Configurações da rotina Pagamento Online - GetNet

Para que seja possível disponibilizar o pagamento online utilizando o sistema de pagamento GetNet é necessário realizar algumas configurações tanto no Mentor Web, bem como na conta GetNet utilizada pela instituição.

Confira abaixo o detalhamento da rotina de Pagamento Online - GetNet, desde os pré-requisitos, até as principais inconsistências.

Menu: Configurações > financeiro

Pré-requisitos


Abaixo, estão listados alguns pré-requisitos a serem verificados pela instituição:

  • Deve-se solicitar ao GetNet para colocar a URL de Callback: https://dominio/aplicacao/retornogetnet
  • A aplicação do Mentor Web deverá utilizar o protocolo “https”.
  • Deve-se entrar em contato com o GetNet para obter as informações de Client ID, Client Secret e Seller ID.



Configurando o GetNet no Mentor Web


Para realizar a configuração no Mentor Web, deve-se acessar a rotina Configurações > Financeiro, na aba Pagamento online. Abaixo, são demonstrados os campos disponíveis e que deverão ser preenchidos.


Para funcionamento do pagamento online utilizando o serviço do GetNet os seguintes campos deverão ser preenchidos:

Serviço de pagamento online: deve-se selecionar a opção GetNet, onde então será habilitado os demais campos abaixo exigidos pelo GetNet para seu funcionamento.
Subnível de ensino: não é de preenchimento obrigatório, porém quando informado, essa configuração somente será válida para o subnível de ensino preenchido.
Filtro de curso: o filtro de curso tem objetivo de definir uma ou mais configurações de pagamento online para cada curso. Clique aqui e entenda mais.
Disponibiliza pagamento online no portal do aluno: quando marcada esta opção, o pagamento online será disponibilizado no portal do aluno, para o mesmo realizar os pagamentos de suas parcelas/títulos em aberto.
Disponibiliza pagamento online na inscrição (Processo seletivo e inscrição no curso): o pagamento online somente será disponibilizado no processo seletivo e inscrição em algum curso/concurso quando este parâmetro estiver marcado. Vale ressaltar, que só poderá utilizar o pagamento online quando o plano de pagamento tiver parcela de inscrição e o parâmetro “Utilizado para inscrição/processo seletivo” habilitado. Caso não tenha essa configuração, o sistema informará que não possui configuração de pagamento online para subnivel de ensino em questão.
Tipo de baixa: deve-se informar o tipo de baixa, vale ressaltar que as parcelas serão baixadas utilizando este tipo de baixa previamente preenchido.
Parcelas disponíveis para pagamento online com datas de vencimento entre: é opcional o preenchimento destes dados, porém, quando informado, o pagamento online somente será permitido para parcelas com vencimento entre as datas informadas.
Client ID: deve-se informar este ID, sendo que é uma das chaves utilizadas para se autenticar nas API’s do serviço do GetNet. Essa informação deverá ser solicitada à GetNet pela instituição.
Client secret: este outro ID também é uma das chaves utilizadas para se autenticar nas API’s do serviço do GetNet. É de preenchimento obrigatório e a instituição deverá solicitar esta informação.
Seller ID: deve-se também informar este outro ID, sendo que este dado refere-se a identificação na plataforma digital da GetNet. Essa informação deverá ser solicitada pela instituição.
Código de integração: O sistema atribuirá, no momento da atualização, um código sequencial de acordo com os registros de métodos de pagamento online no banco de dados. Clientes que utilizam mais de uma unidade ou clientes modulares devem rever suas configurações de pagamento online existentes. Clientes que possuírem código de integração previamente cadastrado e que estejam duplicados, terão que alterar, pois o sistema não permitirá códigos duplicados, mesmo que sejam em diferentes unidades. Clique aqui para saber mais.
Formas de pagamento permitidas: deve-se informar ao menos uma forma de pagamento que será disponibilizado através do serviço GetNet, ou também é permitido informar ambas as formas.
Parcelamento máximo permitido: pode-se informar o parcelamento máximo que poderá ser selecionado no momento do pagamento. Essa quantidade deverá ser contratada junto a empresa fornecedora do serviço de pagamento online. O sistema não realizará nenhum controle referente a parcelamento, e assim que o pagamento for aprovado, a parcela será baixada integralmente.


Liberação das actions vinculadas à rotina


Para disponibilizar as telas vinculadas a rotina de Pagamento Online, é necessário seguir o passo a passo de cada tópico abaixo:


Fluxo do processo


Considerando que todas as configurações citadas acima estejam concluídas, pode-se dar início a utilização da rotina.
Para saber como os alunos/responsáveis poderão utilizar o pagamento online em seu portal, clique aqui.
Após o responsável/aluno realizar o pagamento via Pagamento online, a instituição deverá aguardar os callbacks de retorno que a própria GetNet envia para o Mentor.
É possível consultar os pagamentos realizados através do caminho Financeiro > Consultas/Relatórios > Pagamento Online:


Exemplo de uma parcela com pagamento online:


Quando o Mentor recebe os callbacks, as parcelas são baixadas automaticamente. Caso os pagamentos não estiverem sendo baixados automaticamente, é necessário o cliente entrar em contato com a GetNet para solicitar o reenvio dos callbacks.

Problemas com os pagamentos



Para usufruir 100% da aplicação do GetNet algumas configurações feitas pela Equipe da GetNet na conta da instituição são necessárias. A maioria dos clientes, que já utilizam o GetNet, e obtiveram problemas ao realizar pagamentos tiveram que revisar na GetNet os seguintes itens:

  • O link de CallBack de registro no GetNet deve ser: https://aplicacao.com/NomeDoSistemaICO/retornogetnet, clientes com problema de CallBack não conseguem receber o retorno do GetNet.
  • Clientes que liberarem a opção de pagamento por PIX, devem atentar-se se o link de Callback está configurado para a opção PIX.
  • Verificação das configurações antifurto da conta. Em algumas situações, clientes não estavam conseguindo realizar pagamentos via cartão de crédito, devido a falta de configuração de antifurto no GetNet.
  • Autenticação 3DS habilitada, sem essa autenticação liberada, o pagamento via cartão de débito não é efetuado. Não só a conta do GetNet deve utilizar a autenticação 3DS, o cartão do usuário que vai pagar deve ter essa autenticação liberada também.

Essas configurações devem ser revisadas com a GetNet. Para entrar contato use https://site.getnet.com.br/fale-conosco/, [email protected] ou (51) 4020-4009.


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