma renegociação ativa.
  • A funcionalidade verificará a data de validade da simulação (configurada em Financeiro > Renegociação > Configurações por subnível > campo “Dias úteis”). Logo, ao expirar esta data, a renegociação será inativada e as parcelas retornam com a possibilidade de serem renegociadas novamente.
  • A renegociação deverá respeitar a data inserida no campo “Data de Corte” (configurada em Financeiro > Renegociação > Configuração por subnível). Somente serão permitidas renegociações com datas ANTERIORES ou IGUAIS a data de corte informada no campo em questão. Durante a renegociação, caso exista data de corte configurada e a data da renegociação seja posterior, a mesma não será efetuada, informando em uma mensagem que existe data de corte preenchida nas configurações.
  • Caso o parâmetro “Manter conta bancária da parcela original” estiver marcada (localizada nas Configurações do Financeiro > Renegociação > Configuração por subnível), as parcelas/títulos renegociadas ficarão gravadas com a conta bancária da parcela original.


Renegociação pelo Portal do Aluno

A renegociação com assinatura digital também está disponível no portal do aluno. As configurações são as mesmas já informadas para a renegociação pelo portal .

Caso o aluno seja responsável pela assinatura, no Portal, o sistema redirecionará o mesmo para a plataforma de assinaturas, assim que ele gerar a renegociação e enviar para assinatura. Caso o aluno não seja um dos responsáveis pela assinatura, será exibida mensagem de aviso ao aluno, informando que o mesmo não é responsável pela assinatura, e que foi enviado um e-mail para os respectivos signatários realizarem a assinatura do documento.

A renegociação apenas será efetivada assim que os documentos forem assinados por todos os signatários.

Para saber mais a respeito da Renegociação pelo portal do aluno, acesse a documentação Portal do Aluno - Renegociação com Assinatura Digital.


Se você preferir retire suas dúvidas com o nosso suporte, clique aqui e abra um chamado para atendimento. :-)


Voltar

  • (edição externa)