Configurações do financeiro - Aba Renegociação
Na aba de renegociação das configurações do financeiro são definidas as configurações referente às renegociações, tanto para o Mentor Web, como para os sistemas de terceiros.
Para acessar esta aba, deve-se acessar as Configurações do financeiro:
Na tela de configurações, deve-se acessar a aba Renegociação. Dentro desta aba, existem diversas configurações. Clique nas abas abaixo para saber mais:
Geral
Nas configurações gerais, deve-se definir se a instituição utilizará a simulação/efetivação de renegociação:
Deve-se realizar as parametrizações abaixo:
Motivo padrão da renegociação para sistema externo: pode-se selecionar o motivo padrão de renegociação para sistema externo.
Tipo de baixa para parcelas renegociadas: pode-se selecionar o tipo de baixa padrão para parcelas renegociadas.
Utiliza a renegociação de parcelas: quando marcado, permitirá que a instituição realize renegociação de parcelas.
Considera fator de proporcionalidade no cálculo de honorários: quando marcado, o sistema irá calcular honorários sobre valores que incidem sobre a renegociação, como juros e multas. Clique no link fator proporcionalidade para saber mais.
Utiliza simulação de renegociação: quando marcado, permitirá que a instituição realize simulação de renegociação de parcelas. Ao marcar este parâmetro, o sistema habilita todas as opções de configurações para utilizar a renegociação de parcelas.
Integra contrato de renegociação com plataforma de assinatura digital: ao marcar este parâmetro, o sistema permitirá integrar o contrato gerado na renegociação com a plataforma de assinatura digital. Além disso, ao marcar este parâmetro, habilitará o campo “Documento de renegociação”, onde deve-se vincular o documento que deverá ser entregue pelo aluno.
Permite realizar renegociação sem enviar contrato para assinatura em plataforma: ao selecionar esta opção, é possível decidir durante o processo de renegociação pela secretaria se deseja enviar ou não o contrato para assinatura. Se escolher por não enviar o contrato, a renegociação será efetiva automaticamente. Se optar por enviar o contrato, a renegociação só será efetiva após a assinatura do documento.
Para saber como simular/efetivar uma renegociação pelos portais, acesse a documentação Simulação / Efetivação de renegociação pelos portais.
Para saber como simular/efetivar uma renegociação pela secretaria, acesse a documentação Renegociações.
Notificações para o financeiro
O sistema permite enviar notificações para o setor financeiro da instituição quando realizada alguma renegociação pelos portais.
Campos para preenchimento:
E-mail do responsável ou setor financeiro responsável pelas renegociações: pode-se informar o e-mail do destinatário que deverá ser notificado sobre as renegociações realizadas nos portais.
Assunto do e-mail: pode-se informar qual será o assunto do e-mail.
Corpo do e-mail: pode-se informar o texto no campo corpo do e-mail, para que o mesmo seja enviado ao destinatário.
Carregar e-mail padrão: é possível carregar um modelo de e-mail padrão do sistema (conforme imagem acima). Ao utilizar esta opção, será carregado em tela o Assunto e o Corpo do e-mail.
Campos curinga: é possível utilizar campos curinga no corpo do e-mail. Estes campos são dinâmicos, portanto, ao informar o campo ${NOME_RESP_RENEG}, por exemplo, buscará o nome do responsável pela renegociação para informar no e-mail.
Campos curinga:
Configurações por subnível
Ao marcar o parâmetro “Utiliza simulação de renegociação”, é necessário realizar as configurações pertinentes a renegociação.
Deve-se realizar as parametrizações abaixo:
Botão Novo: para adicionar uma nova configuração, deve-se clicar no botão Novo, localizado ao canto esquerdo da tela.
Exc.: para excluir uma configuração, basta marcar este parâmetro e clicar em Gravar.
Subnível de ensino: é possível definir uma configuração para cada subnível de ensino, ou ainda, uma configuração padrão para todos os subníveis.
Obriga a seleção de contrato financeiro na renegociação: quando marcada, obrigará selecionar o contrato financeiro no momento da simulação/renegociação, para que não permita ao aluno/responsável selecionar parcelas de contratos financeiros distintos;
Seleciona todas as parcelas vencidas e renegociadas: quando marcada, serão selecionadas todas as parcelas do contrato, vencidas e renegociadas. Não apresentando parcelas a vencer;
Seleciona todas as parcelas do contrato de renegociação: quando marcada, apresentará selecionadas todas as parcelas do contrato de renegociação.
Permite selecionar apenas parcelas vencidas de contratos diferente de renegociação: quando marcada, permitirá renegociar apenas parcelas vencidas.
Documento de renegociação: é possível vincular um documento de renegociação que poderá ser integrado com plataforma de assinaturas. Este campo é habilitado quando marcado o parâmetro “Integra contrato de renegociação com plataforma de assinatura digital”. Este documento deverá ser entregue pelo aluno a partir da rotina de Entrega de documentos.
