Envio de Boletos
Após a geração dos títulos bancários das parcelas, torna-se viável encaminhar os boletos por meio de e-mail, SMS ou WhatsApp, possibilitando o envio tanto aos alunos quanto aos responsáveis financeiros. Ao acessar a tela, a opção pré-selecionada é a de “Alunos”, conforme ilustrado na imagem abaixo.
Menu: Módulo Financeiro > Cobrança bancária > Envio de boleto.
Observação: Para que seja enviado os boletos e SMS, é obrigatório que o serviço de Mensageria esteja sendo executado, e que exista as configurações de mensageria para os tipos de mensagem: E-mail, SMS e WhatsApp.
Para realizar os envios dos boletos, deve-se parametrizar as seguintes opções disponíveis na tela, porém os campos são alterados de acordo com a opção definida: Alunos ou Grupo de pessoas, primeiramente será detalhado os filtros aplicados para alunos.
Período letivo: é obrigatório informar o período letivo.
Curso: pode-se filtrar de cursos específicos existentes na instituição.
Turma: é possível buscar determinadas turmas vinculados aos cursos da instituição.
Aluno: a funcionalidade ainda permite filtrar por aluno especifico para ser enviado o boleto.
Contrato Financeiro: pode-se informar somente o contrato financeiro a qual esta vinculado os títulos/boletos que serão enviados.
Responsável: pode-se filtrar por responsável financeiro específico, o qual receberá os boletos.
Conta Financeira: pode-se filtrar títulos/boletos vinculados a determinada conta financeira.
Parcela inicial e final: deve-se informar parcela inicial e final OU vencimento inicial ou final, para ser possível identificar quais boletos deverão ser enviados ao aluno e/ou responsável.
Vencimento inicial e final: pode-se informar a parcela inicial e final e também as datas nos campos de vencimento inicial e final.
Importante: Deve-se informar obrigatoriamente um dos filtros: curso, turma, aluno contrato financeiro ou responsável. E somente será enviado e-mail ao aluno se o mesmo possuir em seu cadastro o e-mail informado, e permitir o envio de e-mail e mensagens pelo celular da instituição.
Ao preencher os campos de filtros acima, deve-se definir as opções:
Envia boleto por e-mail: ao marcar esta opção será enviado para o e-mail do aluno ou responsável os boletos de acordo com os filtros informados, vale ressaltar que deve-se filtrar parcelas que possuam geração de título nos campos de Parcela inicial e final.
Envia linha digitável por SMS: ao selecionar esta opção será enviado via SMS para o aluno ou responsável a linha digitável dos boletos, se informado por exemplo parcela inicial 1 e parcela final 6 serão enviados 6 SMS, pois para cada parcela com boleto é gerado uma mensagem com a linha digitável do boleto.
Envia link do boleto por WhatsApp: envia o link do boleto ao aluno ou ao responsável. Observações: É obrigatório que o aluno ou responsável possua permissão para receber mensagens via WhatsApp (Acessível em Pessoa Física > aba Dados Complementares > “Notificação por WhatsApp”), caso contrário, a pessoa não receberá a mensagem. Além disso, as configurações da mensageria devem estar corretamente configuradas para o envio de mensagens via WhatsApp. É importante ressaltar que, nessa rotina de envio de boletos pelo WhatsApp, a instância padrão nas configurações da mensageria é a responsável por enviar a mensagem. Caso não possua uma instância padrão, uma mensagem de erro será exibida.
Envia para o Aluno: ao marcar esta opção será enviado para o aluno os boletos, linha digitável ou link de impressão do boleto.
Envia para o responsável financeiro: ao preencher esta opção será enviado para o responsável financeiro do aluno os boletos, linha digitável ou link de impressão dos boletos.
Quando optado pela opção Envia boleto por e-mail, deve-se preencher mais informações conforme imagem abaixo:
Onde deve-se preencher os seguintes campos:
Assunto: deve-se informar o assunto do e-mail, esta informação é apresentada na caixa de e-mail do aluno ou responsável financeiro.
Data de validade da mensagem: por padrão este campo virá preenchido com a data atual +1, abaixo será detalhado maiores informações sobre a validação desta informação.
Modelo de e-mail: pode-se selecionar um modelo de e-mail padrão para preenchimento do conteúdo.
Conteúdo: deve-se informar o conteúdo do e-mail que será enviado ao aluno ou responsável financeiro. É possível enviar no conteúdo do e-mail campos coringas, sendo eles:
Código da pessoa: $PESSOA_CODTEL
Nome da pessoa: $PESSOA_NOME
Data de envio: $DATA_ENVIO
Hora de envio: $HORA_ENVIO
Se marcado a opção Envia linha digitável por SMS, deve-se informar os seguintes campos:
Data de validade da mensagem: por padrão este campo virá preenchido com a data atual +1, onde o serviço de mensageria trabalha da seguinte forma com a data de validade da mensagem: Respeita esta data, e ao exceder a data definida, caso ainda não tenha sido enviado o SMS ou E-mail, será registrado em banco a seguinte observação “Data de validade expirada. Mensagem não enviada”. O serviço de mensageria somente irá buscar as mensagens onde a data de validade é maior ou igual à data atual. Ou seja, as mensagens vencidas não serão capturadas pelo serviço de mensageria, permanecendo com o status na qual estiverem desde a última tentativa.
Conteúdo: deve-se informar o conteúdo do SMS, onde obrigatoriamente deve-se utilizar a opção que possui acima do campo de conteúdo “Linha digitável”, pois assim gerará a linha digitável do boleto que será enviado ao aluno ou responsável financeiro. Existe também a opção de informar a data de vencimento do boleto para o aluno ou responsável visualizar isso no SMS que será recebido, para isto basta clicar na opção “Data de vencimento do boleto” acima do campo de conteúdo.
Observação: O tamanho máximo de uma mensagem do tipo SMS é de 160 caracteres, ao utilizar a opção linha digitável é consumido 48 caracteres, e se utilizado a linha digitável e a data de vencimento do boleto é consumido 58 caracteres.
Se marcado a opção Envia link do boleto por WhatsApp, deve-se informar os seguintes campos:
Data de validade da mensagem: por padrão este campo virá preenchido com a data atual +1, onde o serviço de mensageria trabalha da seguinte forma com a data de validade da mensagem: Respeita esta data, e ao exceder a data definida, caso ainda não tenha sido enviado o SMS ou E-mail, será registrado em banco a seguinte observação “Data de validade expirada. Mensagem não enviada”. O serviço de mensageria somente irá buscar as mensagens onde a data de validade é maior ou igual à data atual. Ou seja, as mensagens vencidas não serão capturadas pelo serviço de mensageria, permanecendo com o status na qual estiverem desde a última tentativa.
Conteúdo: deve-se inserir o conteúdo do WhatsApp, sendo obrigatório o uso da opção localizada acima do campo de formatação, denominada “Link do Boleto”. Ao selecioná-la, será adicionado um campo destinado a capturar o link do boleto, que será posteriormente encaminhado ao aluno ou ao responsável financeiro. Além disso, existe a possibilidade de aplicar formatação ao texto do campo de conteúdo, incluindo opções como negrito, itálico, tachado e monoespaçado.
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