Portal do Aluno - Renegociação com Assinatura Digital
Na rotina de renegociação pelo Portal do aluno, é possível efetuar renegociações com assinatura digital. Com as configurações necessárias, o sistema permitirá que uma renegociação seja efetivada somente após a assinatura do contrato/termo de aceite, conforme documento e signatários previamente configurados.
A partir da assinatura, a renegociação será efetivada, gerando o novo parcelamento de acordo com a simulação de renegociação.
Para utilizar esta rotina, deve-se realizar algumas configurações específicas, e também, cumprir os pré-requisitos, conforme detalhados abaixo:
Pré-requisitos
- Cadastro de documentos: Possuir documentos cadastrados com as configurações abaixo:
- Periodicidade: neste campo, deve-se selecionar a opção “Sem periodicidade”;
- Assinatura digital eletrônica: neste campo, deve-se selecionar a opção “Plataforma de assinatura da Edusoft”.
- Configurações do Financeiro: Nas Configurações do financeiro > Aba Renegociação, deve-se configurar os campos abaixo:
- Integra contrato de renegociação com plataforma de assinatura digital: este campo deve estar marcado.
- Documento de renegociação: Ao cadastrar subníveis de ensino dentro das configurações do financeiro, deve-se informar qual será o documento sem periodicidade a ser utilizado na rotina.
- Relatório: neste campo, deve-se informar um relatório de simulação de renegociação.
Fluxo dos processos
Ao selecionar as parcelas desejadas e ter gerado a simulação da renegociação o sistema, será habilitado o botão “Envia para assinatura do contrato da renegociação”:
Se o aluno for o responsável pela assinatura do contrato/Termo de aceite, o sistema redirecionará o mesmo para a plataforma
de assinatura:
Se o aluno não for o responsável pela assinatura, será exibida a seguinte mensagem:
Após todas as assinaturas serem realizadas, a renegociação será efetivada, e então, as novas parcelas serão geradas para o aluno:
Regras do processo
Atualmente, na rotina de Renegociação com assinatura digital, o sistema respeita a seguinte regra:
- Se houver dois assinantes por parte da instituição e um dos assinantes não tiver e-mail ou se no caso for um assinante responsável pelo aluno (pai, mãe, responsável pedagógico) e no cadastro do aluno não constar um deles, o sistema enviará apenas para os signatários encontrados. Além disso, não gerará pendência de assinatura para o que não foi encontrado. Se encontrar um signatário informado com e-mail, será realizado o processo de gerar a simulação e enviar para assinatura dos que foram encontrados, tanto do aluno quanto da instituição.
- Se o aluno tiver apenas um assinante ou a instituição e o mesmo não possuir e-mail (ou no caso do aluno, o único assinante não tiver e-mail ou não ter sido informado no cadastro do aluno, nos casos de pai/mãe/responsável pedagógico) ao tentar gerar a simulação da renegociação e enviar para a assinatura, o sistema apresentará a seguinte mensagem:
- Quando o aluno tiver simulações em aberto que ainda não foram efetivadas, ao consultar as simulações de renegociação e selecionar a desejada, serão habilitados os botões “Assinar simulação de renegociação” ou “Cancelar simulação”.
- Ao clicar no botão “Assinar simulação de renegociação”, se o aluno for um dos assinantes, o sistema redirecionará para a plataforma de assinaturas, para realizar a assinatura do mesmo. Caso o aluno já tenha assinado, o documento será exibido como assinado. Se o aluno não tiver permissão para assinar o documento será exibida a mensagem abaixo:
- Ao clicar em “Cancelar simulação” a mesma será cancelada:
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