Passos para geração de livro de dívida ativa
A dívida ativa nada mais é que o cadastro que o governo municipal tem para reunir as informações das pessoas que possuem algum tipo de débito com ele. Todas as contas que devem ser pagas ao governo, como impostos, e no caso das instituições de ensino público municipal , as mensalidades dos alunos, quando não pagas, podem se transformar em uma dívida ativa. Nesse caso, o CPF do aluno/responsável que está inadimplente é registrado pelo órgão do governo em uma espécie de cadastro devedor. Para cadastrar um contribuinte, o governo precisa informar a Procuradoria-Geral da região, que é a responsável por emitir a Certidão de Dívida Ativa.
Confira abaixo o detalhamento da rotina de dívida ativa, desde os pré-requisitos, até a utilização da rotina.
Pré-Requisitos
- Ser uma instituição de ensino público municipal.
- Disponibilizar a tela de Cadastro de livros de dívida ativa.
- Disponibilizar a tela de Geração de livro de dívida ativa.
- Disponibilizar a tela de Manutenção de livros de dívida ativa.
- Disponibilizar a tela de Parcelas na dívida ativa.
- Disponibilizar os relatórios de dívida ativa, caso a instituição os tenha customizado.
- Utilizar banco de dados do tipo MSSQL.
As actions podem ser liberadas em cada agrupador de item de menu (Cadastros, Operações e Consultas/Relatórios). Mas também, pode-se criar um agrupador de item de menu exclusivo para as ações relacionadas a Dívida ativa, conforme exemplo abaixo:
Configurações necessárias
O sistema possui um recurso para controle de dívida ativa das parcelas inadimplentes em instituições de ensino que exigem tal controle.
Para utilizar este recurso, basta seguir o roteiro abaixo, no qual apresentará um passo a passo do processo:
- Cadastrar o livro da dívida ativa: Para cada processo de geração da dívida ativa, deve-se cadastrar um livro referente ao período de geração. É necessário cadastrar livros diferenciados para inscrição anual, inscrição mensal ou para baixa da dívida;
- Configurar os tipos de débitos que serão selecionados para gerar a dívida ativa;
- Configurar os descontos que serão considerados no cálculo do valor da parcela, quando a mesma for incluída em um livro de dívida ativa;
- Configurar o grupo de relatórios que estarão disponíveis no processo de geração da dívida ativa.
Fluxo do processo
Considerando que todas as configurações citadas acima estejam concluídas, pode-se iniciar a geração dos livros de dívida ativa. Para cada tipo de geração, existe uma série de regras, no caso, as dívidas a serem inscritas nos livros precisam estar em determinadas condições para serem inscritas ou baixadas da dívida ativa.
Regras de utilização dos livros:
Processos a serem executados referentes ao registro da dívida ativa:
- Geração de um livro de dívida ativa: Deve-se utilizar o processo “Gerar” para inclusão e baixa de parcelas na dívida ativa em um determinado período;
- Cancelamento de um livro de dívida ativa: Deve-se utilizar o processo “Cancelar” para cancelamento do livro de dívida ativa selecionado;
- Manutenção de livro de baixa: Para efetuar a manutenção de um livro de baixa de dívida ativa, permitindo a inclusão manual de valores baixados da dívida ativa.
Consultas personalizadas da dívida ativa:
- Parcelas com dívida ativa: É possível realizar uma consulta das parcelas dos alunos que estão inscritas na dívida ativa de forma individual.
Ainda há dúvidas? Se você preferir retire suas dúvidas com nosso suporte, clique aqui e abra um chamado para atendimento.