Dias úteis: deve-se informar a quantidade de dias úteis para simulações;
Máximo de dias para 1º vct.: deve-se informar o máximo de dias para o primeiro vencimento;
Conta financeira: deve-se informar uma conta financeira para renegociações;
Manter conta bancária da parcela original: pode-se optar por manter a conta bancária da parcela original no momento da renegociação. Ao marcar este parâmetro, o sistema permitirá apenas a renegociação de parcelas de mesma conta bancária;
Renegocia parcelas renegociadas?: ao marcar este parâmetro, permitirá realizar a renegociação de parcelas oriundas de outra renegociação;
Lista parcelas para empresa?: ao marcar este parâmetro, serão listadas as parcelas geradas para empresa;
Utiliza dias de intervalo: ao marcar este parâmetro, habilitará o campo “Dias de intervalo”, e nele, deverá informar a quantidade de dias de intervalo para vencimento das parcelas;
Dias de vencimento da parcela: deve-se informar os possíveis dias de vencimento (a partir da segunda parcela), separando por vírgula;
Feriado: deve-se definir qual ação o sistema deverá tomar em relação ao vencimento das parcelas quando houver um feriado;
Posterga 1º vct caso caia no final de semana/feriado: se marcado, quando o vencimento da primeira parcela cair em um feriado, será postergado para o próximo dia útil;
Relatório para simulação de renegociação: deve-se vincular o relatório de simulação de renegociação utilizado pela IE, este relatório será emitido após realizar a simulação de uma renegociação pela secretaria. (Obrigatório tem no parâmetro do relatório o: ID_SIMULACAO_RENEGOCIACAO e ID_UNIDADE);
Relatório para efetivação de renegociação: deve-se vincular o relatório utilizado pela IE para a efetivação da renegociação. Esse relatório será emitido logo após a efetivação de uma renegociação feita pela central do aluno.(Obrigatório ter no parâmetros do relatório o: ID_RENEGOCIACAO e ID_UNIDADE);
Data inicial de corte: pode-se definir uma data inicial de corte. Se essa data for informada, somente será possível realizar renegociações de parcelas com vencimento superior a essa data de corte. Parcelas com vencimento anterior à data de corte não poderão ser renegociadas. Caso o campo seja deixado em branco, não haverá nenhum limite, e, portanto, qualquer renegociação de qualquer parcela poderá ser realizada, independente da data de vencimento;
Data final de corte: pode-se definir uma data final de corte. Se essa data for informada, somente será possível realizar renegociações de parcelas com vencimento anterior a data de corte informada. Parcelas com vencimento superior à data de corte não poderão ser renegociadas. Caso o campo seja deixado em branco, não haverá nenhum limite, e, portanto, qualquer renegociação de qualquer parcela poderá ser realizada, independente da data de vencimento;
Valor mínimo das parcelas: quando informado, as novas parcelas deverão ter valor igual ou maior a este valor;
Mês/ano limite de vencimento da parcela: quando informado, o vencimento das novas parcelas não deverá ultrapassar o mês/ano informado neste campo;
Desconto: pode-se informar um desconto fixo para as parcelas de renegociação;
Parcelas com valores iguais: quando marcado a flag, ao efetuar a renegociação no portal do aluno, o sistema sugere parcelas com valores iguais;
Permite efetivar a renegociação: quando marcado, permitirá efetivar a renegociação que foi simulada;
Motivo padrão da renegociação: pode-se informar um motivo padrão para renegociação;
Tipo de baixa das parcelas a renegociar: pode-se informar um tipo de baixa padrão para as parcelas de renegociação;
Data para baixa das parcelas: deve-se definir qual será a data para baixa das parcelas, se as mesmas serão baixadas no ato da renegociação, ou se serão baixadas apenas em suas respectivas datas de vencimento;
Gera título: quando marcado, gerará títulos para as parcelas novas parcelas. Ao marcar, habilitará os campos abaixo:
Conta bancária para boleto: deve-se vincular uma conta bancária padrão para geração dos novos títulos;
Configuração do boleto: deve-se vincular uma configuração de boleto padrão para geração dos novos títulos;
Conta bancária para pix: pode-se vincular uma conta bancária para geração de pix;
Parcela inicial e final: pode-se informar a parcela inicial e final para geração dos novos títulos;
Data limite para geração de títulos: pode-se informar uma data limite para geração de títulos.
Quando contrato for de renegociação cobrar
% honorário: pode-se definir um percentual padrão de honorários.
% Custas judiciais: pode-se definir um percentual padrão de custas judiciais.
% Cláusula penal: pode-se definir um percentual padrão de cláusula penal.
Definição de valores para simulação de renegociação
Botão Novo: para adicionar uma nova configuração, deve-se clicar no botão Novo, localizado ao canto esquerdo da tela.
Exc.: para excluir uma configuração, basta marcar este parâmetro e clicar em Gravar.
Valor devido de: deve-se informar a faixa inicial de valor que será permitido renegociar.
Valor devido até: deve-se informar a faixa final de valor que será permitido renegociar.
% de entrada: pode-se aplicar uma porcentagem à parcela de entrada da renegociação.
Fase inicial: pode-se definir uma fase inicial a qual poderá renegociar parcelas.
Nas últimas X fases: pode-se definir que a renegociação será realizada nas últimas X fases.
Parcelas até: deve-se definir a quantidade máxima de parcelas que podem ser geradas na renegociação.
Termo de renegociação
O sistema permite gerar um termo de renegociação das parcelas. Pode-se utilizar um texto padrão da instituição, ou ainda, pode-se utilizar o termo padrão do sistema.
Termo padrão: é possível carregar um modelo de termo padrão do sistema (conforme imagem acima). Ao utilizar esta opção, será carregado em tela um texto padrão com os campos curingas necessários.
Campos curinga: é possível utilizar campos curinga no termo de renegociação. Estes campos são dinâmicos, portanto, ao informar o campo ${NOME_RESP_RENEG}, por exemplo, buscará o nome do responsável pela renegociação para informar no termo.
Campos curinga:
Após realizar as configurações, deve-se clicar no botão Gravar.
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