Renegociação de contas a pagar

A renegociação de contas a pagar é utilizada quando determinada conta não foi ou não poderá ser paga até a data prevista. Nesse caso, geralmente a instituição de ensino entra em contato com o fornecedor e renegocia sua dívida, por consequência, podendo haver alterações em valores.

Funcionalidades

  • Simular parcelas da renegociação de contas a pagar;
  • Renegociar contas a pagar;
  • Visualizar renegociação;
  • Desfazer renegociação de contas a pagar.

Selecionando parcelas para a renegociação

Para realizar a renegociação de contas a pagar, inicialmente é necessário realizar a seleção destas parcelas. Para isso, deve-se acessar a tela Renegociação de contas a pagar.
Após realizar a pesquisa, a primeira coluna exibe a opção para realizar a seleção das parcelas que serão renegociadas.
Atenção: Para realizar a pesquisa, é necessário que seja informado o fornecedor.

Selecione as parcelas que serão renegociadas (parcelas de origem), e posteriormente clique em realizar renegociação. Neste momento, o sistema redireciona para a página onde será feita a simulação das parcelas de destino da renegociação, e a efetivação da mesma.

Renegociando as parcelas selecionadas

  • A aba Parcelas a renegociar apresenta as parcelas de origem da renegociação, ou seja, as parcelas que foram selecionadas na tela anterior, totalizando o valor devido.

  • A aba Novas parcelas deve ser utilizada para simular as parcelas de destino da renegociação. Esse procedimento é obrigatório para renegociar as parcelas.

Para renegociar as parcelas, é obrigatório informar todos os campos solicitados em tela, exceto a observação que é opcional.

  • Data da renegociação: informar a data em que a renegociação foi efetivada;
  • Motivo: informar o motivo pelo qual a renegociação está sendo realizada;
  • Tipo de baixa: informar o tipo de baixa para a realização da baixa das parcelas de origem¹;
  • Data para baixa das parcelas: informar se as parcelas serão baixadas com a data atual ou com a data de vencimento da mesma;
  • Observação (opcional): informar uma observação referente à renegociação;
  • Quantidade de novas parcelas: informar quantidade de novas parcelas que serão geradas a partir da renegociação;
  • Conta financeira: informar a conta financeira das novas parcelas;
  • Vencimento inicial: informar a data de vencimento da primeira parcela²;
  • Parcela inicial: informar o número da primeira parcela, as demais, será o próximo número da sequencia;
  • Vencimento em dias não úteis: informar o que acontecerá caso a data de vencimento da parcela caia em um dia que não é útil;
  • Forma de vencimento: informar qual a forma de vencimento. Quando informado Dias, abrirá a opção Qtd. dias entre vencimento , que deverá ser informada.

¹ As parcelas de origem são baixadas com valor de pagamento R$0,00, tendo o valor bruto considerado como desconto de baixa;
² A data do primeiro vencimento poderá ser modificada de acordo com o valor informado no campo Vencimento em dias não úteis.

Após informar os campos solicitados, deve-se clicar no botão Simular parcelas em lote. Neste momento, serão listadas as parcelas de destino que vão ser geradas. O valor de cada parcela é gerado com base no Valor devido, dividindo-se este valor de acordo com a Quantidade de novas parcelas. Caso tenha alguma diferença, essa diferença é aplicada ao valor da última parcela.
O sistema permite a alteração dos campos Data de vencimento, Valor e Documento. No caso de alteração do valor, o campo Valor renegociado é atualizado. Caso seja alterado o Valor renegociado, é atualizado o valor das parcelas de acordo com a regra descrita anteriormente.

Após realizar a simulação das parcelas, deve-se clicar no botão Renegociar, para efetivar a renegociação. Após isso, o sistema irá emitir a mensagem de sucesso e exibirá a tela somente para leitura, sem opções para realizar alterações. Para voltar para a tela de seleção de parcelas para a renegociação, basta clicar no botão F8-Nova Pesquisa.

Visualizando a renegociação

Para visualizar uma renegociação, deve-se acessar a(s) parcela(s) de origem via manutenção de conta³. Ao acessar a tela de manutenção de uma conta a pagar de origem da renegociação é exibida a aba Renegociação, que listará as informações das parcelas de origem e destino referentes à renegociação efetuada.

O estorno de uma conta a pagar renegociada não é permitido. Ao clicar no botão Estornar o sistema emitirá a mensagem Esta conta não pode ser estornada pois foi renegociada. Por favor, desfaça a renegociação para posteriormente estorná-la., para o usuário ter ciência do que deve realizar para ajustar as informações necessárias.

³ Na tela de seleção de contas a pagar, é exibido o ícone ao lado da situação da parcela de origem da renegociação, indicando que ela foi paga por conta de uma renegociação.

Desfazer renegociação

O sistema permite desfazer uma renegociação. Para isso, na tela de manutenção da conta a pagar de origem da renegociação, aba Novas parcelas, é apresentado o botão Desfazer renegociação.
A opção de desfazer renegociação só é permitida caso todas as parcelas de destino estejam com situação Em aberto. Caso contrário, ao tentar desfazer a renegociação será apresentada a mensagem Não é possível desfazer a renegociação pois já tem parcela(s) de destino que foi(ram) paga(s). Por favor, estorne os pagamentos para realizar este processo..
Ao desfazer a renegociação, as parcelas de destino são canceladas automaticamente pelo sistema, e as parcelas de origem são estornadas, voltando assim para a situação Em aberto.


Documentação técnica (Acesso restrito) :!:


Ainda há dúvidas? Se você preferir retire suas dúvidas com nosso suporte, clique aqui e abra um chamado para atendimento. :-)


Voltar

  • (edição externa)